Menu

Benefícios para a saúde da semente de moringa

São tantas vantagens em consumir a moringa que você vai querer uma muda da árvore para plantar no seu quintal.

Crédito: Wikimedia

Publicidade

A moringa é uma árvore de pequenas folhas ovaladas e bem verdinhas, muito bonitas. Ela é popularmente conhecia como árvore da vida. Sua origem é do Norte da África e da Índia e há diferentes espécies dessa planta. A mais utilizada por conta das suas propriedades para a saúde é a Moringa oleífera. Uma das formas de consumi-la é através da semente de moringa.

As outras formas podem ser diretamente da planta fresca, pois é possível consumir as folhas, as flores, a casca do tronco e da raiz e os feijões, que são chamados de semente de moringa. Esses feijões são parecidos com as vagens comuns, só que são marrons e grandes, essas vagens protegem os feijões.

Porém, como é pouquíssimo difundida no Brasil, as formas que você encontra para consumo com maior facilidade são em pó, em semente, sempre desidratadas. Mas a planta existe também no Brasil.

Inclusive, por ser uma planta muito nutritiva e com inúmeras propriedades medicinais, a árvore da moringa é cultivada na região nordeste do país para ser usada como ingredientes da merenda escolar. Suas folhas são consumidas nesse caso.

Publicidade

Benefícios da semente de moringa

Crédito: Pixabay

Essa semente, bem como as folhas, contém mais vitamina A do que a cenoura, mais vitamina C do que a laranja, mais cálcio do que o leite, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana.

São muitas vitaminas, muitos minerais e também muita proteína assimilável na semente de moringa. Somente com essas informações já dá para imaginar por que essa planta é tão poderosa para a saúde.

A título de curiosidade, essa semente tem outra função muito interessante. Nas regiões nordeste do Brasil onde as pessoas não têm acesso à água tratada, é a semente de moringa triturada que se utiliza para filtrar a água barrenta retirada dos poços.

A função da semente é aglomerar todas as impurezas da água que causam a sujeira aparente e ao criar grumos, eles pesam e vão para o fundo. O que sobra é uma água límpida, muito melhor para consumo do que a água barrenta.

Publicidade

Aliás, tão melhor para consumo do que a água tratada encanada nos locais onde há saneamento básico. Isso porque essa semente é mais eficiente para a limpeza da água do que o sulfato de alumínio, que é o agente químico usado para essa finalidade. Ela deixa a água mais limpa, mais pura e sem necessidade de qualquer agente químico para isso, mantendo as propriedades da água intactas.

Logo, toda essa atividade positiva da semente de moringa também faz efeito no corpo humano. Sendo assim, seus principais benefícios são:

1. Bactericida

A semente de moringa tem um excelente efeito no combate a bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças, como a salmonela, a cólera e outras doenças que trazem graves efeitos maléficos para a saúde.

Publicidade

2. Fungicida e antiviral

Assim como essa semente é capaz de matar bactérias, ela também age sobre os fungos e alguns vírus que atacam o organismo, pois tem atividade fungicida e antiviral. Um exemplo é o seu excelente efeito contra o vírus da herpes simples.

3. Reguladora da pressão

Há centenas de anos que a semente de moringa é usada na Índia para promover o controle da pressão arterial. Para essa finalidade a semente é extraída da vagem ainda verde. Então, pode ser uma excelente aliada para quem tem pressão alta. Claro, sem substituir os medicamentos e orientações do médico, mas sim, com o consentimento dele para garantir um acompanhamento no caso de qualquer efeito colateral.

4. Ação diurética

A semente de moringa, bem como todas as outras partes da planta oferecem uma excelente ação diurética no organismo. Isso quer dizer que ela ajuda a produzir maior quantidade de urina e, assim, a eliminar o excesso de líquidos retidos, que deixam o corpo inchado e intoxicado.

Publicidade

5. Controle do colesterol

Mais um benefício dessa semente que pode ajudar muita gente é sua ação no controle do colesterol alto, que é um dos responsáveis pelos problemas cardiovasculares. Quando você tem um excesso de colesterol preso nas paredes das artérias, ele vai dificultar a passagem do sangue e endurecer as artérias.

Assim, vai ter menos oxigenação nos órgãos, bem como vai prejudicar a distribuição de nutrientes pelo corpo, aumentando o risco de graves doenças.

Então, a semente entra em cena eliminando essa gordura presa. Inclusive, também possui ótimo efeito em eliminar a gordura visceral, que é aquela que deixa as pessoas barrigudas e é o tipo mais perigoso, pois fica entranhada entre os órgãos.

Publicidade

Para um tratamento perfeito, a semente não faz com que toda essa gordura solta seja absorvida pela organismo, e sim, faz com que seja eliminada pelas fezes. Então, o benefício é completo, pois o corpo realmente se livra da gordura que o está prejudicando.

6. Redução de peso

Logo, por causa do seu efeito diurético e também na eliminação da gordura do colesterol nas artérias e da gordura visceral, a semente de moringa faz emagrecer. Sim, não é apenas um aliado no emagrecimento porque faz alguma parte do corpo funcionar melhor. Ela realmente age, de forma direta, na eliminação de gordura.

Porém, é claro que para permitir que a semente – ou outra parte da planta que quiser consumir – tenha esse efeito, precisa estar fazendo uma dieta saudável, não consumindo as fontes de gordura ruins. Também precisa estar praticando algum tipo de atividade física para ajudar a planta a atuar melhor dentro do seu metabolismo.

Publicidade

7. Combate a diarreia

Outro dos benefícios que a semente de moringa oferece para a saúde é o combate de diarreia, por diferentes fatores. Ela não apenas faz parar a diarreia, mas ajuda a tratar a sua causa, devido às suas propriedades antivirais, fungicidas e bactericidas.

Nesse caso, pode-se usar a semente, mas é na raiz da planta que existe uma maior concentração desse potencial antidiarreico. Então, é ideal consumir a raiz para um resultado mais concentrado.

8. Espasmolítica

Essa propriedade significa que essa semente evita as contrações musculares causadoras das cólicas e dos espasmos. Esse fator é benéfico para muitas pessoas, em diferentes condições. Ela ajuda a controlar as dores das cólicas menstruais, ajuda atletas na recuperação muscular e na redução de cãibras.

Publicidade

Também vai ajudar a aliviar dores de cólicas que acontecem por outras razões, como as cólicas renais, de pedras na vesícula e cólicas intestinais, para quem sofre com problemas nesse sentido.

Mais uma vez, vale ressaltar que a planta não deve ser usada em substituição ao tratamento médico, caso já esteja com uma doença diagnosticada. O que pode fazer é conversar com o médico sobre o uso da planta e fazer testes, com acompanhamento dele.

9. Alivia sintomas de gastrite

Quem sofre com úlcera gástrica sabe o sofrimento que é. São muitos cuidados e restrições que precisa ter para manter o controle e fazer o tratamento do problema. Para quem tem predisposição a ter úlceras ou as tem em um estágio muito inicial, pode experimentar fazer uso da semente de moringa. Ela atua de forma a prevenir o desenvolvimento de úlceras e também ajuda a tratar as pequenas úlceras já existentes.

Publicidade

Problemas de fígado e de estômago também podem ser aliviados com o uso da planta, pois ela age como protetora desse órgão, em especial contra agentes químicos. Há quem sofra problemas de fígado por causa do excesso de remédios que toma. Nesse caso, o efeito da semente é ótimo para desinflamar, recuperar e proteger o órgão.

Como consumir?

Como você viu, a semente de moringa é muito poderosa. Vale a pena ter em casa, não só a semente, mas as folhas, cascas, raízes e todas as partes possíveis da planta. Aliás, se tiver a oportunidade, plante uma moringa no seu terreno, pois vai ser o seu remédio natural para toda a vida.

As formas de consumo da planta variam, podendo ser em chá de moringa, em extrato, e óleo, cozida, torrada, em água de semente. Essa água é quando você coloca algumas sementes em um copo com água quente e deixa em infusão. Depois coa e bebe só a água. É como uma outra forma de fazer chá.

Publicidade

As vagens verdes, que guardam as sementes, também podem ser usadas para fazer salada, depois de cozidas, então é uma ótima maneira de manter o consumo da planta e obter todos os seus benefícios no dia a dia.

Das sementes também extrai-se o óleo que você pode usar na pele ou ingerir, sempre respeitando a quantidade recomendada na embalagem.

Se comprar o pó da moringa, seja de qualquer parte da planta, pode ainda misturar meia colher de chá em sucos e beber logo de manhã. Se quiser pode misturar somente na água também.

Publicidade

Por fim, você encontra mel de moringa, feito das folhas e das sementes, para fazer uso nas refeições.

Contraindicações e cuidados a ter

Um dos cuidados que deve ter sobre a semente de moringa é que ela apresenta atividade abortiva. Então não deve ser consumida por gestantes.

Embora as folhas da moringa sejam usadas para alimentar as crianças, é preciso cuidar com a dose. As folhas têm menor concentração de componentes do que as sementes, então é melhor evitar oferecê-las às crianças com menos de 8 anos de idade, ou apenas em pequenas doses.

Publicidade

Mas por outro lado, para quem não está grávida e não for criança pequena, a boa notícia é que a planta não apresenta graus de toxidade. Então, pode ser consumida sem medo, embora de forma equilibrada.

Leave a Reply

Sair da versão mobile