receitas com polvo
Crédito: Pxhere
em

9 Receitas com polvo para experimentar

Antes de dizer que não gosta de polvo, veja quantas opções de preparo são possíveis para experimentar e gostar

Publicidade

Quem gosta de frutos do mar, possivelmente já experimentou polvo, um molusco marinho de sabor característico das água salgadas. As receitas com polvo são bem variadas e fáceis, então não precisa esperar ir a um restaurante para experimentar. Compre uma bandeja dele já limpo no supermercado ou na peixaria e escolha uma dessas opções a seguir para fazer em casa.

Veja também: receitas de empadão de camarão

Publicidade

9 Receitas com polvo

Petisco, entrada, acompanhamento ou prato principal. Você decide de que forma vai servir o polvo, de acordo com a receita que escolher.

1. Ceviche

receita de ceviche de polvo
Crédito: Segredos da Tia Emília

O ceviche de peixe tradicional é um prato em que o peixe “cozinha” apenas no limão com temperos, sem ir ao fogo. Também dá para fazer algo parecido com o polvo, mas nessa receita ele é grelhado antes. Para esse prato, o ideal é escolher um polvo fresco, não congelado, e de uma peixaria da sua confiança. É uma delícia para servir como entrada ou em um coquetel em pequenas porções.

Publicidade

Veja como fazer: ceviche de polvo

2. Carpaccio

receita de carpacho de polvo
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Esse prato também é muito fácil de preparar e pode ser feito com polvo congelado. Essa é uma receita semelhante à anterior no sentido de que é servida fria, ideal para antepasto. Mas também é feita com o polvo previamente cozido, depois congelado outra vez e só depois de horas de freezer ele é cortado em fatias muito finas e servido com páprica e salsa.

Prepare em casa: carpaccio de polvo

Publicidade

3. Salada

receita de salada de polvo
Crédito: Francinha

Para acompanhamento ou para um jantar bem leve, essa salada de polvo é uma ótima pedida. Leva polvo, batata, rabanete, cebola roxa, tomate-cereja e coentro a gosto, ou salsinha se preferir.

Veja como é rápido de preparar: salada de polvo

4. Nhoque com molho de polvo

receita de nhoque de polvo
Crédito: Gastrolândia

Um dos pratos principais que pode fazer para servir o polvo é o nhoque, uma massinha deliciosa e rápida de preparar. Fica um prato muito macio e cheio de sabor, pois leva um molho de tomate delicioso feito com alho, cebola, tomate pelado, azeite, manjericão tentáculos de polvo cozidos.

Publicidade

Prepare essa delícia de massa: nhoque com polvo

5. Guisado com feijão branco

receitas de polvo com feijão
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Se você só conhecia o feijão branco acompanhando a dobradinha, essa receita é uma oportunidade de sentir outro sabor com esse tipo de feijão. É um guisado para servir como prato principal acompanhado de arroz e salada fresca.

Para o almoço da semana: guisado de polvo

Publicidade

6. Polvo grelhado com risoto de beterraba e mascarpone

receita de risoto de polvo
Crédito: Gastrolândia

Essa opção é ideal para quando quiser impressionar seus convidados com um almoço ou jantar gourmet. Primeiro é feito um purê de beterraba, depois o risoto e, por fim, o polvo grelhado. Capriche na montagem do prato para que pareça tão apetitoso quanto realmente é o seu sabor.

Para um jantar especial: polvo grelhado com risoto

7. Arroz de polvo

receita de arroz de polvo
Crédito: Sweet My Kitchen

Essa é uma das típicas receitas com polvo herdadas dos portugueses. O arroz de polvo é quase um risoto e essa opção fica bem cremosa. Sirva esse prato como principal, apenas com salada fresca de acompanhamento. A receita é simples, leva cebola, alho, azeite, arroz para risoto, polpa de tomate, flocos de malagueta, louro, molho inglês, sal, pimenta e coentro picadinho.

Publicidade

Leve o sabor de Portugal para a sua cozinha: arroz de polvo

8. Posta de salmão com polvo

receita de salmão com polvo
Crédito: Cozinha Travessa

Como alternativa, esse é outro prato principal para servir em uma ocasião em que pretende agradar e impressionar os convidados. Escolha postas bem frescas e robustas de salmão para fazer com o polvo e sirva acompanhado de uma pasta de alcaparras, alho, pimenta vermelha, gengibre, caldo de laranja e mix de pimentas.

Para um almoço leve: posta de salmão e polvo

Publicidade

9. À moda Lagareiro

receita de polvo lagareiro
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Essa é outra receita tradicional e bastante popular em terras portuguesas que vale a pena experimentar. Pode fazer quando for receber convidados para um jantar com sabores internacionais. Esse é um prato de forno em que os tentáculos de polvo são servidos com batatinhas e temperados com bastante azeite de oliva de qualidade, alho, sal e pimenta.

Faça um jantar tradicional lusitano: polvo à Lagareiro

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
hidratação para cabelo

Hidratação para cabelo caseira: veja como recuperar o brilho

como tirar mau cheiro dos sapatos

Como tirar mau cheiro dos sapatos com 11 dicas