câncer de testículo
Crédito: Freepik

4 Sintomas de câncer de testículo para prestar atenção

Esse tipo de câncer tem grande chance de cura quando detectado em fase inicial. Veja como detectar

Publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de testículo afeta 5% do total de casos de câncer entre os homens brasileiros. Parece pouco, mas qualquer homem está sujeito a ter e todos devem saber o que fazer para detectar precocemente e se curar.

As chances de cura são grandes, mas a doença afeta principalmente homens dos 15 aos 50 anos, fase em que um tumor pode ser confundido com problemas menos graves e não tratado quando ainda é bem pequeno.

Veja também: sintomas do câncer de pâncreas

Sintomas mais comuns

O testículo é a principal fonte de produção de testosterona nos homens. Ela é a responsável pela libido e pela produção de espermatozoides. Sendo assim, veja de que forma a vida do homem é afetada ao desenvolver câncer de testículo.

1. Infertilidade

Existe um conjunto de causas para a infertilidade masculina. Entre elas está o tumor no testículo, pois quando ele está crescendo, interfere nas atividades normais do local afetado. Isso quer dizer que, se estiver percebendo uma menor produção de espermatozoides, talvez seja bom fazer uma visita ao urologista.

Publicidade

2. Redução da libido

Da mesma forma que para a infertilidade a causa pode estar no tumor, a redução da libido é um sintoma da mesma redução na produção hormonal. Logo, o homem poderá experimentar situações de desinteresse sexual sem motivo aparente.

3. Nódulos e alteração do tamanho

Os homens precisam conhecer o próprio corpo para conseguir detectar qualquer alteração. No caso do câncer de testículo, um nódulo indolor começa a surgir na parte interna e o tamanho dos testículos também pode ficar maior ou menor.

4. Sintomas de fase avançada

Os sintomas que vão realmente fazer o homem buscar ajuda médica serão sangue na urina, dor ou desconforto na região pélvica e sensibilidade dos mamilos. Mas não deve esperar que chegue a esse ponto para tomar uma atitude, pois as chances de cura já deixam de ser os mesmos 95% que são para quem detecta o tumor precocemente.

Tratamentos para câncer de testículo

Quanto antes o homem procurar o médico, logo que perceber duas ou mais alterações mencionadas nos sintomas, maior é a chance de cura. Para ter certeza de que se trata de um tumor, o médico pedirá uma biópsia.

Publicidade

Esse exame consiste em retirar uma pequena amostra do tecido local para análise em laboratório. Como já foi preciso preparar um ambiente cirúrgico, o resultado sai em poucos minutos e, sendo positivo, já se faz uma cirurgia.

Nessa cirurgia o testículo será removido. Se o outro estiver sadio, o homem continua com sua fertilidade e libido. Em alguns casos faze-se radioterapia e quimioterapia, enquanto em outros é feito apenas um controle clínico.

Nem sempre é recomendo fazer cirurgia ou tratamentos mais agressivos, como no caso de homens com a saúde debilitada por outras doenças. Então, o médico faz um acompanhamento de perto para intervir caso perceba o crescimento do tumor.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM