sabonete debaixo dos lençóis
People image created by Freepik

Colocar sabonete debaixo dos lençóis para dormir melhor funciona?

Existe uma teoria de que colocar um sabonete embaixo dos lençóis alivia cãibras. Será que faz sentido?

Publicidade

Pessoas do mundo todo têm relatado um efeito positivo para seus problemas de cãibras noturnas e de síndrome das pernas inquietas. Trata-se de um tratamento alternativo muito simples: colocar um sabonete debaixo dos lençóis, perto dos pés, na hora de dormir. Você já ouviu falar sobre isso?!

Apesar de essa teoria estar ganhando visibilidade na internet, isso é apenas devido à grande quantidade de pessoas que relatam sua eficácia. Nenhum médico, no entanto, confirma que seja verdade.

O que os médicos dizem

De acordo com os profissionais, não existe qualquer comprovação científica que diga que colocar sabonete debaixo dos lençóis seja capaz de aliviar cãibras e a síndrome das pernas inquietas. Para eles, se existe algum resultado positivo nesse tratamento, é causado por um efeito placebo, ou seja, psicológico.

Será um efeito psicológico?

Por outro lado, várias pessoas curiosas e interessadas no assunto começaram a pesquisar e a buscar um sentido no fato para determinar se realmente um efeito psicológico é capaz de ser tão poderoso ou se existe algo na composição do sabonete capaz de aliviar estes problemas.

Publicidade

Em primeiro lugar, o que levantou muito questionamento foi o fato de que várias pessoas que relataram resultados positivos, só ficaram sabendo depois que haviam dormido com um sabonete perto dos seus pés. Então, não seria um efeito placebo, pois não estavam conscientes do tratamento.

A hipótese do sabonete debaixo dos lençóis

Essas pessoas que se dispuseram a pesquisar sobre o assunto encontraram dois fatores possíveis na composição do sabonete que podem ser capazes realmente de aliviar cãibras e os sintomas da síndrome das pernas inquietas.

Moléculas do sabonete

A hipótese principal é de que quando o sabonete está novo, ele possui uma umidade entre 5 e 15%. Na teoria, algum tipo desconhecido de molécula se desprenderia do sabonete, aderindo à pele e aliviando as dores.

Porém, esse resultado seria bloqueado à medida que o sabonete fosse ressecado. Para que os efeitos continuassem, seria necessário raspá-lo para ter acesso a uma nova camada úmida, que tornaria a liberar a molécula.

Publicidade

Óleo essencial

A única forma de a hipótese fazer sentido é identificando essa molécula desconhecida. Sabe-se que a maior parte dos sabonetes contém algum tipo de óleo essencial na composição, que é o que lhes confere um aroma agradável. Alguns tipos, como o óleo de lavanda e de hortelã, são comprovadamente capazes de fornecer uma sensação de calma e de tranquilidade ao corpo.

Nesse caso, seriam as moléculas desse aroma calmante que evaporariam, entrando em contato com a pele e provocando o resultado de alívio da dor. Se essa teoria estiver certa, não necessariamente necessita de um sabonete debaixo dos lençóis para sentir algum resultado. Ajudaria também colocar uma fragrância de óleo essencial no quarto, que liberaria o aroma durante a noite.

Uma hipótese inofensiva que vale o teste

Pode até haver algum sentido em toda essa história, e como um simples sabonete é inofensivo à saúde, pelo menos quando não há substâncias alérgicas, não faz mal tentar.

Publicidade

O fato é que como não existe uma validação científica para isso, mesmo que você experimente e perceba um bom resultado, esse tratamento alternativo não substitui a consulta ao seu médico. Especialmente porque as cãibras podem ser sintoma de outro problema de saúde que necessita de tratamento.

Dica para aliviar cãibra

Uma das recomendações médicas para a prevenção e o alívio de cãibras, essa sim cientificamente comprovada, é ter uma alimentação saudável, bem variada, rica em vitaminas e sais minerais. Porém, se as cãibras não passarem, mesmo com uma alimentação adequada e a ingestão de água ao longo do dia, somente o médico poderá dizer o que está acontecendo.

PODE GOSTAR TAMBÉM