em

12 Receitas de merengue para fazer sobremesas ainda mais gostosas

A receita de merengue é bem antiga e possui variações para você escolher a consistência e o sabor que preferir
receitas de merengue
Crédito: Pixabay

O merengue é basicamente uma mistura de claras de ovo com açúcar batidos, a mesma feita para o que se chama de glacê ou claras quentes. Conta a história que a receita nasceu na Suíça, em uma cidade chamada Meiringen, o que responde de onde vem o nome do doce. Na versão tradicional ele é assado para fazer suspiro. Mas pode ser usado para recheios e coberturas em diferentes sobremesas. Conheça as opções de receitas de merengue.

12 Receitas de merengue

Existem três receitas oficiais. O original, suíço, com as claras batidas com açúcar durante o banho-maria. O italiano, que bate as claras com xarope de açúcar quente até ganhar consistência. O terceiro é o francês, que vai ao forno e vira suspiro ou macarons. Conheça essas e outras receitas do merengue e use para a finalidade que desejar.

1. Italiano

receita de merengue italiano
Crédito: I Cupcake

A primeira receita, no qual primeiro se faz um xarope de açúcar com água para então misturar às claras em neve e bater até que a mistura esfrie e fique bem firme, é deliciosa. Leva um toque de limão e uma pitadinha de sal. Fica ótima para usar como cobertura e para fazer os famosos marshmallows norte-americanos.

Receita: como fazer merengue italiano

2. Francês

receita de merengue francês
Crédito: Tudo Receitas

Dentre as versões de receitas de merengue, essa é considerada a mais fácil. Você só vai precisar bater as claras em neve misturando açúcar cristal, açúcar de confeiteiro e uma pitadinha de sal. Quando estiver bem branquinho e volumoso, coloque em um saco de confeitar com bico e molde suspiros para levar ao forno e servir puro ou decorar sobremesas.

Receita: de merengue francês

3. Merengue suíço

receita de merengue suíço
Crédito: Dani Noce

Essa versão leva apenas claras e açúcar, que são misturadas juntas em uma panela em fogo baixo até que o açúcar derreta. Assim que atingir 60 °C deverá passar para a batedeira e bater em alva velocidade até que a bacia da batedeira fique fria. Está pronto para usar como cobertura de bolos e cupcakes.

Receita: de merengue suíço

4. Morango

receita de merengue com morango
Crédito: Receitas Nestlé

Agora, como opção de sobremesa, tem essas receitas de merengue na versão francesa do doce que, depois de assada, é servida coberta com um delicioso creme de morangos frescos com leite condensado, suco de limão, gelatina para dar consistência e hortelã para o toque final de frescor.

Receita: da versão com morango

5. Limão

receita de merengue de limão
Crédito: Marola com Carambola

A base dessa receita com limão é a italiana que leva claras, açúcar, água, e raspas de limão taiti. Pode usar para cobrir torta de limão, maracujá, de outras frutas cítricas ou de chocolate, que fica simplesmente delicioso.

Receita: aprenda a preparar com limão

6. Laranja

receita de merengue de laranja
Crédito: Ana Maria Braga

Nessa receita de merengue, o preparo é feito com as claras, o açúcar, gelatina, geleia de laranja e raspas da fruta. Depois de pronto ele é usado para compor uma sobremesa com ganache de chocolate meio amargo e uma cobertura de calda de laranja.

Receita: com sabor a laranja

7. Leite em pó

merengue de leite em pó
Crédito: Fleischmann

Ideal para usar como cobertura de todo tipo de doces. Vai precisar de leite em pó, açúcar de confeiteiro, água gelada e emulsificante. É uma receita que rende bastante, fácil de tingir para decorar bolos coloridos e não derrete se ficar fora da geladeira.

Receita: com leite em pó para fazer em casa

8. Sobremesa de merengue de laranja

merengue de laranja
Crédito: Receitas da Mãe Coruja

Dentre as receitas de merengue, tem essa sobremesa com sabor à laranja. Ótima para servir geladinha depois do almoço, porque é leve e adoça o paladar. Para fazer, vai precisar de laranjas, leite condensado, ovos, açúcar e baunilha.

Receita: de sobremesa com merengue

9. Sobremesa com manga

merengue de manga
Crédito: Se eu Fiz Você Faz

Essa é uma sobremesa bem diferente da anterior. Você faz o merengue batendo o creme de leite com o açúcar, depois intercala em tacinhas com manga picada de suspiro pronto ou caseiro picado. Fica uma sobremesa refrescante e deliciosa.

Receita: para quem gosta de manga

10. Banana

merengue de banana
Crédito: Aqui na Cozinha

Outra fruta que combina muito bem para servir com merengue é a banana. Você vai fazer um doce de banana com açúcar, depois um creme com leite, amido, gemas e açúcar e, por fim, o suspiro, que é o merengue, para colocar por cima.

Receita: para cobrir sobremesas

11. Frutos vermelhos

merengue de frutos vermelhos
Crédito: O Melhor Prato

Compre uma mistura de frutos vermelhos com morangos, amoras, mirtilos, framboesas e outras que gostar. Depois faça um merengue simples com açúcar e claras, leve ao forno para assar e sirva coberto com os frutos geladinhos, doce de frutos vermelhos e raspas de chocolate.

Receita: para fazer merengue com frutos vermelhos

12. Merengue de chocolate

Para finalizar esta lista de receitas de merengue, também ao estilo francês, tem este com chocolate em pó. O resultado final é crocante, sequinho, mas não quebradiço. Você pode dar os formatos que quiser para servir puro ou decorar bolos, tortas e outras sobremesas. Veja no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
mãe se arrepende de doar bebê
Mãe se arrepende de doar bebê e denuncia ilegalidade de quem adotou
economizar na cozinha
As 20 melhores dicas para economizar na cozinha hoje e sempre