em

Como ser feliz no casamento? Dicas para uma relação duradoura

O primeiro passo para um casamento feliz é só se casar porque você simplesmente ama estar na companhia do outro
ser feliz no casamento
Crédito: Freepik

O casamento entre duas pessoas possui um significado muito mais profundo do que um mero ritual com a promessa de união eterna. Antigamente, muitas vezes as pessoas se casavam para cumprir acordos entre famílias ou simplesmente porque assim seriam bem-vistas pela sociedade. E infelizmente, por conta desses hábitos antigos, até hoje muitos casais não sabem como ser feliz no casamento, mesmo tendo certeza que se amam.

A verdade é que não existe um livro de métodos, mas existem atitudes e hábitos que o casal deve praticar no dia a dia, que são como mágica para que a relação matrimonial seja uma experiência maravilhosa.

11 Dicas para ser feliz no casamento

A convivência com outras pessoas é uma necessidade humana. Seja sobre relacionamentos com os pais, irmãos, primos, amigos ou relacionamentos afetivos. Ao mesmo tempo, essa necessidade não torna a convivência algo fácil. Porém, com alguns cuidados diários, pode ser muito simples ser feliz no casamento.

1. Amor-próprio

Existe uma verdade universal que diz que você só pode amar ao próximo quando ama a si mesmo em primeiro lugar. Então, como é que você vai oferecer o seu melhor ao seu marido ou esposa, se não trata a si mesmo com amor e carinho todos os dias? O amor-próprio é fundamental para que seja capaz de conviver com outra pessoa sem sentir-se fraco, ofendido ou magoado constantemente.

2. Empatia

ser feliz no casamento com empatia
Crédito: Freepik

Ser capaz de se colocar no lugar do outro e compreender as dores e alegrias dele é absolutamente essencial para ser feliz no casamento. Por mais que estejam casados há anos, ainda assim são indivíduos com características particulares.

Não exija que o outro lhe dê o que não faz parte de quem ele é. Compreenda quando ele tem atitudes que pareçam não ser as ideais em determinado momento e espere o momento certo para lhe dizer caso tenha se sentido mal com determinada atitude.

3. Conversa

Nada mais eficiente do que diálogos constantes para ser feliz no casamento. Esses diálogos devem ser iguais àqueles que você tem consigo mesmo, dentro da sua cabeça. Sobre o ser, o estar, a vida, o mundo. Sobre coisas aleatórias e sem sentido.

O casal precisa abrir a porta da mente um para o outro, por vontade própria, não para satisfazer desconfianças. Essa é a verdadeira intimidade e ela é muito bonita quando o objetivo é conhecer o outro para desenvolver a empatia por ele.

4. Respeito à privacidade

Não é porque você se casou, que virou proprietário dos pensamentos do seu marido ou esposa. A outra pessoa ainda tem o direito à privacidade. Você não tem que saber tudo o que ela pensa a todo momento.

Em um relacionamento saudável, um vai acabar falando o que pensa para o outro, simplesmente porque é bom saber o que o outro acha e ter uma opinião confiável.

5. Confiança

ser feliz no casamento com confiança
Crédito: Freepik

Jamais se case com alguém em quem você não tenha absoluta confiança. Você não vai transformar o comportamento da pessoa só porque se casou com ela. A confiança é algo que se conquista seguindo todas as outras dicas anteriores e isso deve ocorrer antes de aceitar se casar.

6. Amizade

É claro que, para aceitar se casar com alguém, precisa ser apaixonado pela pessoa. Precisa ser paixão, tesão, afeto, amor, alegria ao vê-la sorrir. Também precisa sentir-se tão à vontade na presença dela quanto se sente com a pessoa mais íntima da sua vida. Afinal, depois de casados, é assim que vocês vão ser. Ou ao menos é como deveriam. Melhores amigos.

7. Companheirismo

Essa dica é uma ramificação da anterior, sobre amizade. Quando você é um amigo verdadeiro de alguém, torna-se companheiro daquela pessoa. Quer dizer que você está ao lado dela para lhe dar suporte em absolutamente tudo o que ela precisar.

Seja ouvindo ou oferecendo conselhos imparciais, seja colaborando com suas atividades no dia a dia. Também para reconhecer seus méritos e lhe dar apoio para que persiga e alcance seus objetivos na vida.

8. Recordações positivas

ser feliz no casamento recordar lembranças
Crédito: Freepik

Relembrar os melhores momentos que viveram juntos é um hábito transformador. Ele deve estar presente nas conversas do dia a dia. Lembrem juntos, com alegria, cada detalhe dos momentos de loucura, de paixão, das superações, das emoções e das descobertas que vivem um ao lado do outro.

9. Bom humor

O bom humor e a alegria são contagiosos. Claro que você não vai estar de bom humor o tempo todo, mas procure permitir que ele esteja presente na maioria das vezes. Para isso é preciso viver com leveza e saber que muitos dos problemas que você cria sobre o futuro não existem.

Então viva o presente, permita-se enxergar as flores e não os espinhos. Incentive isso no seu parceiro. Sorria mais, fale bobagens, faça caretas, chame a criança que mora em você para vir fazer graça às vezes, e que ela convide a criança que há no seu parceiro para vir brincar também.

10. Alimentar o romantismo

ser feliz no casamento com romantismo
Crédito: Freepik

Aqui entra a necessidade de equilíbrio na relação. Não é porque seu marido ou esposa é o seu melhor amigo que você deve começar a tratá-lo como seu irmão, deixando o romantismo da relação totalmente esquecido.

A paixão deve manter-se presente, ainda que muitos digam que ela desaparece com o tempo. Na verdade, ela não desaparece quando você trata o outro com amor e respeito, faz pequenas surpresas, agrada e recebe tudo isso de volta constantemente.

11. Paciência

Se você sabe que há mais pontos fortes do que fracos para manter o seu casamento, então tenha paciência para vocês se adaptem à convivência. Não quer dizer que deva esperar sentado até que essa adaptação ocorra. Ela precisa ser lapidada como um diamante bruto e a forma de fazer isso é praticando as dicas anteriores diariamente.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

maranhense ex-vendedora de celular foto
Maranhense ex-vendedora de celular conquista o mundo da moda
muffins anti-inflamatorios
Muffins anti-inflamatórios: receita gostosa e saudável