roteador
Crédito: Freepik
em

Roteador: mitos e verdades sobre o aparelho da sua internet

Tire suas dúvidas sobre esse aparelho tão importante para garantir o sinal de wi-fi na sua casa, e aprenda a lidar melhor com ele

Publicidade

O roteador é o aparelho que liga e distribui a internet pela sua casa. Existem vários mitos e verdades sobre o funcionamento desse aparelho, e é bom confirmar o que é real e invenção sem fundamento para aprender a lidar melhor com o roteador, usufruindo de toda a sua capacidade.

Veja também: Dicas para melhorar o sinal da wi-fi da sua casa

Mitos e verdades sobre o roteador de internet

Muitas pessoas que têm um roteador em casa não faz ideia de como ele funciona e, assim, não conseguem lidar com possíveis problemas de funcionamento do aparelho. Pedir ajuda para outra pessoa que não conhece é ainda pior, pois o risco de ouvir um grande mito sobre o que fazer é grande. Então, entenda melhor sobre esse aparelho agora.

O roteador pode queimar mesmo fora da tomada

Verdade. Quer dizer, a menos que a sua internet seja de fibra ótica. Mas, se não for, pode acontecer. Os cabos telefônicos e de TV são feitos de material condutor de eletricidade. Então, quando raios caem nas linhas de transmissão ou postes, podem queimar equipamentos ligados a esses cabos, mesmo que não estejam ligados na tomada.

Publicidade

Os espelhos ajudam a espalhar o sinal wi-fi

Mito, e muito pelo contrário. Ao invés de espalharem o sinal, os espelhos que ficam muito perto do roteador atrapalham o sinal wi-fi. Isso acontece por causa do metal que compõe os espelhos e, por isso, o mesmo acontece se tiverem outros objetos metálicos muito próximos do roteador.

O micro-ondas interfere no sinal wi-fi

Verdade. Nesse caso, o micro-ondas atrapalha por causa das ondas de rádio. O mesmo acontece com o telefone sem fio, as babás eletrônicas e transmissores de TV que operam na mesma faixa de frequência das redes wireless, 2.4Ghz.

Não adianta reiniciar o roteador para melhorar wi-fi

Mito. Dependendo do motivo pelo qual a wi-fi está ruim, reiniciar o roteador pode ajudar sim. Todo equipamento eletroeletrônico sofre com variações elétricas, e às vezes é necessário reiniciar o aparelho para melhorar seu funcionamento.

Publicidade

O roteador deve ficar em um local aberto da casa

Verdade. Lugar aberto não significa lá fora no quintal, mas sim em um cômodo mais aberto e espaçoso, com menos paredes e o mínimo de objetos ou portas bloqueando o sinal. O aparelho consegue enviar o sinal de wi-fi até através das paredes, mas, se forem muito grossas, não terá a mesma qualidade.

O roteador pode matar as plantas

Verdade. As plantas muito próximas ao roteador ficam expostas à radiação dos roteadores de wi-fi. Se você tem uma planta que parece não se desenvolver ou estar bem saudável, e ela fica perto do seu roteador, experimente mudá-la para um lugar afastado do aparelho.

Roteador de 5.0 Ghz é melhor que 2.4 Ghz

Mito. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. Apesar de o 2.4 Ghz ter uma taxa de transferência de dados mais baixa, compensa com maior alcance. Já o 5.0 Ghz é o contrário: oferece maior taxa de transferência, mas perde no alcance.

Publicidade

Veja também: Aparelhos que melhoram a internet da sua casa ou escritório

Ceia de Natal

Ceia de Natal mais saudável: Receitas deliciosas e fáceis

Chiclete de camarão

Chiclete de camarão: um prato cremoso para almoços e jantares