Sinais de que seu cabelo está saudável
Crédito: Freepik

7 Sinais de que seu cabelo está saudável

Veja se você está cuidando bem da saúde dos seus fios

Publicidade

É fácil perceber quando o cabelo está danificado, pois ele fica com pontas duplas, caindo demais, com aspecto opaco, fios fracos e couro cabeludo descamando. Nem sempre aparece tudo junto, mas a ausência desses “sintomas” também ajuda a saber quando o seu cabelo está saudável. Veja no que prestar atenção para saber que está cuidando bem do seu cabelo e continuar com os tratamentos que está fazendo.

1. Brilho e maciez

Depois de uma boa hidratação e nutrição, o cabelo costuma ficar com um aspecto brilhoso e com toque macio. Isso quer dizer que ele está saudável ou está ficando, já que você está tratando bem dele. Fios brilhosos e macios são sinal de que o cabelo está com a fibra hidratada, que a oleosidade natural está bem distribuída e que os nutrientes estão presentes ao longo dos fios.

2. Queda normal

O cabelo nunca vai deixar de cair, mesmo saudável, pois essa é uma das partes do seu ciclo natural. Em média, uma pessoa perde 100 fios de cabelo por dia. Um pouco mais do que isso continua sendo normal em cabelos muito grossos. Apenas deve se preocupar se a queda de cabelo for em quantidade bem maior de uma só vez ou em várias vezes ao dia, do que o normal.

3. Couro cabeludo sem descamação

A descamação do couro cabeludo é um sinal de ressecamento ou excesso de oleosidade. Pode ser por causa de caspa, de alguma inflamação ou infecção. Se o couro cabeludo não estiver descamando, quer dizer que está bem saudável.

Publicidade

4. Fios com elasticidade

O fio de cabelo saudável tem uma elasticidade equilibrada. Você pode fazer um teste de elasticidade simples: ao puxar o fio e soltar, ele volta à forma original e não quebra. Isso significa que o seu cabelo está saudável. Sinais de alerta são quanto você puxa e o fio quebra, ou estica um pouco, mas não volta ao norma e arrebenta.

5. Porosidade equilibrada

Quando o cabelo está com baixa porosidade, quer dizer que ele não está absorvendo bem os nutrientes que recebe. Quando a porosidade está muito alta, quer dizer que está ressecado. No primeiro caso, as cutículas do fio estão muito fechadas. No segundo, muito abertas. O ideal é que estejam medianas.

Veja como fazer o teste de porosidade do cabelo na água.

6. Pontas inteiras

Quanto mais “velho” fica um fio de cabelo, mais as pontas vão ficar ressecadas e duplas ou triplas, afinal, elas são a parte mais velha do fio. Quer dizer que essa parte não está mais saudável, pois já passou por muita coisa ao longo dos meses.

Publicidade

Mas, não significa que o cabelo não esteja saudável. Se você mantém uma rotina de cuidados e não tem os outros sintomas listados acima, só precisa aparar as pontinhas velhas porque o tempo delas já terminou.

7. O cabelo desembaraça com facilidade

Se o cabelo forma muitos nós, mesmo sem você ficar mexendo, é difícil de desembaraçar e quer dizer que precisa de mais atenção. Agora, se o seu cabelo desembaraça com facilidade, quer dizer que está forte, hidratado e nutrido, com boa porosidade e elasticidade, bem saudável. Mesmo assim pode ter nós, só que são fáceis de desfazer.

PODE GOSTAR TAMBÉM