em

5 Remédios caseiros para queimaduras

Alivie a dor com essas soluções caseiras fáceis e eficazes

remédios caseiros para queimaduras
Crédito: Pexels

Quem nunca passou por um aperto por causa de queimadura que atire a primeira pedra. Seja queimadura de sol, de cozinha ou de água viva, é sempre bom conhecer os remédios caseiros para queimaduras ideal para cada caso.

Melhores remédios caseiros para tratar queimaduras

remédios caseiros para queimaduras melhores
Crédito: Medical News Today

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista de confiança e usar os remédios caseiros para queimaduras depois da sua autorização. Cada caso é único e uma queimadura na pele deve ser tratada de perto e com bastante cuidado.

1. Gel de babosa

Cicatrizante e anestésico, o gel de babosa é excelente para tratar queimaduras por fogo ou objetos aquecidos. Além disso, é rico em vitamina E e emolientes, que garantem não apenas a cicatrização, mas reduzem as chances de manchas na pele.

Ele é eficaz também para o tratamento de queimaduras por água viva, depois de retirados quaisquer tentáculos. Para usar, faça um cataplasma com o gel e uma gaze, deixando agir por 10 minutos, reaplicando a cada 3 horas.

2. Água fria

Nem tem o que discutir, a água fria ajuda a baixar a temperatura e diminuir a dor. Colocar a região queimada debaixo da água corrente deve ser a primeira ação depois do machucado. E tem que ser água fria, quase em temperatura ambiente.

A água gelada e o gelo podem agravar o ferimento, causando queimaduras de frio por cima da pele já machucada, não sendo assim recomendada a sua utilização.

3. Chá de camomila

O chá de camomila tem ação calmante, cicatrizante e emoliente, sendo um dos remédios caseiros para queimaduras para tratar queimaduras por calor e contato. Ele deve ser utilizado em temperatura ambiente ou frio, nunca quente.

É bom também para queimaduras de sol, devendo ser aplicado com um algodão, delicadamente, deixando secar na pele. Pode ser colocado ainda em um borrifador ou fazer compressas frias no local afetado.

4. Óleo de coco

O óleo de coco ajuda a cicatrizar mais rapidamente, ajudando na recuperação celular, diminuindo os riscos de manchas na pele. Além disso, ajuda a aliviar a dor, reduzindo a chance de formação de bolhas aquosas, por ter ação anti-inflamatória.

Deve ser aplicado na pele limpa, várias vezes ao dia, sempre que necessário, de forma uniforme e delicada.

5. Manteiga de karité

Queridinha dos cremes cosméticos, a manteiga de karité tem ação anti-inflamatória, analgésica e emoliente, facilitando o processo de recuperação da pele.

Serve tanto para queimaduras de sol quanto para aquelas feitas por contato, bastando passar uma fina camada no local afetado, sempre que necessário.

Lembre-se de que essas dicas servem apenas para queimaduras superficiais e de pequena extensão. Para casos mais sérios, procure um médico para a correta medicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

crise existencial

Crise existencial: o que é e como enfrentar

tomar café com uma amiga

Tomar um café com uma amiga pode ser a melhor terapia