em

Tâmara: benefícios e como consumir

Além de muito benéfica para a saúde, essa fruta é muito fácil de ser incluída na sua dieta. Veja como
tâmara
Crédito: Pixabay

Utilizada como matéria-prima para fazer vinagre, álcool, licores e geleias, a tâmara é uma fruta saborosa e rica em açúcares. Ela também é utilizada na produção de xaropes expectorantes. A tamareira Phoenix dactylifera é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semiáridas, que produz essa fruta apreciada em todo o mundo.

De acordo com as tradições culturais muçulmanas, esse alimento é utilizado para quebrar o jejum. Os muçulmanos bebem a água e comem a fruta para evitar os excessos de alimentos após o ritual religioso. Ao ingeri-la, o corpo absorve a enorme quantidade de nutrientes da fruta, e assim a sensação de fome é diminuída.

Benefícios da tâmara

tamara fruta
Créditos: Notícias ao Minuto

Seu consumo frequente traz diversos benefícios para a saúde, pois ajuda a manter uma dieta saudável e equilibrada.

1. Fortalece os ossos

Nela é possível encontrar os minerais essenciais para a formação e fortalecimento dos ossos. Portanto, consumindo de forma equilibrada, a fruta ajuda especialmente as pessoas idosas a prevenirem a osteoporose.

2. Previne e reforça tratamento para anemia

Por ser rica em ferro, a fruta contribui com a prevenção do tipo de anemia causado pela deficiência desse nutriente. Ainda assim é essencial consultar o médico antes de começar a comer a fruta com essa finalidade, pois deve-se primeiro diagnosticar se a anemia é mesmo por falta de ferro no organismo.

3. Melhora saúde digestiva e regula o funcionamento intestinal

Por causa da sua ótima concentração de fibras solúveis e insolúveis, ela é grande aliada no funcionamento do sistema gastrointestinal. Ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade, o que é ótimo para evitar comer demais. Também ajuda a ter uma boa digestão e a evacuar de forma regulada, evitando a prisão de ventre e o inchaço.

4. Fornece energia

A grande quantidade de açúcar natural nessa fruta faz dela uma excelente fonte de energia. Nesse caso o ideal é comê-las antes das atividades físicas para que o corpo possa gastar essa energia gerada, impendido que ela fique acumulada e se transforme em gordura.

5. Efeitos anti-inflamatórios

O magnésio é um mineral que possui ação anti-inflamatória no organismo. Como a fruta é rica nesse mineral, logo seus efeitos no combate e prevenção de processos inflamatórios entra em ação. Esse efeito será mais eficiente quando a fruta faz parte de uma rotina de alimentação saudável.

6. Atua no controle da rinite e fortalece o sistema imune

O que faz a fruta ser benéfica para quem sofre com rinite alérgica é o enxofre orgânico. No caso de problemas alérgicos sazonais, esse composto contribui para a redução do impacto de uma crise. Com isso, e por conta de tantos outros nutrientes, a tâmara também é uma ótima fruta para fortalecer o sistema imunológico.

Propriedades nutricionais

Essa fruta é rica em fibras e minerais como magnésio, cálcio, manganês, fósforo, enxofre, ferro, potássio e cobre. Também contém vitaminas como a riboflavina, a tiamina, niacina, ácido fólico, vitaminas K e A.

Seu valor energético é de 178 calorias a cada 100 gramas. Quando seca, o valor calórico da tâmara é bem maior, chegando a mais de 310 calorias para cada 100 gramas de fruta. Sendo assim, é necessário comer com moderação, pois ela pode ser uma vilã na dieta.

Consumindo na quantidade recomendada pelo nutricionista para substituir o açúcar industrializado, essa fruta será uma ótima aliada da sua saúde. Confira as propriedades nutricionais de 1 unidade de tâmara, com cerca de 9 gramas:

  • Valor energético: 23 calorias;
  • Açúcar: 5,2 gramas;
  • Proteína: 0,2 grama;
  • Potássio: 54 miligramas;
  • Fibra: 0,7 grama.

Contraindicações e cuidados a ter

Como você viu, a tâmara é uma fruta rica em açúcar, tanto que é usada como substituta do açúcar industrializado em muitas receitas saudáveis. É justamente por isso que ela deve ser consumida com cuidado, em especial por pessoas pré-diabéticas ou diabéticas.

Mesmo contendo tantos nutrientes benéficos para a saúde, no caso de proteção contra doenças, como a rinite, a fruta não serve como tratamento. Deve-se consultar o médico para tratar o problema e usar a fruta apenas como mais uma opção saudável para incluir na alimentação.

Receitas com tâmaras

Agora que já conhece as propriedades, benefícios e cuidados a ter, é hora de ver receitas deliciosas com tâmaras para começar a incluir essa fruta no cardápio.

1. Bolo de cenoura com tâmaras

tamara bolo
Créditos: VIX

Essa receita de bolo resulta em uma massa macia e fofa. A cenoura dá um toque adocicado e deixa a receita ainda mais nutritiva. E para completar, os pedacinhos de tâmaras fazem com que cada mordida fique ainda mais saborosa.

Ingredientes

Cenoura grande crua: 1 unidade;
Óleo de milho: 1 xícara (chá);
Mel: 1 colher (sopa);
Açúcar mascavo: ½ xícara (chá);
Noz-moscada ralada: ½ xícara (chá);
Ovos: 5 unidades;
Farinha de trigo integral: 1 xícara (chá);
Farelo de trigo: ½ xícara (chá);
Fermento em pó: 1 colher (sopa);
Tâmaras picadas: ½ xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes secos (frutas, farinha, farelo e o fermento) em uma tigela;
  2. Bata a cenoura, os ovos, o óleo, o mel, o açúcar e a noz-moscada no liquidificador;
  3. Misture os líquidos com os secos e mexa bem;
  4. Despeje em uma forma untada com óleo e farinha;
  5. Asse no forno preaquecido 180ºC por 40 minutos.

2. Brownie saudável

receita brownie de tâmara
Crédito: 24 Kitchen

O brownie é um bolinho de chocolate cremoso e irresistível. Se você adora, mas procura por uma versão mais saudável, vai gostar dessa receita que nem vai ao forno.

Ingredientes

Noz: 2 xícaras (chá) inteira;
Cacau em pó: 1 xícara (chá);
Tâmara seca: 2 ½ xícaras (chá);
Mel: 1 colher (sopa);
Amêndoa: 1 xícara (chá) torrada e picada.

Modo de preparo

  1. Triture as nozes no triturador ou liquidificador até que fiquem como farinha. Não vai ficar tão seco, pois elas possuem gordura natural, mas é assim mesmo;
  2. Logo em seguida misture o cacau e triture mais um pouco. Coloque a mistura em uma tigela;
  3. Coloque no processador as tâmaras sem caroço e o mel. Triture e em seguida coloque junto na tigela com as nozes misturadas no cacau. Vá amassando com as mãos para virar uma massa úmida;
  4. Misture por fim as amêndoas torradas e picadas;
  5. Forre uma forma com papel manteiga e coloque a massa do brownie, apertando para ficar lisa. Peneire cacau em pó para decorar e leve para a geladeira por algumas horas. Depois é só cortar em pedaços e servir.

3. Bolacha de aveia

receita bolacha aveia tâmara
Crédito: Manias de uma Dietista

Essa é outra receita saudável, muito gostosa e bem fácil de fazer para comer no café da manhã ou nos lanches. É ótima opção para servir às crianças quando elas pedem biscoitos.

Ingredientes

Flocos de aveia: 80 gramas + 4 colheres (sopa);
Leite ou bebida vegetal: 80 mililitros;
Tâmara: 12 unidades;
Fermento: 1 colher (café);
Manteiga: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Comece ligando o forno em 180ºC para aquecer;
  2. Coloque as tâmaras em uma tigela e cubra com água;
  3. Enquanto isso, Triture os 80 gramas de flocos de aveia e reserve em um potinho;
  4. Coloque no processador as tâmaras sem caroços depois de terem hidratado alguns minutos. Coloque junto o leite ou a bebida vegetal e triture;
  5. Quando formar uma pasta, tire do triturador e misture a aveia triturada, a manteiga e o fermento;
  6. Depois coloque a aveia ainda em flocos e, se precisar, coloque mais leite para dar um ponto bom para enrolar;
  7. Faça bolinhas com a massa e vá colocando em uma forma formada com papel manteiga. Achate levemente com a mão ou um garfo. Leve ao forno por cerca de 10 minutos e pronto.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
sorvete americano
5 Receitas de sorvete americano imperdíveis
massa de pizza
Receitas de massa de pizza para todos os gostos