em

10 Receitas de quentão com vinho ou com pinga

Para organizar um arraiá bem animado para os adultos, não pode faltar o quentão no cardápio de bebidas

receita de quentão
Crédito: Pxhere

As receitas de quentão, como o nome sugere, são de uma bebida quente para servir no inverno. Ele é feito especialmente para as festas juninas, perfeito para aquecer o corpo e combina muito bem com o cardápio da festa. Essa é uma bebida originalmente alcoólica, feita à base de vinho, mas também tem as versões com pinga. Veja algumas sugestões de como preparar as suas receitas de quentão e faça em casa para experimentar.

Veja também: brincadeiras de festa junina para crianças e adultos

Como fazer quentão de vinho

As receitas de quentão de vinho são feitas com especiarias e frutas, que podem variar conforme o gosto. Por isso que é bom preparar algumas opções em casa antes de servir na festa, assim poderá dosar as quantidades de modo a agradar a todos.

Veja também: looks para festa junina

1. Receita simples

receitas de quentão de vinho simples
Crédito: Tudo Gostoso

Nessa opção usa-se o vinho tinto suave, um pouco de cachaça, de água, açúcar e as especiarias que são cravos-da-índia, canela em pau e algumas rodelas de gengibre fresco que fazem toda a diferença no sabor e no aroma da bebida.

Veja o passo a passo: quentão de vinho simples

2. De vinho branco

receitas de quentão de vinho branco
Crédito: Sal de Flor

Sim, com vinho branco também é possível fazer quentão. Essa opção vai surpreender seus convidados não só pela cor da bebida que é fora do comum, mas também pela maneira de servir. Essa opção é servida em copinhos feitos de maçã fresca.

Anote os ingredientes para: quentão de vinho branco

3. Vinho quente com frutas

receitas de quentão de vinho quente
Crédito: Dani Noce

O vinho quente é uma variação do quentão de vinho, porque o resultado é uma bebida com menos sabor de álcool e mais sabor de frutas e especiarias. Então, talvez seja a melhor ideia para servir em uma festa durante o dia. A receita leva laranja, maçã, limão, cravo, canela, cardamomo, noz-moscada, açúcar e, claro, o vinho tinto.

Experimente essa versão: vinho quente com frutas

4. Com vinho tinto seco

receitas de quentão de vinho seco
Crédito: Super Prática

Por ser uma bebida doce, é mais comum usar o vinho tinto suave nas receitas de quentão. Mas nada impede que você use uma garrafa de vinho seco para ficar menos adocicado, já que vai um pouco de açúcar do mesmo jeito.

Confira os demais ingredientes para fazer: quentão com vinho seco

5. Com abacaxi

receitas de quentão de vinho abacaxi
Crédito: Receitas da Mãe Coruja

Não precisa se restringir à laranjas e maçãs para incluir frutas no seu quentão. Essa receita, por exemplo, utiliza o abacaxi que deixa um sabor muito bom. É simples de fazer, levando apenas a fruta, o vinho, água, maçã, açúcar, cravo e canela.

Todos vão gostar do seu: quentão de vinho com abacaxi

Como fazer quentão de pinga

Usar a pinga ou a cachaça na receita de quentão é bom para quem deseja uma receita com sabor mais forte de álcool mesmo. Mas fica igualmente saboroso ao adicionar as especiarias, veja como pode fazer.

6. Com vinho e pinga

receitas de quentão de vinho e pinga
Crédito: Receita Natureba

Para essa receita você vai usar tanto o vinho, quanto a pinga, que é o mesmo que cachaça de cana-de-açúcar. Essa receita leva, além desses ingredientes, canela, cravo, água e açúcar. É uma opção bem simples e prática, sem frutas.

Veja a quantidade do que vai precisar para: quentão com vinho e pinga

7. Quentão de pinga sem vinho

receitas de quentão de pinga sem vinho
Crédito: Ana Maria Brogui

Já se o problema for o vinho, pode excluir esse ingrediente da sua receita e fazer um quentão só com pinga, frutas e especiarias. Fica uma bebida bem docinha que vale a pena experimentar. Lembre-se de escolher uma pinga de boa qualidade, pois vai fazer toda a diferença no sabor.

Anote os ingredientes: quentão de pinga sem vinho

8. Com especiarias

receitas de quentão de pinga e especiarias
Crédito: Tudo Receitas

Nessa versão também vai uma boa combinação de especiarias e não precisa usar o vinho. Os ingredientes são a pinga, água, açúcar, laranja, limão, maçã, gengibre, canela, cravo e anis estrelado, na quantidade que desejar. Vá adicionando aos poucos para não ficar forte demais.

Sirva na sua festa esse: quentão de pinga e especiarias

9. Receita tradicional

receitas de quentão tradicional com pinga
Crédito: Gazeta do Povo

Há quem defenda que o quentão verdadeiro é feito só com pinga e que a versão deve ser chamada só de vinho quente. Nessa opção tradicional usa-se casca de laranja, canela em pau, cravo, gengibre, água e açúcar.

Faça a versão tradicional: quentão de pinga

10. Com abacaxi

receitas de quentão de pinga e abacaxi
Crédito: Guia da Cozinha

Assim como tem a receita de quentão de vinho com abacaxi, você também pode fazer a versão sem vinho, usando pinga, água, abacaxi, gengibre, casca de laranja ou de limão, açúcar, canela, cravo e suco de laranja.

Aqueça a noite com esse: quentão de abacaxi e pinga

bichectomia

Bichectomia: o que é e quais os riscos desse procedimento

iogurte grego caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro com receitas econômicas e deliciosas