em

10 Dicas para reformar casa gastando pouco dinheiro

Confira como mudar a cara da sua casa sem ficar completamente sem grana

reformar casa com pouco dinheiro
Crédito: Pixabay

Reformar casa com pouco dinheiro envolve preocupações de todos os lados, principalmente com os gastos, claro. Não importa se a reforma é voltada para a decoração, mobiliária ou estrutural.

Tem sempre algumas escolhas que você pode tomar para alcançar o resultado desejado de forma mais prática e econômica. Veja essas dicas para conseguir reformar casa com pouco dinheiro.

Como reformar casa gastando pouco dinheiro?

reformar casa gastando pouco dinheiro como
Crédito: Freepik

Confira abaixo algumas dicas e truques para mudar tudo sem gastar quase nada!

1. Faça você mesmo

Provavelmente essa é a dica mais importante, pois muitas vezes gasta-se mais com mão-de-obra do que com a própria reforma. Se for a sua primeira vez, não se assuste. Comece por tentar fazer as coisas mais simples como pintura, aplicação de rejunte, furos para estantes, entre outros pequenos reparos.

Perca o medo de ser criativo. Não foque nessa de “errar ou acertar”. O resultado é sempre gratificante e carregado de aprendizado.

2. Planeje-se

Para reformar casa com pouco dinheiro, é importante que você faça um planejamento com tudo o que precisa ser feito. Mas não ponha muitas expectativas no plano, pois imprevistos são comuns. Apesar dos imprevistos, você deve, sim, fazer um planejamento. Assim, pode visualizar tudo o que precisa ser feito e também selecionar os itens que necessitam ou não da ajuda de um profissional.

Além disso, é bom montar uma organização também para montar móveis e comprar objetos decorativos, pois desta forma você pode comprar de acordo com uma sequência de prioridade e controlar melhor os gastos.

3. Procure profissionais iniciantes

Caso seja necessário contratar um profissional, uma das alternativas é contratar profissionais que precisam incrementar o currículo e o portfólio, ou seja, iniciantes. Esses geralmente cobram mais barato e, além de deixar a sua reforma mais em conta, ambos os lados se ajudam.

Apesar disso, não deixe de fazer um orçamento antecipado, para você ter uma noção de quantidades de materiais necessários como, por exemplo, azulejos, piso e também o valor da mão-de-obra. Outra vantagem de fazer orçamentos em diversos lugares é que você consegue escolher o melhor e mais em conta.

4. Renovar móveis usados

Uma opção muito efetiva para reformar casa com pouco dinheiro é renovar seus móveis antigos ou até mesmo comprar móveis usados e repaginá-los. Tenha cuidado e atenção no estado de deterioração dos móveis, principalmente com insetos que atacam a madeira, por exemplo. Caso contrário o tiro sairá pela culatra e você terá gasto dinheiro em um objeto que vai precisar passar por dedetização ou irá diretamente para o lixo.

Porém, aquele móvel que está apenas desgastado não deve deixar de ser interessante apenas por isso. Você pode comprar lixa, tinta e verniz, e transformá-lo você mesmo na sua casa. Isso custa bem menos que comprar um novo.

5. Pesquise muito

É importante que você pesquise muito bem os preços dos materiais e objetos fazendo uma comparação de preços entre lojas de materiais de construção e decoração. Sim, essa etapa requer alguma paciência, porém, após ter feito um planejamento dos produtos que precisam ser comprados, a busca pelas lojas passam a ser mais rápidas e diretas.

Em caso de lojas grandes, tente antes visitar o site das empresas, mas sem deixar de pesquisar também em companhias pequenas que, por vezes, têm preços mais acessíveis.

6. Use materiais à sua disposição

reformar casa gastando pouco dinheiro dicas
Crédito: Freepik

Essa dica é muito importante, pois consiste na utilização de materiais muito fáceis que podem até sair a custo zero. Você pode utilizar desde CD’s para a decoração de paredes, até pedras para o chão e luzes de Natal para decorar o quarto.

O legal da dica das luzes de Natal é que elas são bastante flexíveis, podendo ser transformadas em quaisquer cenários que você queira.

7. Use pallets

Se antigamente os pallets eram usados apenas na sua função original em armazéns e depósitos, agora eles são uma tendência na decoração. Afinal, eles ocupam pouco espaço, são práticos e versáteis.

Às vezes é possível até consegui-los gratuitamente, o que é ótimo para quem quer reformar a casa gastando pouco dinheiro.

8. Opte pelo minimalismo

O minimalismo é uma tendência artística que se ramificou também para a arquitetura. Os minimalistas sempre usam o mínimo para a decoração e optam por um espaço visualmente limpo, o que pode tornar a reforma bem mais barata.

9. Aproveite as áreas

Em uma reforma, geralmente muitas áreas não são aproveitadas corretamente. Assim, pessoas constroem novos locais e gastam dinheiro a mais, ao invés de já aproveitar um espaço construído.

Um exemplo disso é aquela garagem abandonada, que pode ser transformada em uma maravilhosa área de churrasco, com a reforma correta.

10. Não deixe para depois

Deixar a reforma para fazer depois é um grande erro que muitas pessoas cometem. Postergar uma reforma que seja necessária pode gerar grandes problemas, pois os materiais originais irão se deteriorando aos poucos.

Isso faz com que o processo de substituição e renovação fique ainda mais caro. Uma reforma rapidamente executada sai muito mais barata e não gera tanta dor de cabeça.

Assista ao vídeo para ajudar a planejar melhor todos os passos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

15 Exercícios de memória para manter o cérebro afiado

Narguilé faz mal para a saúde?