em

Suco de cupuaçu: benefícios e como fazer em casa

Um suco energizante para começar o dia com disposição. Veja a receita e mais benefícios
benefícios suco de cupuaçu
Crédito: Wikimedia Commons

Você já deve ter ouvido falar no cupuaçu, uma fruta nativa da Amazônia, mas conhece os benefícios dela e como fazer um delicioso suco de cupuaçu para incluir na rotina alimentar? Veja tudo isso a seguir e comece a procurar o cupuaçu na feira mais perto da sua casa.

Benefícios do suco de cupuaçu

Os benefícios que você verá a seguir consideram o suco puro, apenas com essa fruta. Então, conforme adicionar outras frutas e especiarias frescas na sua receita, a tendência é que ela tenha ainda mais valor nutricional.

1. Ajuda a reduzir o mau colesterol

Um dos benefícios é fornecer ácidos graxos ao organismo, o que é ótimo para reduzir gradualmente o colesterol LDL que vai se acumulando na parede das artérias com o tempo. Ter um colesterol regulado é essencial para manter a boa circulação do sangue e prevenir as perigosas doenças cardiovasculares.

2. Fruta rica em antioxidantes

Quando ingere frutas frescas, os antioxidantes estão sempre presentes. Sua função é proteger as células do corpo contra a oxidação, que é um processo de envelhecimento e enfraquecimento. Logo, o consumo do cupuaçu ajuda a manter as células saudáveis, previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

3. Fibras que melhoram o funcionamento do intestino

Junto com a água, as fibras são essenciais para que o intestino funcione de forma regulada. Então, inteiro ou na forma de suco, ele contribui com a eficiência desse processo. Deve ser aliado a uma dieta saudável, rica em alimentos naturais.

4. Ativa o metabolismo

Por conta dos seus carboidratos, esse suco é uma excelente fonte de energia para o corpo. Ele também acelera o metabolismo, então é recomendado para tomar antes do treino e contribuir com a queima de calorias.

5. Poderosa fonte de nutrientes

São muitas vitaminas e minerais presentes nessa fruta, então vale a pena tê-la no cardápio. O cupuaçu contém vitamina A, do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Além de todos os macronutrientes essenciais no dia a dia, que são as proteínas, lipídios e carboidratos.

Suco de cupuaçu engorda?

Se você tomar o suco puro, feito em casa, sem adição de açúcar ou adoçante e dentro de uma rotina saudável, ele não engorda. Pelo contrário, por ser rico em fibras, prolonga a sensação de saciedade, ajudando a comer somente nas horas certas.

Como já viu, também pelas fibras, ajuda o intestino a funcionar de forma regulada, o que é importante para conseguir emagrecer. E além disso, quando ingere seus carboidratos e os gasta nos exercícios físicos, vai acabar tendo o suco como um aliado ao emagrecimento saudável.

Receita fácil e deliciosa

como fazer suco de cupuaçu
Crédito: Imagem de Reprodução

A forma menos calórica de tomar suco de cupuaçu é usar apenas água ao invés de leite e não exagerar no açúcar. Veja uma sugestão:

Ingredientes

Água: 500 mililitros;
Polpa de cupuaçu integral: 200 gramas;
Açúcar demerara: 3 colheres (chá);
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. A receita é muito simples. Coloque no liquidificador a água e a polpa da fruta. Bata até ficar homogêneo e cremoso;
  2. Depois misture o açúcar e gelo, bata rapidamente para dar uma leve misturada e já está pronto para beber.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
6 Receitas de creme de cupuaçu
bolo de fubá
As 25 melhores receitas de bolo de fubá