síndrome do cabelo impenteável
Crédito: reprodução Instagram @shilahmadison
em

Síndrome do Cabelo Impenteável: conheça a anormalidade que atinge crianças

Doença deixa os fios do cabelo extremamente danificados e secos, com aspecto de juba de leão

Publicidade

Não tenho dúvidas de que você já reclamou com sua filha que no cabelo dela não passava um pente! Independente de serem fios lisos, cacheados ou crespos, todo cabelo embaraça e torna difícil a vida das mães na hora de arrumar sua criança.

Mas, ter o cabelo embolado é bem diferente do assunto que vamos tratar agora: a Síndrome do Cabelo Impenteável é uma anomalia raríssima, que acomete, principalmente, crianças loiras. O total de diagnósticos da alteração genética não chega a 100 casos no mundo.

A Uncombable Hair Syndrome (em inglês) caracteriza-se pelo crescimento desordenados de fios ásperos, extremamente secos e frágeis; por serem muito fracos, se partem facilmente, e por não respeitarem um ritmo de crescimento, os fios nascem tortos e lentamente, para todas as direções no bulbo capilar. Essa combinação de sintomas remete ao aspecto da juba do leão.

síndrome do cabelo impenteável - juba de leão

Publicidade

A doença surge na infância e pode durar até a adolescência. Ao longo do crescimento da criança, fios lisos vão crescendo e substituindo o cabelo afetado pela síndrome. Apesar de ser temporária, essa mutação pode trazer muitos transtornos na vida infantil: as crianças podem ser vítimas de bullying, sofrer para pentear o cabelo e ter dificuldades na construção da autoestima.

síndrome do cabelo impenteável
Crédito: reprodução Instagram @cmysamples

E tratar desse tipo de cabelo não é nada fácil! Quem sofre da Síndrome do Cabelo Impenteável precisa de cuidados especiais na hora de lavar e pentear os fios. Veja as recomendações:

  • Deve-se lavar a cabeça apenas uma vez por semana, sem shampoo e com bastante condicionador – isso evita que os cabelos fiquem ainda mais secos e sensibilizados;
  • Não prender com elásticos e evitar penteados muito apertados – como são muito quebradiços, os fios arrebentam ainda mais com o uso de acessórios;
  • Não passar o pente nos cabelos secos, pois pode causar dor na criança;
  • Fazer muita umectação com óleos, para compensar na hidratação.

Além dessas dicas, tem um cuidado mais fundamental: trabalhar a autoestima do seu filho, para que ele aceite a condição e não se deixe influenciar pela opinião alheia. E ter paciência, que a fase ruim logo passa! 😉

Publicidade

Veja também: Aprenda cuidados especiais para o cabelo grisalho cacheado

Ouvido entupido

Ouvido entupido: causas e o que fazer pra resolver

amigo oculto online

Amigo oculto: veja opções de sites e aplicativos para fazer o sorteio online