em

Cupuaçu: benefícios e receitas

Com ótimas propriedades nutricionais e um aroma e sabor inigualáveis, vale a pena incluir essa fruta no seu cardápio
cupuaçu
Crédito: Wikimedia Commons

O cupuaçu é uma fruta amazônica, que nasce do cupuaçuzeiro, árvore parente do cacaueiro. É nas regiões mais quentes, nos estados do norte, que ele é mais comum, pois a planta é bem adaptada ao clima local. Seu nome científico é Theobroma grandiflorum, possui formato oval, chega a ter 25 centímetros, casca marrom e mais benefícios à saúde do que o açaí. Veja quais são esses benefícios e duas deliciosas receitas para experimentar.

Benefícios do cupuaçu

benefícios cupuaçu para saúde
Crédito: A Crítica

A fruta brasileira é consumida também em outros países, em diferentes formatos, como em pó e comprimido. Sendo assim, é utilizado como suplemento e não apenas como fruta ingrediente de receitas tradicionais do Brasil. Veja por que ele é tão cobiçado.

1. Contribui com o bom funcionamento do metabolismo

A função metabólica da fruta está em seus micronutrientes, que aumentam os níveis de energia do organismo. Assim, contribuem com a perda de gordura, além de evitar que ela fique armazenada. Claro, esse efeito é mais eficiente quando leva uma vida regrada com uma dieta saudável.

2. Melhora o funcionamento gastrointestinal

Por ser uma fruta rica em minerais, vitaminas essenciais e fibras, estimula o bom funcionamento de todos os órgãos que compõem o sistema gastrointestinal. Nas regiões do norte, a medicina popular recomenda mastigar as sementes da fruta para aliviar dores de estômago e do parto.

3. Prolonga a sensação de saciedade

É rico em fibras. Então, além de atuar no bom funcionamento intestinal, também ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Esse efeito é especialmente procurado por quem precisa vencer a gula e emagrecer.

4. Possui um poderoso antioxidante

O antioxidante presente nela chama-se Theograndins. Ele age como outros antioxidantes, protegendo as células do corpo contra a oxidação dos radicais livres. Sendo assim, células mais saudáveis ficam menos propensas a doenças degenerativas, ao câncer e ao envelhecimento precoce.

5. Contribui com a redução do colesterol

A fruta também é detentora de ácidos graxos que atuam na redução do mau colesterol que fica obstruindo as artérias. Assim, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e derrame.

Propriedades nutricionais

Para oferecer tantos benefícios à saúde, essa fruta precisa ter riqueza nutricional. O cupuaçu oferece ao organismo vitamina A, do complexo B, vitamina C, fibras, polifenóis, selênio, fósforo e cálcio.

Em 100 gramas da polpa congelada da fruta consomem-se:

  • Carboidratos: 11,4 gramas;
  • Proteínas: 0,8 grama;
  • Fósforo: 14,2 microgramas;
  • Magnésio: 13,9 microgramas;
  • Potássio: 291,1 microgramas.

Como consumir

Da fruta podem-se aproveitar a polpa e as sementes. Algumas finalidades são caseiras e outras industriais.

1. Produtos cosméticos

É muito utilizado na indústria cosmética para a composição de óleos, cremes, xampus e sabonetes. Ele oferece seus efeitos antioxidantes nos locais onde é aplicado, melhorando a saúde da pele e do couro cabeludo. Também é usado por ter um perfume muito apreciado.

2. Suplemento

Como você viu no início, ele também é transformado em comprimidos ou pó para servir como suplemento alimentar, contribuindo com a aceleração do metabolismo. Nesse caso, o ideal é que faça uso com acompanhamento do nutricionista.

3. Receitas diversas

E claro, a forma mais comum de consumo da fruta é usando sua polpa para o preparo de sobremesas e bebidas, como sucos, vinhos e licores. Veja a seguir duas receitas de sobremesas deliciosas.

Receitas de sobremesas

Agora que já conhece os benefícios dessa fruta nativa das terras brasileiras, escolha na feira e leve para casa. Veja como fazer um creme e uma mousse.

1. Creme com banana-da-terra

receita de creme de cupuaçu
Crédito: Paladar Estadão

Esse é um creme com sabor de interior para servir como sobremesa. É bem rápido e prático de preparar, confira:

Ingredientes

Polpa de cupuaçu: ½ xícara (chá);
Banana-da-terra madura e cozida: 1 xícara (chá);
Creme de coco ou aveia: ¼ de xícara (chá);
Açúcar mascavo ou demerara: ¼ de xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Depois de cozinhar a banana para que fique tenra, só precisa colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que vire um creme homogêneo;
  2. Depois pode deixar um pouco na geladeira para ficar mais geladinho e consistente. Na hora de servir, a dica é salpicar por cima amêndoas de cupuaçu ou outros tipos de oleaginosas.

2. Mousse de cupuaçu

receita de mousse de cupuaçu
Crédito: Paladar Estadão

A mousse também é uma receita deliciosa, um pouco mais consistente do que o creme. Ideal para sobremesa ou lanche da tarde.

Ingredientes

Barra de chocolate de cupuaçu (encontra em lojas de produtos naturais): 620 gramas;
Gema: 8 unidades;
Clara: 10 unidades;
Manteiga sem sal: 60 gramas;
Leite vegetal (castanhas, amêndoas ou coco): 185 mililitros;
Açúcar orgânico: 150 gramas;
Sal: 1 pitada.

Modo de preparo

  1. Derreta o chocolate de cupuaçu em banho-maria junto com a manteiga;
  2. Depois de totalmente derretido, retire do fogo e misture as gemas e o leite, já previamente misturados. Mexa até ficar homogêneo. Reserve;
  3. Bata as claras em neve com o açúcar até ficarem bem fofas. Depois adicione delicadamente à mistura de chocolate, fazendo movimentos de baixo para cima com a espátula;
  4. Quando estiver bem incorporado, coloque no recipiente de servir, cubra com plástico filme e deixe passar a noite na geladeira. No dia seguinte vai estar pronto para servir.

Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
shampoo tonalizante
Como usar shampoo tonalizante
cortar franja
Como cortar a franja sozinha