Sua imunidade pode ajudar a combater todos os tipos de câncer
Crédito: Freepik

Sua imunidade pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Descubra uma das maiores novidades da ciência atual e saiba como aproveitar essa descoberta

Publicidade

O câncer é um dos maiores problemas do século, sendo um objeto de estudo para diversos cientistas, na constante busca por uma descoberta de uma cura. Diante disso, um estudo da Universidade de Cardiff promoveu enormes progressos, ao associar a imunidade como um fator para combater o câncer.

Veja também: como fortalecer o sistema imunológico

Imunidade no combate ao câncer

A descoberta está em um artigo científico chamado Nature Immunology. Esse estudo afirma ter encontrado um fator de combate ao câncer e é bastante promissor, embora ainda não tenha sido testado em pacientes.

Assim, essa pesquisa conclui que além de atuar para a defesa do organismo contra agentes patológicos, o sistema imunológico também atua no ataque a células cancerosas. Porém, como isso ocorre?

A descoberta foi centrada em um linfócito T encontrado com um novo tipo de receptor que atua no ataque a células cancerosas. O mais surpreendente é que, além de promover esse combate, esse componente preservou as células saudáveis do organismo.

Publicidade

Mas você deve estar se perguntando o que é um linfócito T? Também conhecido como células T, são células do sistema imunológico e atuam diretamente na defesa do corpo contra todos os tipos de doenças. Ou seja, são eles que atuam contra vírus, bactérias e quaisquer outros agentes que ameacem a integridade do organismo.

Da mesma forma, elas agem nas células cancerígenas. As conclusões desse estudo poderão ser direcionadas ao fato de as células T combaterem diversas células cancerosas, sem prejudicar as células saudáveis. Assim, elas podem combater o câncer pulmonar, na pele, na mama, na próstata, nos ossos e muito mais.

Como acontece?

Ainda se pesquisa como isso ocorre, mas pelo que já se sabe, trata-se de uma interação entre esse linfócito e a molécula MR1. Essa molécula se encontra na superfície de quaisquer células do organismo, sendo facilmente acessada e não um caso específico. A célula é a responsável pela localização dos erros metabólicos presentes nas células do câncer.

Embora não tenha sido testada em pessoas, ela já foi manipulada em animais, o que torna a pesquisa ainda mais consolidada. Mesmo assim, esse estudo ainda se encontra em um estágio inicial, sendo cedo para se desenvolver quaisquer resoluções concretas.

Publicidade

Se for testada em humanos, em fases posteriores desse estudo, essa pesquisa promete revolucionar o tratamento de câncer em escala global! Assim, será desvendado um dos maiores mistérios na história da ciência: a cura do câncer.

Outro ponto é que por esse estudo ser aplicado nas mais diversas células cancerosas, ele se torna altamente eficaz para os mais diversos tipos de câncer. Assim, ele será uma opção concreta desde câncer de pulmão até para o de próstata ou de mama.

Agora, resta apenas observar quais serão os rumos futuros dessa pesquisa e qual será a acessibilidade para esse possível tratamento. Afinal, nem sempre se manipula uma solução de modo acessível para a maioria, mas pode-se dizer que essa é uma fagulha de esperança na luta contra o câncer!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM