em

Receita tradicional de bolinho de bacalhau

Aprenda como fazer a primeira receita oficialmente registrada em livro do verdadeiro bolinho de bacalhau português
bolinho de bacalhau
Crédito: Wikimedia Commons

O bolinho de bacalhau é uma iguaria tipicamente portuguesa que chegou ao Brasil, claro, com os portugueses. Na região norte de Portugal, eles também são chamados de pastéis de bacalhau, mas somente o nome é que muda, além de alguns detalhes no preparo, pois com o tempo toda receita sofre adaptações.

Você pode pensar que ele é uma receita com centenas de anos, mas a verdade é que a primeira receita registrada oficialmente é de 1904 e consta em um livro chamado Tratado de Cozinha de Copa, do autor Carlos Bandeira Melo. É essa receita que você vai aprender a seguir, e depois vai ver outras variações igualmente saborosas.

Como fazer bolinho de bacalhau passo a passo

Ele é feito com uma massa que mistura o peixe e batatas, não há qualquer tipo de farinha. Além disso, a proporção de peixe e batatas deve ser equilibrada para que se obtenha a consistência perfeita, assim como recomenda a receita do livro.

Ingredientes

Batata inglesa: 450 gramas;
Postas de bacalhau desfiadas: 350 gramas;
Salsinha picada: 1 ramo grande;
Ovos: 6 unidades com gemas e claras separadas;
Alho picado: 3 dentes;
Sal: a gosto;
Pimenta preta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece lavando bem as batatas colocando-as para cozinhar ainda com casca até que fiquem bem macias;
  2. Enquanto isso, coloque também o bacalhau para cozinhar em outra panela ou na mesma, desde que ambos fiquem bem macios. Nessa etapa o bacalhau ainda deve estar em postas inteiras;
  3. Depois que estiverem os dois ingredientes bem cozidos, descasque as batatas e retire a pele e as espinhas todas do bacalhau;
  4. Faça um purê com as batatas e envolva o bacalhau em um pano de prato limpo para esmagar até que fique desfiado. Depois misture os dois ingredientes muito bem;
  5. Adicione as gemas, a salsinha, o alho, o sal e a pimenta e misture tudo;
  6. À parte, bata as claras em neve e depois misture à massa do bolinho com delicadeza para que não perca o ar e fique fofa;
  7. Utilize duas colheres de sopa para dar forma aos bolinhos, deixando em formato de risoles. Pegue uma porção com uma das colheres e vá moldando passando de uma para a outra;
  8. Depois só precisar fritas os bolinhos em óleo bem quente até ficarem dourados e escorrer em papel toalha. Estão prontos para servir como petisco ou entrada.

Outras receitas de bolinho de bacalhau

Agora que já aprender a receita considerada oficial, veja também outras variações que foram criadas a partir dessa base.

1. Com farinha de rosca

receita de bolinho de bacalhau com farinha rosca
Crédito: Tudo Gostoso

Se na receita original não vai qualquer tipo de farinha, essa versão traz o diferencial da farinha de rosca. Também leva menos gemas, adiciona cebolinha e o azeite na massa.

2. Com cebola

receita de bolinho de bacalhau com cebola
Crédito: Tele Culinária

Para essa outra deliciosa receita do bolinho você vai usar as batatas e o bacalhau, também o alho, os ovos, sal e pimenta, mas o diferencial fica por conta da cebola e da noz-moscada para dar um toque especial de sabor.

3. Bolinho de bacalhau com trigo

receita de bolinho de bacalhau com trigo
Crédito: Panelinha

Mais uma versão com diferenciais. Essa reúne os diferenciais da outras e ainda conta com a farinha de trigo na massa, que pode deixá-la um pouco mais pesada. Certamente também fica muito gostosa, vale a pena experimentar.

4. Recheado com queijo

receita de bolinho de bacalhau recheado
Crédito: Guia da Cozinha

Essa versão não poderia faltar. Em Portugal também de fazem bolinhos recheados com queijo e para ser especial precisa ser o queijo da Serra da Estrela, que é um queijo de ovelha cremoso de sabor acentuado. No Brasil, a substituição pode ser feita pelo típico requeijão ou por muçarela, como sugere essa receita.

5. Recheado com camarão

receita de bolinho de bacalhau com camarão
Crédito: GNT

Por fim, além do bacalhau você também adora camarão, vai se apaixonar por essa receita que é muito fácil de fazer. Só vai precisar de batatas, do bacalhau, da salsinha, do camarão e dos temperinhos.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

7 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
evolução sintomas de alzheimer
Conheça as 3 fases dos sintomas de Alzheimer
ter um bom coracao
Como ter um bom coração mesmo com quem não merece