Menu

Queijo caseiro com 1 litro de leite: fácil e delicioso!

Comida caseira é mais gostosa, concorda? Então, esse queijo merece ser experimentado aí na sua casa.

Imagem: Freepik

Publicidade

 

Para quem gosta de queijo tipo fresco, aquele branquinho com menos gordura, vai adorar conhecer essa receita de queijo caseiro.

Ele fica muito apetitoso e macio, perfeito para acompanhar o café da manhã e o lanche da tarde com pães, torradas, bolos e até mesmo puro. Veja essa receita compartilhada do canal da Bete com Carinho.

Essa receita é muito simples porque leva apenas 3 ingredientes, e talvez você já tenha todos em casa. Então, se não tem um queijo fresquinho e bateu aquela vontade, bora experimentar essa receitinha.

Veja também: Mais receitas de queijos caseiros deliciosos

Receita de queijo caseiro com 3 ingredientes

Você pode usar leite de pacote ou de caixinha para esta receita, mas é importante que seja integral porque a gordura do leite faz toda a diferença no resultado desse queijo caseiro. Aprenda a receita menor e depois use as mesmas proporções se quiser aumentar a quantidade.

Publicidade

Ingredientes

  • Leite integral (caixinha ou saquinho): 1 litro;
  • Viangre claro: 4 colheres de sopa;
  • Sal: ½ colher de café.

Modo de preparo

  1. Abra a caixinha ou o pacote de leite e coloque em uma panela para ferver. Fique de olho para não subir e acabar perdendo metade do leite derramado no fogão.
  2. Depois que o leite levantar fervura, desligue o fogo.
  3. Pegue as 4 colheres de vinagre claro. O motivo de ser claro é para o queijo não ficar com cor escura, mas pode usar qualquer tipo que dá certo.
  4. Misture e veja o leite talhar.
  5. Em seguida, adicione o sal a gosto e misture bem.
  6. Deixe a mistura descansando por 5 minutos para talhar mais.
  7. Pegue uma vasilha, coloque dentro dela uma peneira média e, por cima, um pano limpo.
  8. Sobre o pano, derrame o leite talhado e deixe escoar o líquido para a vasilha.
  9. Junte o pano numa trouxinha e aperte levemente para sair o líquido, mas não deixe escorrer tudo para evitar que o queijo fique seco e farelento.
  10. Transfira o queijo para um potinho com furinhos embaixo e coloque o potinho num prato para continuar escorrendo na geladeira.
  11. Depois de algumas horas na geladeira é só desenformar o seu queijo caseiro e saborear. Simples, rápido e delicioso. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile