em

Sorvete faz mal à saúde: mito ou realidade?

Esse alimento delicioso começou na China e logo se popularizou na Itália. Não há quem não goste!
sorvete faz mal
Crédito: Max Pixel

Quem não gosta de um sorvete? A sobremesa é ideal para se refrescar em dias quentes e ainda podem ter uma infinidade de sabores. Ainda dá para adicionar o que quiser a eles e é super fácil de encontrar. Uma comida tão gostosa tinha que gerar uma dúvida: será que o sorvete faz mal à saúde?

Essa deliciosa sobremesa chegou ao Brasil no século 19, mas tem uma origem muito mais antiga. Há mais de três mil anos começa a história do sorvete, na China, onde se misturavam neve, frutas e mel. Apesar disso, foi na Itália, durante o século 13, que a receita foi incrementada e ganhou apreciadores. A partir daí, foi amplamente difundido na Europa.

Sorvete faz mal: sim ou não?

sorvete faz mal ou nao
Crédito: The Denizen

As variedades encontradas no mercado são diversas e são sempre bem vindas quando está calor ou quando a vontade de comer algo doce ataca. Sempre fica a dúvida se o sorvete é saudável ou não. Para responder essa questão, veja quais são seus benefícios e contraindicações.

Benefícios

Examinando seu valor nutricional, ele apresenta proteína, açúcar e gordura (vegetal ou animal). Ele também é fonte de fósforo, cálcio e vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K.

Os sorvetes que são preparados com leite possuem uma alta dose de cálcio. Duas bolas deles equivalem a um copo de leite. Sendo assim, pode ser classificado como um alimento nutritivo.

Contraindicações

Assim como todos os alimentos, o sorvete não pode ser consumido em excesso. A gordura trans e o açúcar presentes nos industrializados podem resultar no aumento de colesterol ruim, ganho de peso e doenças cardiovasculares. O exagero também pode acabar interferindo no sistema nervoso.

Os gelados que contêm corantes devem ter cuidado especial. Os corantes podem causar alergias, problemas de pele e respiratórios e irritação no estômago.

Sorvete faz mal para garganta inflamada?

sorvete faz mal contraindicacoes
Crédito: BillionairesClub

Em dores de garganta de origem infecciosa, as que são causadas por vírus ou bactérias, tomar o sorvete faz mal. Isso porque o sorvete paralisa os cílios da mucosa, que são uma proteção da garganta. A paralisia destes cílios pode piorar a infecção, pois a garganta fica sem proteção.

O sorvete pode até aliviar momentaneamente a dor local, mas em efeito a longo prazo piora a situação.

Se está com dor, veja esses 7 alimentos indicados para dor de garganta.

Receita de sorvete saudável

É difícil achar quem não goste de chocolate e ele com certeza está entre os mais amados. Se você quer uma opção saudável e que não vai acabar com a sua dieta, essa receita que utiliza apenas 4 ingredientes é para você.

Ingredientes

Pasta de amendoim sem açúcar: 2 colheres (sopa);
Banana: 2 unidades;
Cacau em pó: 1 colher (sopa);
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte as bananas, sem a casca, e as leve ao freezer por três horas;
  2. No liquidificador, bata as bananas congeladas até formarem um creme grosso;
  3. Junte ao creme, o mel, o cacau e a pasta de amendoim;
  4. Sirva logo em seguir.

Quer outra opção low carb? Assista ao vídeo!

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fechar a porta do quarto para dormir
Fechar a porta do quarto para dormir pode garantir sua segurança
amor-próprio
Amor-próprio: aprenda como aumentar a autoestima