em

7 Alimentos indicados à dor de garganta

Veja quais alimentos ajudam a tratar a dor de garganta e a prevenir os sintomas, e também os que atrapalham.
alimentos indicados a dor de garganta
Crédito: Freepik

A dor de garganta é um problema que afeta todo mundo alguma vez na vida. Suas causas são variadas, desde a mudança de clima, uma gripe, rouquidão e problemas respiratórios, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Além de ir ao médico e de encontrar alívio em remédios caseiros para essa dor, também tem alimentos indicados à dor de garganta.

Veja quais são os recomendados para melhorar e os que deve evitar para não piorar.

Quais são os alimentos para melhorar a dor de garganta?

lista dos melhores alimentos indicados a dor de garganta
Crédito: Freepik

Os alimentos que ajudam tanto a melhorar a dor de garganta quanto a aliviar os sintomas são aqueles que não agridem essa região ao passar por ela e que ao mesmo tempo fortalecem o sistema imunológico. Veja alguns exemplos:

1. Sopa de vegetais ou carne

A sopa é uma boa pedida para quem está com dor de garganta, assim como caldos e cremes, mas cuidando para não estar muito quente nem conter ingredientes que possam arranhar a garganta. Então, evite folhas tipo louro ou frango com osso. Coloque muitos vegetais para absorver seus nutrientes e fortalecer o corpo.

2. Vitaminas

As vitaminas podem ser feitas com leite e frutas, mas evite colocar gelo. Somente o leite gelado, caso prefira. Evite também misturar aveia ou castanha, pois podem ficar pedacinhos duros, machucando a garganta. Frutas como abacaxi também podem machucar porque têm partes que espetam.

3. Purês

Os purês são uma ótima pedida para quem está com dor de garganta. Aliás, melhor do que a sopa, o purê ainda passa pela garganta ajudando a aliviar a coceira e a tosse por causa da sua consistência.

Lembre-se de comer morno para não queimar essa região que vai estar mais sensível e procure fazê-lo com vegetais mais lisos, sem muitas fibras inteiras, pois podem ficar pedacinhos pontudos que vão machucar.

4. Frutas maduras e doces

As frutas maduras são mais macias, então vai ser mais fácil de engolir. Escolher frutas doces é no sentido de evitar as ácidas, pois o ácido pode machucar a garganta caso haja alguma ferida. Pode misturar a fruta com mel, mas cuidado com a canela, pois, se engolir muito pó, você irá tossir.

5. Iogurte e gelatina

Esses dois alimentos são bem molinhos, geladinhos e são bons para o organismo, especialmente nas versões de iogurte natural e gelatina sem açúcar. Coma-os puros, de preferência.

6. Ovos

Os ovos também são ótimos para fortalecer o organismo e fáceis de comer. As versões que descem melhor pela garganta são cozido ou pochê, mas você pode tentar o mexido e o frito, cuidando com as crostinhas crocantes que formam em volta, pois podem arranhar a garganta.

7. Mingau

Por fim, o mingau é tão boa opção entre os alimentos indicados à dor de garganta quanto o purê, por causa da sua consistência. Além do mais, a aveia vai estar bem mole e você pode misturar com banana. Assim obtém os benefícios nutricionais da aveia, do leite e da fruta. Cuidado com a temperatura para não queimar. Coma quando estiver morno.

Quais alimentos evitar?

alimentos evitar para dor de garganta
Crédito: Freepik

Ao contrário das opções de alimentos indicados à dor de garganta, os que deve evitar são todos aqueles mais duros, que arrastem nas paredes da garganta, aumentando a dor, o atrito e a vontade de tossir. São eles:

  • Torradas;
  • Cereais matinais;
  • Oleaginosas secas;
  • Bolachas.

Além disso, o gelado e o ácido também devem ser evitados, como sorvete, sobremesas geladas e sucos de frutas ácidas, pois se houver alguma inflamação mais séria, o contato com esses reagentes vai aumentar a dor e a vontade de tossir.

Não quer dizer que não deva comer nenhuma fruta ácida, mas nesse caso misture com leite fazendo vitaminas. Mesmo que o sorvete por ser gelado alivie a sensação de dor momentaneamente, vai prejudicar a cura caso a dor seja infeciosa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
beber água para melhorar o sistema digestivo
A importância de beber água para melhorar o sistema digestivo
remédios caseiros para assadura
3 Melhores remédios caseiros para assadura