Isolamento social idoso solidão
Crédito: Freepik
em

Isolamento social: saúde dos idosos pode ser afetada pela solidão

Sabia que a solidão prejudica a saúde dos mais velhos? Idosos solitários são menos resistentes a doenças, porque o isolamento enfraquece o sistemas imunológico e endócrino

O isolamento social pode ser extremamente prejudicial para a pessoa idosa. Isso porque a solidão recorrente abre espaço para diversas doenças.

De maneira geral, as pessoas têm a necessidade de companhia e de se sentirem amadas e apoiadas. Também são importantes o cuidado e a atenção. O ser humano é um ser social e, por mais que goste de estar sozinho às vezes, tem necessidade de pertencer a um grupo.

Porém, muitas pessoas mais velhas são ignorados pelos seus familiares, deixadas praticamente ao abandono. A solidão deixa os idosos mais fragilizados, atingindo não só seu coração, mas também o próprio corpo. Esse estado de espírito mais negativos pode levar ao desenvolvimento de doenças ou até mesmo à morte.

Como o isolamento social afeta os idosos

Está parecendo muito trágico? Mas é verdade e não apenas uma teoria. A explicação é científica e bastante racional. A infelicidade e o aumento de estresse decorrentes da solidão estão ligados à hipertensão e ao desencadeamento de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Ela pode manifestar-se quer no campo físico, quer no campo psicológico. Essa solidão tem sintomas semelhantes ao estresse crônico, que afeta o funcionamento dos sistemas endócrino e imunológico, deixando o organismo mais debilitado. Um organismo mais frágil está vulnerável à doenças.

As doenças mais frequentes no caso da solidão são a hipertensão, a diabetes, a ansiedade e depressão. Na velhice, toda esta situação atinge uma proporção mais grave. Os idosos naturalmente têm os mecanismos de defesa mas fracos. Consequentemente, as defesas estão mais fracas e o sistema imunológico fica ainda mais comprometido.

Quais doenças a solidão traz

De acordo com um estudo, as doenças mais relacionadas ao isolamento social no idoso são a pressão alta, doenças cardíacas, obesidade, sistema imunológico enfraquecido, ansiedade, depressão, declínio cognitivo, doença de Alzheimer e até morte. Porém, não são somente esses fatores que se alteram.

A própria biologia passa por mudanças no seu funcionamentos, facilitando o desenvolvimento das doenças acima e outros problemas. Por exemplo, quando em isolamento social, o idoso tende a ter alterações no sistema imunológico. Ao invés de proteger como de costume, ele tende a permitir inflamações, aumentando o risco de doenças crônicas, ataques por vírus e outras doenças infecciosas.

Como evitar a solidão na 3ª idade

Há especialistas que defendem, como por exemplo o Dr. Manuel Martín Carrasco, do Instituto de Investigações Psiquiátricas, que é preciso ter muita atenção a esse problema. É urgente apostar na vida social dos mais velhos, porque está diretamente relacionada à qualidade de vida. Um idoso que sabe que tem quem o ame e se preocupa com ele viverá mais e melhor.

Voluntários por todo o mundo tentam dar uma alegria aos idosos que lidam com a solidão, além de enfrentarem outros problemas naturais da velhice. Essas ações têm como objetivo mudar as estatísticas, que divulgam que a maioria da população idosa se sente só. Garantir algum contato físico diário é fundamental para que não se façam sentir esses efeitos da solidão.

Dar acompanhamento social para um idoso nem sempre é fácil. Aquele que foi pouco sociável durante a sua vida, seja por um trauma ou por dificuldade em criar vínculos, terá mais dificuldades. Isso comparado a quem sempre teve facilidade em se comunicar, sendo mais complicada a criação de novas redes sociais.

O ideal é providenciar um tratamento mais personalizado ao idoso, contando com o apoio de profissionais na área da psicologia e psiquiatria. Mas se isso não for possível, a companhia da própria família já será de grande ajuda para melhorar a sua saúde e, consequentemente, a sua vida.

43 Comments

Leave a Reply
  1. eu dó desses idosos que a família abandona eles vão envelhecer também não vão ficar novinho a vida toda não olhem mais frente o mundo da muitas voltas deus não brinca de valor quem tem seus pais de amor carinho de seu tempo pra eles” eles merecem

  2. Não concordo eu quero chegar até 8o isso é criação sou amada por minhas filhas neto genro meu país morrerão ao nosso lado eu ensinei assim agora tenho as minhas bonecas agora mesmo tô em Londres na casa de uma não sei ok e solidão

  3. Mas tb existe o idoso que se isola, se fazem de vítima pra posar de coitadinho, prevalecem da idade, perto da família caminham com dificuldade, mas longe, caminham muito bem. Eu mesma já vi isso acontecer. Nossa família e parentes cuidam da minha mãe SEMPRE E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA.

  4. eu parto do princípio: vc nasce sozinha, portanto morre sozinha….minha mãe dizia isso…nem gêmeos da mesma placenta ficam juntos!!!…da minha parte, me basto!…rsrsrs…hoje convivo com animais e pouca vida social……filho e familia mora longe……fui aceitando, pra sofrer menos, como dizem por ai…..rsrsrs….

  5. Sinto na própria pele este abandono.Ainda sou ativa, estudo, ajudou todos da família e mtas vezes tb outras pessoas. E já faz algum tempo que passo o dia 1¤ do ano só. Todos vão viajar ou se divertir e eu fico.
    Imaginem qdo estiver velhinha, pq hj só tenho minha neta como laço biológico q tb seguirá seu caminho. É mto triste. Boa tarde.

  6. este é de fato um problema sério,hoje nem tanto ,porque agrande maioria dos idosos ,vaõ dançar forró,fasem amizades ,evivem avida de maneiras diferentes!”agora ,quem ainda faz trabalhos manuais ,passa otempo se distraindo ,,!”,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Passageiro brinca que tem coronavírus e avião faz pouso de emergência

Passageiro brinca que tem coronavírus e avião faz pouso de emergência

Casais que dividem tarefas domésticas fazem mais sexo

Casais que dividem tarefas domésticas fazem mais sexo