Ingredientes caseiros para tratar a caspa
Crédito: Freepik

5 Ingredientes caseiros para tratar a caspa

Confira algumas receitas caseiras que ajudam a acabar de vez com o incômodo da caspa

Publicidade

Se você já teve caspa, sabe o incômodo que ela causa. Muito além da estética, a caspa produz irritações no couro cabeludo, gerando muita coceira e descamação da pele. Ela acontece principalmente nessa área da cabeça porque é uma região com muitas glândulas sebáceas, mas também pode afetar as sobrancelhas, atrás das orelhas e até ao redor do nariz.

Para tratar a caspa, o ideal é ir primeiro em um médico dermatologista, pois existem diferentes graus do problema e pode ser necessário fazer um tratamento com loções e xampus específicos, além de medicamentos orais. Mas, se não puder ir ao médico de imediato e a sua caspa por leve, sem inflamações, pode tentar alguns ingredientes caseiros.

5 Ingredientes caseiros para caspa

Esses ingredientes são bem comuns de ter em casa e podem ajudar a tratar a caspa porque são anti-inflamatórios, antissépticos, bactericidas, reguladores do pH e umectantes. Cada um tem algumas dessas funções. Veja só.

1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos remédios caseiros para caspa mais apropriados. Um elemento 100% natural, o vinagre dá vigor ao couro cabeludo, combate o ressecamento, a coceira e diminui a caspa consideravelmente.

Publicidade

Ele também tem a propriedade de acidificar levemente o couro cabeludo, ajudando a conter a proliferação de fungos e a oleosidade. Serve para limpar o cabelo e o couro cabeludo, tanto que é usado por quem pratica o no-poo e low-poo ou mesmo para finalizar a lavagem comum do cabelo.

Para aplicar o vinagre de maçã é simples: lave o cabelo com seu xampu comum e enxágue. Depois, passe o vinagre por todo o cabelo e massageie o couro cabeludo. Use na própria garrafinha para ser mais fácil. Enquanto o vinagre age, lave o corpo. Depois é só enxaguar. Não precisa do condicionador, pois o vinagre sela os fios.

2. Suco de limão

O limão é um tônico e adstringente muito eficaz. Como também é ácido e rico em vitamina C, ele cumpre com uma função semelhante a do vinagre. Esprema o suco de um limão e misture 1 parte de suco com 3 partes de água. Lave normalmente o cabelo, sem o limão. Depois de ter lavado o cabelo, espalhe o suco de limão no couro cabeludo, massageie bem e lave o corpo enquanto ele age. Depois enxágue com água morna e pronto.

3. Azeite ou óleo de coco

Tanto o azeite quanto o óleo de coco são ingredientes ricos em ácidos graxos microbianos que fazem bem para o organismo. São diferentes da oleosidade que causa a caspa. A função desses ingredientes é a umectante que ajuda a remover as crostinhas formadas pela caspa no couro cabeludo.

Publicidade

Nesse caso você vai fazer tipo uma umectação mesmo, aplicando o óleo no cabelo algumas horas antes do banho. Aplique bem no couro cabeludo e massageie para ir amolecendo as crostinhas. Depois, no banho, lave o cabelo com água morna ou fria e use um xampu antirresíduos. Não precisa fazer esse procedimento em todas as lavagens, pois vai deixar o couro cabeludo muito sensível.

4. Bicarbonato de sódio

Esse produto só deve ser usado por quem tem cabelo natural, sem química, pois ele tem um pH que favorece o ressecamento dos fios e do couro cabeludo. deve-se misturar uma colher de sobremesa de bicarbonato com uns 100 mililitros de água e passar no couro cabeludo antes do xampu. Massageie bem, pois o bicarbonato serve como esfoliante. Depois lave e enxágue, sempre com água morna ou fria.

5. Aspirina

Esse não é um ingrediente caseiro, mas é algo simples e que muita gente tem em casa. A Aspirina é composta por ácido acetil salicílico, o mesmo usado para vários produtos anticaspa, pois tem ação anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana e esfoliante.

Publicidade

Use com cuidado e só uma vez por semana, pois é uma fórmula mais concentrada do que os xampus que contêm ácido salicílico. Amasse um ou dois comprimidos e dilua em água, depois aplique no cabelo molhado e massageie delicadamente o couro cabeludo. Deixe agindo por alguns minutos, depois lave o cabelo normalmente, com água morna.

PODE GOSTAR TAMBÉM