como melhorar sinal wifi
Crédito: Freepik
em

6 Dicas para melhorar o sinal do wi-fi de casa

Não basta mandar instalar o roteador de wi-fi e não prestar atenção nesses requisitos importantes para ela funcionar bem

Ter internet wi-fi em casa é muito mais vantajoso do que ficar usando os créditos do celular o tempo todo, e ter que ficar colocando tablets e laptops em cabos. Hoje em dia, a liberdade dos eletrônicos sem cabos é muito valiosa para trazer mais praticidade à rotina.

Mas não basta ter um sinal de wi-fi em casa. É preciso que ele seja bem distribuído e que alcance todos os cômodos. Além disso, tem outro truques para ficar de olho e garantir que o sinal seja o melhor possível, sem ficar travando ou caindo. Veja o que pode fazer.

1. Escolha o melhor lugar para o roteador

Quando o roteador for instalado, não deixe que o técnico coloque em qualquer lugar só por ser mais fácil. Pense em onde vai colocar, pois precisa ser um espaço aberto e um lugar mais alto, o máximo possível, para que as paredes e outros objetos não atrapalhem a passagem do sinal e para que o sinal se espalhe.

Além disso, evite colocar o roteador perto de telefone fixo sem fio ou micro-ondas, pois pode causar interferência no sinal.

2. Mantenha os aparelhos atualizados

As atualizações que os celulares, laptops, tablets e computadores precisam fazer de tempos em tempos são importantes. Não ignore-as sempre. Essas atualizações ajudam os aparelhos a funcionarem melhor, inclusive a receber melhor o sinal da wi-fi.

Atualizar o roteador também é interessante, escolhendo um padrão chamado de N que envia e recebe dados mais rapidamente. Para isso funcionar, pode ser necessário trocar a placa de rede em seu computador para suportar esse formato.

3. Instale um repetidor

Para casas muito grandes, com paredes e pisos muito grossos, o repetidor pode ser a solução. Ele é um dispositivo colocado em parte da casa nas quais o sinal da wi-fi quase não chega, para aumentar o alcance do sinal. Geralmente esses dispositivos precisam estar conectados ao roteador por cabo, então precisa planejar por onde o cabo vai passar.

4. Altere o canal de conexão

É comum que uma rede de conexão esteja funcionando no mesmo canal de várias outras, principalmente entre vizinhos de prédio. Para melhorar sua wi-fi, você deve escolher um canal que esteja mais livre. Para isso, pode usar aplicativos como Wifi Analyzer que irá ver qual canal está utilizando cada roteador, para então recomendar os melhores. Quando souber qual é o melhor canal, ligue para sua operadora para fazer a troca ou veja no manual de instruções do roteador.

5. Evite ladrões de wi-fi

Já pensou se o seu vizinho descobriu a senha da sua wi-fi e está usando para várias coisas pesadas na casa dele? Pode acontecer, no caso de ter um vizinho não muito legal e de ter colocado uma senha muito fácil na sua rede.

Para tirar a dúvida, mude a senha da sua wi-fi com frequência, e para garantir ainda mais segurança, use o endereço MAC da placa de rede. O acesso ao equipamento fica completamente bloqueado, a não ser para o código MAC que foi liberado.

6. Reinicie o roteador

É comum que o sinal da wi-fi fique mais lento conforme o roteador aquece. Então, reiniciá-lo é uma boa estratégia para o sinal melhorar. O ideal mesmo é manter o roteador desligado nos horários em que ninguém estiver usando. Assim, ele vai esfriar por completo e funcionar melhor quando estiver ligado.

Veja também: Como vender produtos a partir de casa pela internet

Idoso procura tratamento depois de descobrir larvas na perna, mas é liberado para casa

bolo frito

Bolo frito nordestino: um petisco salgado fácil de fazer