em

4 Remédios caseiros para piolhos e como prevenir a infestação

Piolhos são muito comuns e não têm a ver com higiene. Mas há cuidados simples a tomar para evitá-los. Veja quais são.
remédios caseiros para piolhos
Designed by Freepik

Especialmente nas crianças, as infestações de piolhos são muito comuns. Esses parasitas pulam de cabeça em cabeça, colocam ovos e se alimentam do sangue humano, provocando coceira. Mas ainda bem que existem remédios caseiros para piolhos, que você vai conhecer agora, bem como as formas de prevenção.

Melhores remédios caseiros para piolhos

remédios caseiros para piolhos
Crédito: Freepik

Os piolhos podem acontecer em adultos, mas nas crianças o contágio é mais fácil por causa do contato próximo que elas têm na escola e em outros ambientes de convívio. É muito fácil encontrar remédio para piolhos nas farmácias, porém eles têm um cheiro forte e talvez você prefira usar as opções caseiras, que são as seguintes:

1. Chá de arruda

O chá de arruda, além de eliminar os piolhos e as lêndeas, também acalma a coceira. Para utilizar, misture 40 gramas de folhas de arruda com 1 litro de água fervente e, quando estiver morno, passe nos cabelos molhados e depois enrole uma toalha na cabeça, abafando por meia hora.

Passado esse tempo, lave os cabelos com shampoo e condicionador, mas não enxague. Passe um pente fino para ir removendo os parasitas e só depois enxague.

2. Spray de citronela

A citronela é muito conhecida por seu efeito inseticida, que também afeta os piolhos. Então é um dos remédios caseiros para piolhos que pode ajudar a eliminar a infestação. Para utilizar, faça uma mistura com 350 mililitros de água, 350 mililitros de álcool, 150 mililitros de tintura de citronela e 150 mililitros de glicerina líquida.

Depois de tudo misturado, coloque em um borrifador e pulverize na raiz e ao longo dos fios uma vez ao dia, deixando agir por alguns minutos. Depois passe o pente fino e lave normalmente.

3. Óleos essenciais

Misturas de óleos essenciais também são ótimas para criar um ambiente repugnante para os piolhos, ao mesmo tempo em que tratam dos machucados causados pelas picadas. Você pode misturar partes iguais de óleo de hortelã-pimenta, óleo de lavanda e óleo de eucalipto, aplicar no couro cabeludo antes de dormir e lavar de manhã com shampoo para cabelos oleosos.

4. Álcool canforado

A quarta sugestão entre os remédios caseiros para piolhos é esse álcool com cânfora, encontrado na farmácia. Esse método é bom para evitar que os primeiros piolhos se reproduzam, assim que notar a presenta de alguns deles. Só precisa borrifar o álcool nos cabelos, deixar agir por alguns minutos e depois lavar.

Como prevenir piolhos?

métodos de prevenção de piolhos
Crédito: Freepik

Mesmo não tendo asas, os piolhos passam de cabeça em cabeça pulando. Então, é preciso estar bem perto de uma pessoa infestada para pegar também, o que não é difícil. Eles também ficam até 48 horas vivos mesmo fora do couro cabeludo, por isso há medidas que devem ser tomadas para prevenir uma nova infestação, tais como:

1. Separar os pertences da pessoa afetada

Se alguém na sua casa começou a se queixar de muita coceira na cabeça e você detectou que é piolho, deve separar e lavar todos os seus pertences, como roupa de cama, de banho, roupas e chapéus ou bonés. Lave as roupas sozinhas na máquina e depois ferva por 30 minutos, pois os bichinhos podem cair da cabeça e sobreviver nas peças.

Os pentes, escovas e acessórios de cabelo não devem ser compartilhados e é bom mergulhá-los em água com sabão a 60 °C por 10 minutos para matar os piolhos e lêndeas.

2. Não compartilhar objetos e roupas

Mesmo não havendo infestação de piolhos detectada, é melhor evitar o compartilhamento de objetos pessoais com outras pessoas, desde acessórios a roupas, toalhas e afins. Essa medida vale para membros da mesma família, sejam crianças ou adultos.

3. Inspeção rotineira

Como os piolhos são mais fáceis de pegar em crianças por causa do convívio na escola, um bom método de prevenção é fazer uma inspeção rotineira na cabeça dos pequenos. Assim, se perceber que existem alguns piolhos, eles podem ser combatidos de forma mais fácil e rápida.

4. Avisar a escola

Os pais não devem ter vergonha caso encontrem piolhos na cabeça dos filhos. Pelo contrário, esse problema é muito comum, e a direção da escola deve ser avisada para alertar as outras famílias. Enquanto a criança estiver com piolhos, ela não deve ir à escola até terminar o tratamento em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

remédios para candidíase
4 Remédios caseiros para candidíase
remédios caseiros para aftas
6 Remédios caseiros para aftas