em

Saiba tudo sobre a Síndrome de Ménière e como tratá-la

É uma doença que pode ser confundida com a labirintite. Veja por que ela acontece e como é o tratamento.
síndrome de ménière
Crédito: Freepik

A Síndrome de Ménière, também chamada de hidropsia edolinfática, é um problema de ouvido que ocorre quando há uma distensão no compartimento interno do ouvido onde fica o líquido do labirinto. Esse líquido e chamado de endolinfa, por isso o nome da síndrome. Quando essa distensão acontece, ela provoca uma pressão do líquido dentro do ouvido. Veja quais são as causas, sintomas e o tratamento.

Causas da Síndrome de Ménière

Ainda não existe uma razão precisa para as causas da Síndrome de Ménière. Os médicos colocam essas causas de forma sugestiva, com base na análise dos casos já tratados, que podem ser:

1. Alergias

Uma pessoa que sofre com algum tipo de alergia pode vir a desencadear essa distensão no ouvido interno em uma crise alérgica.

2. Doenças autoimunes

Na mesma linha das alergias estão as doenças do sistema imunológico, como lúpus e reumatismo, que também podem causar o problema.

3. Doenças crônicas

Na lista de possíveis causas também já notou-se a presença da doença em pessoas com pressão alta, diabetes e enxaqueca.

4. Problemas de alimentação e metabolismo

Outra disfunção que poderia gerar a pressão no líquido do ouvido é a metabólica, problemas na alimentação e infecções.

Cada causa vai desencadear uma crise em um momento específico da vida da pessoa, podendo ser durante uma crise de estresse, mudanças na dieta, ciclo menstrual e até por causa do cigarro.

Principais sintomas

Prosper Ménière é o nome do diretor do Instituto dos Surdos Mudos de Paris. A síndrome recebeu seu nome, pois foi ele que a identificou no início do século XIX, com base nos seguintes sintomas:

1. Vertigem

A vertigem é aquela sensação de que tudo à sua volta está girando. Ela ocorre porque o líquido do labirinto que está sofrendo pressão não consegue enviar sinais corretos para o cérebro sobre a sua posição no ambiente.

2. Redução da audição

Também pela mesma causa, pode ocorrer de perceber que a audição ficou mais fraca. É comum sentir como se o ouvido estivesse entupido.

3. Zumbido

O zumbido é um som com uma frequênciaQUEe incomoda, como se o tempo todo tivesse um apito de leiteira ou um chiado de televisão fora do ar dentro do ouvido. Os tipos de barulhos variam conforme o caso.

Quando uma pessoa tem uma crise, ela pode ficar com os sintomas por 20 minutos ou até 24 horas. Nesse tempo os sintomas oscilam, podendo haver náuseas e vômito por causa da vertigem. É comum que a doença seja confundida com uma labirintite inicial ou mal-estar, mas mesmo assim é importante ir ao médico explicar os sintomas com detalhes.

A Síndrome tem cura?

A princípio não há uma forma de cura para a Síndrome de Ménière, mas sim de tratamento que permita a pessoa conviver com qualidade de vida. O objetivo de tratar é para reduzir as crises e os seus sintomas e evitar que eles progridam com o tempo. Dependendo do estágio em que a doença esteja, pode ser necessário o uso de aparelho auditivo.

Como é o tratamento?

Dentre as opções do tratamento, que varia de caso para caso, o paciente pode receber medicamentos para aliviar a vertigem e as náuseas que ela causa. Também pode ser feita a terapia de reabilitação vestibular, com exercícios específicos para melhorar o equilíbrio.

Para isso existe um dispositivo chamado Meniett, um aparelho para fazer a aplicação de uma pressão positiva no ouvido e melhorar os fluidos dentro do labirinto.

Outras recomendações são sugeridas para que o paciente aplique na sua rotina, permitindo melhorar o seu convívio com a doença, como reduzir o consumo de cafeína, se alimentar de forma saudável e equilibrada, evitando alimentos que incentivem a pressão alta ou o excesso de glicose no sangue.

A prática de atividade física também é recomendada e a meditação, yoga ou pilates, que ajudem a aliviar o estresse diário.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cuidados com o botijão de gás
4 Cuidados com o botijão de gás e dicas de segurança
aquecedor solar
Como fazer um aquecedor solar e economizar na conta de energia