umectação noturna
Crédito: Freepik
em

Umectação noturna: conheça os benefícios e veja como fazer

A umectação é um tratamento para hidratar e repor nutrientes no cabelo, principalmente nos fios cacheados e crespos

Fazer tratamentos capilares que agem durante o sono é uma forma de ganhar tempo nas tarefas do dia a dia sem deixar de se cuidar. Se você tem uma rotina bem atarefada, mas precisa cuidar dos seus cabelos ressecados, a umectação noturna tem que entrar na sua rotina de cuidados com o cabelo.

O que é umectação noturna?

A umectação é um tratamento que utiliza algum tipo de óleo vegetal. Esse óleo é aplicado no cabelo e fica agindo por algum tempo para repor nutrientes, combater o ressecamento, reduzir o frizz e a aspereza dos fios.

Na umectação noturna, a única diferença é que você vai dormir com o óleo no cabelo para ter um efeito mais poderoso e também para não perder tempo fazendo isso durante o dia.

Para quem é indicado?

Como é um tratamento à base de óleo, a umectação noturna (ou diurna) é recomendada para quem tem cabelo cacheado e crespo, pois esse tipo de fio é naturalmente mais ressecado. Se o cabelo for liso, fino e oleoso, não é a melhor opção.

Também é interessante para quem está com o cabelo ressecado pelo uso de química. Aí é legal conversar com o cabeleireiro para montar um cronograma capilar composto por diferentes tratamentos para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Quais tipos de óleos pode usar?

A umectação precisa de um óleo vegetal. Não pode ser com óleo reparador de pontas. Entre as melhores opções, você pode escolher:

  • Azeite extravirgem;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de argan;
  • Óleo de rícino;
  • Produto próprio para umectação (comprado pronto).

Passo a passo para fazer umectação noturna

O ideal é que o seu cabelo esteja um ou dois dias sem lavar para fazer a umectação. De preferência, que esteja sem produtos também, como finalizador, para facilitar a penetração do óleo.

  1. Na noite em que for fazer a umectação, pegue o óleo escolhido e separe o cabelo em mechas.
  2. Vá aplicando um pouco de óleo nas mãos, dê uma esfregada para aquecer e aplique em cada mecha, da raiz às pontas.
  3. Quando terminar, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca use as unhas) para ativar a circulação e melhorar a absorção do óleo.
  4. Coloque um lenço e uma touca na cabeça para que o óleo não fique no travesseiro. Pode ir dormir.
  5. Na manhã seguinte, lave muito bem os cabelos com água morna, xampu e condicionador para remover todo o óleo.
  6. Finalize com seu ativador de cachos ou creme para pentear e está pronto.

Quando fazer?

A frequência desse tratamento vai depender da necessidade do seu cabelo. De modo gral, é feito uma vez por semana. Se você costuma fazer outro tipo de hidratação com creme, pode alternar a umectação (que também é uma hidratação) com a hidratação com creme a cada semana.

Ficou com dúvida sobre como fazer a aplicação do óleo? então veja o passo a passo nesse vídeo do canal da Ana Lídia Lopes:

rega automática

Como fazer rega automática: 5 alternativas para não deixar suas plantas morrerem de sede

como fazer ducha de PVC

Como fazer um chuveiro de PVC para banho no quintal