Selfie elbow
Crédito: Freepik

Selfie elbow: conheça uma das doenças modernas causada pelas selfies

Os médicos já alertavam, há tempos, sobre as doenças que começariam a surgir com a popularização da internet e dos celulares

Publicidade

Não é novidade para ninguém que as redes sociais fazem parte do estilo de vida moderno. Hoje em dia, trabalhar com a internet virou a profissão de milhares de pessoas.

E mesmo quem não ganha dinheiro com as redes sociais, mantém as suas redes atualizadas só por satisfação pessoal mesmo, inclusive, fazendo diversas selfies por dia.

Como resultado, já surgiu uma nova doença chamada “selfie elbow” que, se você nunca tinha ouvido falar, vai conhecer melhor agora.

O que é selfie elbow?

A palavra “elbow” vem do inglês e significa cotovelo. Em tradução livre, “selfie elbow” quer dizer dor de cotovelo provocada pelas selfies. Atenção, não estamos falando da “dor de cotovelo” no sentido figurado, mas sim, de uma dor real que está afetando muitas pessoas “viciadas” em tirar selfies todos os dias.

Publicidade

O que acontece é que, para tirar as selfies, as pessoas fazem um movimento repetitivo da mão e do braço que pode resultar em uma inflamação dos tendões do cotovelo. Mais precisamente, a inflamação acontece quando a pessoa estende o braço e ao mesmo tempo aperta muito a mão ao segurar o telefone, repetindo esse movimento várias vezes ao dia.

A selfie elbow já é uma das doenças que os médicos previam com a chegada e popularização dos smartphones, assim como problemas de visão e problemas de coluna que só eram comuns em idosos. Então, se você tem sentido dores no cotovelo do braço que usa para tirar selfies, já pode desconfiar dessa causa.

Sintomas de selfie elbow

Como já foi mencionado, a dor no cotovelo é um dos principais sintomas dessa doença. Mas, a dor pode se estender do cotovelo até a mão. Assim como outras inflamações, pode causar algum inchaço no cotovelo, aumento da temperatura na região e dificuldade para movimentar.

E tem mais: quando você faz o movimento do braço para tirar a selfie, não é só braço que sofre uma tensão. Ao mesmo tempo, você está tensionando o pescoço e os ombros, podendo ter dores nessas regiões também.

Publicidade

Muitas vezes, a dor vai e vem, com leves pontadas, e por isso as pessoas não se preocupam. Mas, se não tomarem cuidado, podem se tornar dores constantes e muito incômodas, precisando até de tratamento médico.

Tratamento e prevenção de selfie elbow

Se você é adepto das selfies diárias e ainda não está sentindo dor no cotovelo, ótimo! Aproveite para se prevenir enquanto há tempo, fazendo alongamentos diários, de preferência no corpo inteiro, já que o corpo é todo interligado. Se quiser, leia esse artigo sobre alongamentos para fazer antes de sair da cama.

Além disso, procure manter uma rotina de atividades físicas com exercícios para fortalecer a musculatura da coluna, do pescoço, dos ombros e braços. Assim, ficará mais resistente à doença, pois vai reduzir a tensão na hora das selfies.

Publicidade

Outra dica é passar a usar o pau de selfie, mas do jeito certo. Não adianta esticar o braço, pois a tensão vai acontecer da mesma forma. Ao usar o pau de selfie, segure-o com as duas mãos e com os braços relaxados.

Agora, se você já está sentindo os efeitos da selfie elbow, precisa ter consciência de que está exagerando no uso do celular. É importante se consultar com um médico ortopedista para ter certeza de que o cotovelo está mesmo inflamado e fazer o tratamento recomendado pelo médico.

Pode ser necessário fazer algumas sessões de fisioterapia, dar um tempo nas selfies para o braço repousar e conseguir se curar. O médico poderá recomendar algum medicamento para dor e inflamação, assim como fazer gelo no local e alguns exercícios específicos.

Publicidade

Artigo com informações de profissionais entrevistados pelo Estadão

PODE GOSTAR TAMBÉM