em

Como fazer sopa de lentilha: 10 receitas de dar água na boca

Com tantas sugestões de sabores, vai ser até difícil escolher uma só para experimentar

sopa de lentilha
Crédito: Pixabay

Tem gente que só se lembra da lentilha nas festas de fim de ano, pois segundo a tradição, essa leguminosa traz sorte para o novo ano que está por vir. Mas a verdade é que comer lentilha faz muito bem à saúde. Por isso, vale a pena conhecer deliciosas receitas de sopa de lentilha para incluir no cardápio da semana.

Veja também: receitas de arroz com lentilha

Aqui você encontra:

10 Receitas de sopa de lentilha

A sopa feita com lentilha fica bem grossinha quando deixa cozinhar por mais tempo. Pode fazer desde uma versão bem simples para valorizar o sabor da leguminosa, como também opções com bacon, carne e legumes. É uma ótima opção para servir como entrada ou prato principal.

1. Sopa completa

receita de sopa de lentilha completa
Crédito: Tudo Gostoso

Essa opção é quase uma feijoada, mas que usa a lentilha no lugar do feijão. Como leva muitos ingredientes é um ótimo prato principal para o almoço. Essa sopa é feita com lentilhas, batatas, cenoura, linguiça calabresa, pimenta, sal, manjericão, cheiro-verde, cebola, alho e azeite.

Vá para a receita: sopa completa

2. Vermelha

receita de sopa de lentilha vermelha
Crédito: Pingo Doce

Não existe só um tipo de lentilha, embora aquela verdinha seja a mais comum. Essa receita é para fazer com a lentilha vermelha e fica bem saudável e temperada. Leva também cebola, alho, abóbora, aipo, louro, sal, azeite, mix de legumes, cominhos e, para decorar, sementes de abóbora assadas.

Para experimentar: sopa vermelha

3. Batata-doce, lentilha e espinafre

sopa de lentilha e espinafre
Crédito: My Common Table

Quer uma sopa reforçada para oferecer às crianças quando chegarem da escola? Então pode investir nessa opção que é de alto valor nutricional. Leva lentilhas vermelhas, batata-doce, espinafres, alho, cebola, azeite, cúrcuma, cominho, tomate, leite de coco, caldo de legumes, sal e pimenta.

Faça em casa: sopa reforçada

4. Carne e lentilha

sopa de lentilha e carne
Crédito: Guia da Cozinha

Com carne bovina essa sopa também fica deliciosa, pois os sabores dos ingredientes combinam muito bem, assim como a textura. A dica é usar carne de músculo, mas pode escolher sua preferida. Para deixar a cozinha perfumada e abrir o apetite de todos, também vai precisar de bacon e louro.

Como fazer: sopa com carne

5. Sopa camponesa

sopa de lentilha tipo camponesa
Crédito: Receitas e Menus

Essa sopa camponesa é para servir depois de um longo dia de trabalho ou estudo quando precisa recarregar as energias e sentir a fome saciada de verdade. Leva lentilhas secas, cebola, alho, bacon, batatas, alho-poró, caldo de legumes, cenoura, azeite e sal.

Aprenda a fazer: receita camponesa

6. Couve-flor com lentilha

sopa de lentilha e couve
Crédito: Pingo Doce

Se você quer dar mais sabor à couve-flor, que é tão subestimada por não ser colorida nem ter um gosto tão acentuado, inclua o vegetal nessa sopa. Use também um mix de outros vegetais, daqueles que já vem prontos para colocar na panela e não passar trabalho.

Cozinhe: sopa de couve-flor

7. Lentilha ao molho de páprica com ovos

sopa de lentilha e ovos
Crédito: Mel e Pimenta

Essa receita pode ser chamada de sopa porque leva um molho, mas é uma opção um pouco mais pesada e forte, já que é bem grossa e com toque picante, então é ideal para servir como prato principal do almoço. Leva lentilhas laranjas, cebola, alho, tomate, azeite, molho de tomate, páprica picante, louro, sal, pimenta e ovos.

Teste: receita de lentilha

8. Frango com lentilha

sopa de lentilha e frango
Crédito: Pitadinha

Se preferir usar a carne de frango em vez da carne bovina, a sopa vai ficar deliciosa do mesmo jeito. Nessa sugestão vai sobrecoxa, além das lentilhas, suco de limão, sal, pimenta, tempero pronto e uma mistura dos vegetais que mais gostar, como cenoura, batata, chuchu e brócolis, por exemplo.

Conheça a receita: sopa de frango

9. Sopa vegana

receita de sopa de lentilha vegan
Crédito: Veganana

Para os veganos e vegetarianos também tem uma sugestão muito apetitosa. Não perde em nada para as versões com carne, pois o tempero é delicioso. Vai precisar de lentilhas, cebola, tomate, cenoura, extrato de tomate, páprica defumada, salsinha, óleo, sal e pimenta.

Aprenda a fazer: opção vegana

10. Sopa de feijão

sopa de lentilha e feijão
Crédito: Tele Culinária

O feijão e a lentilha são da mesma família, mas não precisa escolher entre um e outro, pode usar os dois na mesma receita. Basta temperar com cebola, alho-poró, azeite, orégano, sal e pimenta para ter uma deliciosa sopa para o almoço.

Como fazer: sopa de feijão com lentilha

creme de cebola

7 Receitas de creme de cebola criativas

pudim de micro-ondas

8 Receitas de pudim de micro-ondas que são deliciosas e práticas