em

AmeiAmei

Quais são os sintomas de câncer na tireoide

Esse câncer afeta três vezes mais mulheres do que homens

sintomas de câncer de tireoide
Crédito: Freepik

Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que sofra com problemas na tireoide causados por um desequilíbrio dessa glândula, que pode ser alvo do câncer. Alguns sintomas de câncer de tireoide podem passar despercebidos, então é importante saber como identificá-los.

Tipos de câncer na tireoide

sintomas de câncer de tireoide tipos
Crédito: Medical News Today

Para que você possa entender melhor os sintomas de câncer de tireoide, conheça primeiro seus tipos.

  • Carcinoma papilar: Segundo a Sociedade Americana do Câncer, 80% dos cânceres de tireoide são desse tipo. Normalmente se desenvolve lentamente e em um lobo da glândula, mas pode ocorrer em ambos os lados. Ainda devagar, ele pode se espalhar pelos nódulos linfáticos do pescoço;
  • Carcinoma folicular: Corresponde a 10% dos cânceres diagnosticados. Via de regra, não se espalha para os gânglios linfáticos como o anterior, mas pode chegar a outros órgãos, como os pulmões ou ossos;
  • Carcinoma de células de Hürthle: também conhecido como carcinoma de células Oxífilas, corresponde a um total de 3% dos registros. É mais difícil de ser diagnosticado e tratado;
  • Carcinoma medular esporádico: os carcinomas chamados de medular representam 4% de todos os cânceres de tireoide diagnosticados. Desses, o esporádico soma 80% deles, afeta um lobo da glândula e afeta majoritariamente adultos.
  • Carcinoma medular hereditário: tem seus registros na infância ou no começo da idade adulta. Os pacientes geralmente apresentam a doença em diversas áreas de ambos os lobos;
  • Anaplástico (indiferenciado): é o mais raro entre os tipos e tem esse nome pelo fato de que as células cancerígenas não se parecem com as células normais da tireoide, quando observadas microscopicamente. Ele invade rapidamente o pescoço e frequentemente se espalha para outros órgãos.

8 Sintomas de câncer na tireoide

sintomas de câncer de tireoide quais
Crédito: Laboratório Oswaldo Cruz

A estimativa do Instituto do Câncer (INCA) era que, em 2018, fossem diagnosticados 9.610 novos casos desse câncer no Brasil, sendo 8.040 deles, em mulheres. Acompanhe os sintomas e fique atento aos sinais que seu corpo dá.

1. Dor nos ouvidos

Um dos sintomas de câncer na tireoide é uma constante dor nos ouvidos, sem aquecimento do local ou inflamação aparente.

2. Dores no pescoço

Dores no pescoço também são indicadores de que algo está errado. Ela fica normalmente na altura da tireoide, com um incômodo constante, mas suportável.

3. Dor na garganta

Dores na garganta, como se fossem fruto de gripe ou resfriado, porém sem nenhuma inflamação ou causa aparente, deve ser motivo de investigação.

4. Rouquidão

Mudanças na fala, com maior tendência à rouquidão, sem lesão nas cordas vocais ou desgaste visível, podem sinalizar problemas na tireoide.

5. Dificuldade para engolir alimentos

Da mesma forma, mesmo que não esteja inflamada, a garganta pode apresentar sintomas de dor, principalmente ao deglutir.

6. Problemas de fala

Há chances também de se ficar afônico por alguns dias ou até mais tempo, dada a localização do tumor.

7. Inflamação do pescoço

O inchaço local, associado ao tamanho do tumor, pode gerar uma protuberância na região, similar a um pomo de Adão.

8. Tosses sem causas aparentes

Tosse seca, dolorida e repetitiva podem também ser sinais de que há algo de errado na tireoide.

O que fazer e que médico consultar

O primeiro passo é procurar um médico endocrinologista e dizer quais são os sintomas e suas suspeitas. Ele irá te examinar e solicitar exames. O acompanhamento com esse médico é fundamental para a saúde, mas se não tiver certeza que o problema é nas glândulas, visiste um clínico geral.

O diagnóstico vai ser feito, inicialmente, com um histórico do paciente e um exame físico. A seguir, pode ser solicitado uma ultrassonografia do pescoço. De acordo com os resultados encontrados, o próximo passo pode ser uma punção aspirativa, pela qual é feita o diagnóstico final do câncer.

Se o diagnóstico de câncer for confirmado, normalmente é recomendada uma cirurgia para retirada da glândula total ou parcialmente. Outros passos serão recomendados pelo médico de acordo com o estágio e características do tumor.

Saiba mais sobre a interpretação do exame no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

supergonorreia

Supergonorreia resistente a antibióticos preocupa médicos

Ela quer percorrer 12 mil quilômetros de camelo

Ela quer percorrer 12 mil quilômetros de camelo