sabonete de açafrão
Crédito: Freepik
em

Como fazer sabonete de açafrão e para que serve

Faça um sabonete caseiro para deixar a sua pele mais hidratada e protegida contra acne.

O açafrão possui duas variedades principais que costumam ser confundidas, por isso é importante você saber diferenciar para utilizar na forma correta. O chamado verdadeiro açafrão é extraído de uma flor e vendido em forma de fiozinhos vermelhos ou de um pó vermelho. Já o outro, utilizado na receita de sabonete de açafrão que você vai ver a seguir, é o açafrão-da-Índia, também chamado de açafrão-da-terra ou cúrcuma.

Esse tipo de açafrão conhecido como cúrcuma, é uma raiz amarela da família do gengibre, e é facilmente encontrado no supermercado em forma de pó, na seção de temperos. Mas além do seu uso culinário, ele também é cada vez mais apreciado por causa das propriedades medicinais e cosméticas.

Para que serve o sabonete de açafrão?

O sabonete de açafrão é uma das formas de utilizar os benefícios da cúrcuma para dar mais hidratação à pele. O efeito hidratante ocorre devido aos demais ingredientes utilizados para fazer o sabonete, conforme você verá na receita ao final do artigo. Além disso, os benefícios do açafrão são aliados para uma pele saudável, rejuvenescida e com menos acne. Isso porque ele é:

  • Antioxidante: atua no combate aos radicais livres que impedem a renovação das células da pele. Quando eles são removidos, as células conseguem se renovar, o que favorece o rejuvenescimento da pele;
  • Queratolítico: essa propriedade faz com que a cúrcuma destrua as células velhas da camada superior da pele, deixando o espaço propício para as células novas;
  • Anti-inflamatório e cicatrizante: ajuda a pele a se curar de processos inflamatórios, a cicatrizar feridas, a secar acne e a reduzir a caspa.

Esses são apenas alguns dos benefícios da cúrcuma, considerando somente os efeitos que ele provoca na pele. Como ele é uma raiz relativamente nova no ocidente, ainda há diversos estudos em andamento para que se descubra outras propriedades e formas de uso.

Sabonete de açafrão para depilação funciona?

Há muitas demonstrações e depoimentos na internet sobre o uso do sabonete de cúrcuma ou mesmo de uma misturinha de açafrão com outros ingredientes para fazer depilação. A recomendação popular é de que o sabonete também ajuda a reduzir a quantidade e a grossura dos pelos, com uso prolongado.

Entretanto, não existe uma comprovação científica sobre esse efeito e a segurança do resultado. Portanto, embora também não haja contraindicação, fica a seu critério experimentar para ver se funciona. A dica é que consulte seu dermatologista antes de iniciar a aplicação do sabonete para esse fim, na intenção de prevenir qualquer efeito colateral na pele ou mesmo para sua saúde.

Como fazer

Veja uma receita simples para preparar o seu sabonete de açafrão caseiro para utilizar diariamente no banho.

Ingredientes

Sabonete glicerinado: 1 unidade com 90 gramas;
Camomila desidratada: 1 colher (sopa);
Açafrão em pó: 1 colher (sopa);
Água: 110 nl;
Mel: 2 colheres (sopa);
Bicarbonato de sódio: 1 colher (café).

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo a água e a camomila para fazer um chá. Quando levantar fervura, desligue o fogo.
  2. O próximo passo é ralar o sabonete no ralo grosso do ralador.
  3. Coe o chá e misture ao sabonete ralado até que dissolva.
  4. Quando estiver totalmente dissolvido, misture o açafrão e o bicarbonato, que tem a função de aumentar a conservação do sabonete.
  5. Por fim, misture o mel.
  6. Coloque a mistura em pequenos potes para dar forma aos sabonetes. Pode também colocar em um pote grande e cortar depois que estiver sólido.
  7. Deixe o sabonete secar nos potes. Pode ser na geladeira ou em temperatura ambiente.
  8. Quando estiver sólido, desenforme e enrole em plástico filme para conservar até o momento de usar.

Se estiver interessado em mais sabonetes que são benéficos para sua pele, há inúmeras outras receitas disponíveis. Você pode aprender também a fazer um sabonete caseiro de alecrim para deixar a pele cheirosa, hidratada e sem o excesso de oleosidade.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Para obter os efeitos esperados, é recomendado manter uma rotina saudável, com alimentação natural e balanceada, além de beber pelo menos 1,5 litro de água ao longo do dia e praticar exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

açafrão com mel

Açafrão com mel: para que serve e como preparar?

dobrar roupas

Como dobrar roupas e manter a organização: confira ótimas dicas