grama de trigo
Crédito: Pixabay

Grama de trigo: benefícios, como consumir e como plantar em casa

Coloque mais saúde no cardápio de toda a família consumindo alimentos frescos e ricos em nutrientes

Publicidade

Muitos alimentos poderosos para a saúde são deixados de lado porque não parecem, à primeira vista, serem próprios para consumo. A grama de trigo é um deles, já que nem todo mundo enxerga as gramas como alimento. Ela não apenas é comestível, como é considerada um superalimento devido ao seu alto valor nutricional. Veja quantos benefícios oferece à saúde, como consumir e como fazer seu cultivo caseiro.

Veja também: o que são as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais

Benefícios para a saúde

A clorofila é um dos principais compostos que fazem a grama de trigo ser uma opção interessante para incluir no cardápio. A clorofila oferece um alto poder antioxidante que ajuda as células de todo o organismo a se regenerarem do ataque dos radicais livres, promovendo seu rejuvenescimento constante. Além desse, há mais benefícios:

  • Ajuda a desintoxicar o organismo por ser uma planta que alcaliniza o sangue;
  • Contribui no controle dos níveis de colesterol e glicose;
  • Acelera os processos de cicatrização internos e externos;
  • Contribui na regulação da fome;
  • Melhora o funcionamento do sistema gastrointestinal;
  • É aliada em dietas de emagrecimento;
  • Ajuda a reequilibrar os níveis de hormônios;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir doenças de pele e dentárias.

Como consumir?

como consumir grama de trigo
Crédito: Freepik

Você pode plantar em casa, como vai ver no tópico a seguir, como também pode comprá-la em lojas de produtos naturais, feiras e supermercados.

Publicidade

Graminha fresca

Você pode comprar ou cultivar a graminha fresca, ainda ligada às sementes, cortando-as e fazendo bebidas saudáveis, como sucos e vitaminas. Ela tem um sabor intenso, então a dica é bater no liquidificador junto com outras frutas e ervas, como abacaxi, gengibre, hortelã e água de coco, por exemplo.

Pó ou cápsulas

Também é possível encontrar no formato de cápsulas ou em pó para serem consumidas em jejum ou antes de ir dormir. Nesse caso, o alimento estará bem mais concentrado, então o uso seguro deve ser feito com orientação do seu médico ou nutricionista.

Como plantar em casa

A forma de cultivo caseiro da grama de trigo é semelhante ao processo de cultivo de outros brotos. Aliás, é justamente por ser consumida em seu momento inicial de crescimento que ela tem tantos nutrientes para oferecer. O mesmo vale para outros brotos, como de feijão e alfafa.

1. Compre as sementes de trigo

Comece o processo comprando um saquinho de sementes de trigo em lojas de produtos naturais, feiras ou lojas de jardinagem. Escolha um local de sua confiança para garantir a boa procedência das sementes e observe a data de validade que é bem curta.

Publicidade

2. Molho das sementes

Coloque uma quantidade, tipo 1 xícara, das sementes imersas dentro de um recipiente com água e deixe de molho por 24 horas.

3. Descanso

Depois do molho, use uma peneira para escorrer a água das sementes e deixe-as na peneira, bem espalhadinhas, para secarem por mais 12 horas em um local arejado, mas livre de insetos. Se for o caso, coloque um pano de prato limpo, daqueles bem finos, para proteger por cima.

As sementes não precisam ficar totalmente secas, você pode ir molhando um pouco durante essas 12 horas para estimular a geminação. Ao fim do tempo já deverá ser possível ver que as sementes começaram a abrir para nascer o broto.

Publicidade

4. Prepare o pote com a terra

Prepare um potinho, pode ser desses de 2 litros de sorvete, para fazer o plantio. Faça furinhos no fundo no pote para não acumular água.

Coloque terra dentro do pote, deixando uns três dedos da borda. Essa terra precisar estar adubada com humus de minhoca que é o mais natural para estimular o bom crescimento dos brotos. Misture bem para afofar a terra.

5. Faça o plantio

Quando a terra estiver pronta, vá colocando as sementes sobre ela. As sementes podem cobrir toda a terra, não precisam de um espaçamento específico entre elas. Apenas tenha o cuidado de não preencher por completo para não ficar demais e prejudicar os brotos.

Publicidade

Deixe as sementes à mostra, não precisa enterrar. Faça duas regas por dia, mantendo-as na sombra, mas iluminadas. Essa rega deve ser feita com borrifador para umedecer todas as sementes.

Depois de uma semana sua grama de trigo já vai estar bem formada, com alguns centímetros de altura e bem verdinha. Então é só usar uma faca de cozinha para cortar os brotos perto da base e consumir. Prefira cortar apenas o que for utilizar na hora para evitar a perda de nutrientes.

PODE GOSTAR TAMBÉM