em

Receitas de salada de bacalhau: 8 opções saborosas

Aprenda a fazer um acompanhamento delicioso para o almoço de domingo

salada de bacalhau
Crédito: Wikimedia Commons

O bacalhau é um peixe muito apreciado no Brasil, embora não esteja entre os mais populares devido ao preço elevado. Mas quando a ocasião pede, vale a pena investir um pouco e preparar deliciosas receitas, como o tradicional bolinho de bacalhau português e essas opções de salada de bacalhau para um almoço ou jantar especial.

Veja também: como dessalgar bacalhau

8 Saladas de bacalhau

A salada de bacalhau pode ser feita com vários tipos de ingredientes, de acordo com o gosto do cozinheiro e dos convidados. Você vai aprender agora uma versão considerada tradicional, com ingredientes usados na cozinha portuguesa, e variações de preparo e sabores.

1. Receita tradicional

receita de salada de bacalhau tradicional
Crédito: Villa Sabor

Em uma típica receita portuguesa, muitos ingredientes são indispensáveis, como por exemplo as batatas, os ovos e as azeitonas. Claro, também o bacalhau. Então, todos esses ingredientes estão presentes nessa deliciosa receita junto com cebola, alho, azeite de oliva, salsa, cebolinha, sal e pimenta vermelha. Se quiser deixar o prato ainda mais típico, substitua a cebolinha por coentro.

2. Com grão-de-bico

salada de bacalhau e grão
Crédito: Tele Culinária

O grão-de-bico é outra opção de ingrediente muito boa para compor a sua salada feita à base de bacalhau. Vai deixar o prato mais colorido, consistente e nutritivo. Pode até servir como uma refeição completa em um almoço rápido.

3. Quinoa e bacalhau

salada de bacalhau e quinoa
Crédito: Tudo Gostoso

No lugar do grão-de-bico também pode usar a quinoa. Os dois ingredientes são altamente nutritivos, saborosos e precisam de um preparo semelhante para ficarem macios. Nessa receita também vai, além da quinoa e do peixe, alho, cebola, salsinha, cenoura e tomate.

4. Feijão fradinho

salada de bacalhau e feijão
Crédito: KDelícia Cozinha

O feijão fradinho é muito gostoso para servir como salada, mesmo sem o bacalhau. Mas para incrementar o prato, o peixe vai muito bem. Para essa receita, além desses dois ingredientes, vai precisar de alho, milho, ervilha, azeite, azeitonas, cebola, ovos e bacon em pó.

5. Vegetais com bacalhau

salada de bacalhau e vegetais
Crédito: Cozinha Travessa

Essa é uma versão bem colorida da salada porque leva legumes e frutas, como cenoura, batata, tomate, vagem, uva passa, azeitona, palmito e ervilha. Também vai precisar de alho, cebola, azeite e sal para temperar.

6. Salada gourmet

receita de salada de bacalhau gourmet
Crédito: Globo

Quer apresentar uma salada mais requintada à mesa? Então escolha os ingredientes em versão mini para ficar mais bonito. Essa salada também é muito colorida, pois leva, além do bacalhau, alecrim, pimenta vermelha, cheiro-verde, mini cebolas, ovos de codorna, vagem, batatas bolinha, tomates-cereja, croutons, azeitonas pretas pequenas, mini alface e temperos.

7. Couve e bacalhau

salada de bacalhau e couve
Crédito: Guloso e Saudável

A couve refogada é mais um dos ingredientes típicos na cozinha portuguesa que acompanha muito bem o bacalhau, ambos com sabor acentuado. Essa receita é mais simples no sentido de que leva menos ingredientes. Só vai precisar do peixe, da couve manteiga, cebola, cenoura, azeitona, alho e azeite.

8. Maionese de bacalhau

salada de bacalhau e maionese
Crédito: Guia da Cozinha

A maionese de batatas também é considerada uma salada, então se incluir bacalhau na receita, é mais uma sugestão deliciosa para incluir na lista. Essa versão leva outros ingredientes como mandioquinha, cenoura, vagem, tomate-cereja, alface, salsinha, além de suco de limão, sal e maionese.

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lavar calça jeans

Como lavar calça jeans corretamente

molho de cachorro-quente

10 Receitas de molho de cachorro-quente