em

Veja como o estresse pode comprometer a sua saúde

Você sabia que o Brasil é considerado um dos países mais estressados do mundo? Há um estudo que indica que o Brasil ocupa o segundo lugar na tabela das nações com os níveis de estresse muito elevados.

O estresse não é para ser encarado de ânimo leve, por isso se você estiver manifestando algum desses sintomas que vamos apresentar tome cuidado. O estresse está arruinando a sua saúde!

Sintomas que indicam como o estresse está virando doença

1. Oscilação de peso

Quando estamos nervosos ou estressados ocorrem duas situações opostas: ou comemos em excesso, ou paramos de comer. Além disso, o estresse leva a que seja libertado cortisol, que vai afetar o modo como o organismo absorve a glucose e outros nutrientes que podem levar à retenção de gordura ou à perda de peso.

2. Queda de cabelo

A queda de cabelo em pequenas quantidades é um fenômeno normal. O estresse vem intensificar a queda de cabelo ao comprometer os folíolos capilares.

3. Bolhas espalhadas pelo corpo

O estresse pode desencadear reações cutâneas, porque deixa o sistema imunológico completamente destrambelhado. É por isso que você pode desenvolver alergias periódicas e passageiras a certas coisas que não causavam alergia para você antes.

4. Dores de cabeça

Se você começar sentindo dores de cabeça fortes quando não costumava, tome cuidado, porque pode ser um efeito do estresse. Há componentes químicos do organismo que acabam por alterar o funcionamento dos vasos sanguíneos e dos nervos, causando as dores de cabeça. O estresse automaticamente deixa os músculos mais tensos e isso também pode levar a que a cabeça fique dolorida. Pessoas que costuma sofrer de enxaqueca têm a vida ainda mais complicada, porque o estresse vai adensar essas dores.

5. Mal funcionamento intestinal

Com o estresse o seu organismo vai produzir mais ácido digestivo e causar uma revolução na sua barriga. Azia, gases e inchaços são algumas das coisas com que pode contar. Diarreia e cãibras na barriga também fazem parte das hipóteses.

6. Resfriados infinitos

Você é uma daquelas pessoas que passa o ano inteiro apanhando resfriados? Saiba que isso pode ser culpa do estresse. Como ele acaba boicotando o seu sistema imunológico as bactérias não vão achar tanta dificuldade para invadir o seu organismo. Ou seja, quem vive com muito estresse tem mais probabilidades de contrair mais doenças.

7. Borbulhas na cara

Está sentindo que entrou numa máquina do tempo de volta à puberdade? Ninguém merece acordar de manhã e ver no espelho uma cara cheia de espinhas. Mais uma vez, o estresse é o culpado. Nessas fases mais estrelantes as glândulas da pele acabam fabricando mais sebo. O óleo em excesso penetra nos funículos e em conjunto com as células mortas e a sujidade do dia-a-dia acaba gerando espinhas.

8. Falta de concentração

O cortisol que faz com que a pele fique mais oleosa também tem um papel ativo no que diz respeito à capacidade de concentração. É por isso que quando estamos com estresse temos dificuldade em prestar atenção e em nos lembrarmos das coisas. O estresse pode ainda levar ao desenvolvimento de problemas de ansiedade e até de depressão.
Não deixe que o estresse tome conta da sua vida.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

De onde vem o socorro? Salmo 121

Narguilé causa mais danos que o tabaco, diz estudo