feijão azedo
Crédito: Freepik
em

Como saber se o feijão azedou – e como evitar que aconteça rápido

Se azedou, não pode comer! Veja o que fazer para o feijão durar mais tempo

Feijão é o tipo de prato bom para fazer em grande quantidade e deixar sobrar para a semana. Se for comer logo, dá para deixar alguns dias na geladeira, sem congelar. Mas, se você achar que vai comer logo e acabar se esquecendo, o feijão vai ficar azedo, mesmo estando na geladeira. Como saber se azedou? Veja só.

Veja também: Comprar alimentos com embalagem danificada é uma boa ideia?

Dicas para saber se o feijão está azedo

O feijão azedo muda de cor, de textura, de cheiro e de sabor. É assim com quase todo tipo de comida preparada quando estraga.

Na aparência, o feijão azedo vai ficar com uma cor mais acinzentada, típica de algo que está ficando mofo. Mas, nem sempre isso vai acontecer, e o feijão já vai estar azedo. Então, observe outras coisas.

Quanto à textura, é normal que o feijão fique mais grosso quando está gelado. Mas quando está azedo, fica mais grosso ainda.

Agora, para saber se está azedo mesmo, precisa aquecer um pouco para ele liberar cheiro e gosto. Tire um pouco do feijão da tigela, aqueça e sinta se o cheiro parece azedo. Dê uma provadinha e aí sim você terá certeza. Gosto ruim, feijão pro lixo!

Quantos dias de geladeira?

Se você for comer o feijão em até 5 dias, pode deixá-lo na geladeira. Mas coloque em uma tigela com tampa bem fechada, e mais no fundo da geladeira para evitar a variação de temperatura sempre que abrir a porta.

Pode requentar quantas vezes?

O ideal é só aquecer a quantidade de feijão que for comer na hora. Se você pegou o feijão pronto, requentou, comeu e sobrou na tigela, espere ficar em temperatura ambiente, tampado, e depois guarde na geladeira.

Guarde no congelador

Se você fez bastante feijão e não sabe quando vai comer tudo, a melhor ideia é congelar. Separe por porções menores, só o tanto que pretende consumir em cada refeição, pois não deve recongelar.

Congelado, o feijão dura até 2 meses. Coloque uma etiqueta na tampa com a data do congelamento, assim você saberá se o feijão está velho. Mesmo congelado ele não dura pra sempre.

Para variar as opções de pratos durante a semana, faça bolinho de feijão ou bolinho de feijoada.

biquini e maio para seios grandes

13 Modelos de biquíni e maiô para quem tem seios grandes

o que fazer com leite azedo

Leite azedo: como aproveitar e evitar o desperdício