Salivação excessiva
Crédito: Freepik

Salivação excessiva: veja as possíveis causas

Nem sempre é um problema, apenas um sinal de mudança no corpo que serve como alerta e que requer um tratamento simples

Publicidade

Existem várias condições de saúde que podem provocar a salivação excessiva. Algumas requerem o tratamento da doença em questão e outras nem doenças são, então é tratado o problema da salivação em específico. Veja quais são essas condições.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago em direção à boca. Isso costuma ocorrer depois das refeições, principalmente se a pessoa se alimentou mal ou comeu demais. Um dos sintomas do refluxo é a salivação excessiva, assim como a má digestão e o mal-estar no estômago e na boca.

A salivação excessiva é um sintoma que tende a desaparecer quando o paciente vai ao médico gastroenterologista para confirmar o diagnóstico de refluxo e começar o tratamento adeqaudo. Veja aqui como tratar o refluxo.

Infecções

Quando o organismo é afetado por alguma bactéria ou vírus, a pessoa contrai uma infecção. Quando isso acontece, geralmente, um dos sintomas é a salivação excessiva, pois é mais uma das estratégias do corpo para expulsar os agentes invasores.

Publicidade

Nesse caso, assim como no refluxo, a solução é ir ao médico para receber o diagnóstico e começar o tratamento específico para a infecção em questão. Com isso, o sintoma da salivação vai diminuindo até desaparecer.

Medicamentos

Enquanto alguns medicamentos deixam a boca seca, outros aumentam a produção de saliva, como por exemplo os tranquilizantes e anticonvulsivantes. Se o paciente estiver com esse sintoma, e se sentindo muito incomodado, deve conversar com o médico que prescreveu o remédio.

Gravidez

Muitas coisas se alteram no organismo de uma gestante, inclusive o aumento na produção de saliva. Não acontece com todas as mulheres, mas esse sintoma é bastante comum na fase dos enjoos. Chá de gengibre com limão costuma ajudar até que esse sintoma alivie por conta própria.

Doenças e condições neurológicas

Parkinson, paralisia facial, AVC, paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica, Síndrome de Down e autismo estão entre as doenças ou condições de saúde que podem ter como sintoma a salivação excessiva. Cada caso é muito particular, então, o tratamento varia bastante conforme a necessidade de cada paciente.

Publicidade

Problemas dentários

Cáries podem causar salivação excessiva, além do desalinhamento dos dentes ou dos maxilares inferior e superior. Nesses casos, junto com a salivação, podem surgir sintomas de dor no maxilar ou de cabeça e dificuldade para mastigar. É necessário passar por uma avaliação odontológica para saber o real motivo da salivação.

Veja também: Aprenda a evitar a proliferação de cáries com atitudes simples e caseiras

PODE GOSTAR TAMBÉM