queijo caseiro
Crédito: Pxhere
em

Como fazer queijo caseiro delicioso e mais saudável

Opções simples e baratas que vão satisfazer até mesmo os veganos. Veja essas receitas e faça os seus

O queijo é um dos alimentos mais adorados no mundo todo e há inúmeras receitas para prepará-lo. Quem vive ou já viveu em área rural está acostumado com o leite fresco direto da vaca e o consumo dos seus derivados feitos em casa, como o queijo caseiro, o queijinho e a nata.

Já se você nunca teve a oportunidade de viver essa experiência, não tem problema. É possível aprender a fazer queijo caseiro mesmo com leite comprado e outros ingredientes do supermercado. Ainda assim você terá um queijo mais saudável, pois vai evitar uma série de aditivos que são colocados no alimento pelo processo industrial.

Veja também: receitas para fazer iogurte caseiro

Receitas de queijo caseiro

Você pode fazer queijos de diferentes consistências e sabores, inclusive sem usar leite para versões veganas e sem lactose.

1. Com 3 ingredientes

Para começar suas aventuras na cozinha fazendo queijo caseiro, nada melhor do que uma receita fácil como essa que leva só 3 ingredientes. Vai precisar de leite, vinagre branco e sal. Somente com esses ingredientes você terá um queijo tipo fresco, mais durinho, parecido com o queijo branco.

2. Queijo vegano de castanhas

Uma das grandes dificuldades de muitos vegetarianos que desejam tornarem-se veganos é parar de comer queijo feito de leite. Então, uma das formas de facilitar esse processo é preparando queijo caseiro vegano, à base de rejuvelac.

3. Cremoso

queijo caseiro cremoso tipo requeijão
Crédito: Panelaterapia

A receita mais simples de queijo caseiro é do tipo fresco, que fica mais durinho e azedinho, mas você também pode fazer o queijo cremoso que é um dos mais adorados. A receita da Panelaterapia fica tipo um requeijão que pode usar para passar no pão e adicionar a uma série de receitas.

Ingredientes

Leite integral: 250 ml;
Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Manteiga sem sal: 2 colheres (sopa);
Parmesão ralado: 50 gramas;
Muçarela: 50 gramas;
Creme de leite: 100 ml.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo o leite, o amido de milho e a manteiga.
  2. Quando tiver bem quente, mas antes de ferver, misture os outros dois queijos. Em fogo baixo, espere ferver e, depois, mais um minuto até desligar o fogo.
  3. Logo depois, misture o creme de leite e bata no liquidificador ou mixer. Cuidado, pois a mistura estará quente.
  4. Mantenha em um pote fechado na geladeira. Dura por cerca de uma semana.

4. Cottage

queijo caseiro cottage
Crédito: Mel e Pimenta

O cottage é um tipo de queijo que se parece com o queijinho, todo granulado e amolecido. Essa receita do Mel e Pimenta leva leite pasteurizado, suco de limão para talhar, creme de leite ou iogurte natural e sal para temperar.

Ingredientes

Leite pasteurizado: 1 litro;
Suco de limão: 3 colheres (sopa);
Iogurte natural ou creme de leite: a gosto, opcional;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve o leite para ferver no fogo. Quando estiver levantando fervura, desligue para não transbordar.
  2. Acrescente o sal e uma colher de suco de limão por vez, sempre mexendo. O leite vai começar a talhar e isso pode acontecer com grumos maiores ou menores, depende do leite usado.
  3. Em uma vasilha alta, encaixe uma peneira e cubra com um pano de prato de algodão fino para ficar bem coado. Despeje o leite talhado sobre o pano, esprema e descarte o soro. Mantenha a parte sólida no pano e na peneira e leve para a geladeira por 1 hora. É importante que a peneira não encoste no fundo da vasilha para que o soro saia bem.
  4. Quando passar esse tempo, passe a parte sólida para uma vasilha limpa e misture com o creme de leite se quiser deixar o queijo mais cremoso.
  5. Ele dura cerca de uma semana na geladeira, em um pote bem fechado.

5. Temperado

Gosta de servir queijo e outros petiscos em uma tábua de frios para receber os amigos em casa? Então o queijo caseiro temperado é uma das melhores opções para harmonizar tanto com as bebidas quanto com os outros petiscos. Essa receita é feita com leite, vinagre, cebolinha, salsinha desidratada, orégano, pimenta preta, páprica doce e sal.

6. Sem lactose

fazer queijo caseiro sem lactose
Crédito: Lactose Não

Por ser sem lactose essa é uma receita que também pode ser consumida por vegetarianos e veganos, pois não leva leite. Esse queijo caseiro do site Lactose Não fica bem cremosinho.

Ingredientes

Castanha-de-caju ou outra oleaginosas crua e sem sal: 1 ½ xícara;
Água: 1 ½ xícara + a quantidade suficiente para demolhar as castanhas;
Agar-agar: 1 colher (sopa);
Polvilho azedo: 1 colehr (sopa);
Sal: 1 colher (chá);
Limão: opcional;
Essência de queijo: opcional.

Modo de preparo

  1. Deixe as oleaginosas de molho no dia anterior, por 8 horas. Passado esse tempo, escorra e descarte o líquido.
  2. Bata as castanhas no liquidificador com a água, o suco de limão e o sal por uns 2 minutos ou até ficar bem batido.
  3. Transfira do liquidificador para uma panela em fogo médio e junte o agar-agar e o polvilho azedo. Mexa sempre até levantar fervura.
  4. Depois que tiver fervido, espere ainda uns 2 minutos para tirar do fogo. Se tiver optado pela essência de queijo, é agora o momento de adicionar.
  5. Transfira da panela para uma vasilha bem limpa ou para pequenas forminhas de silicone. Leve para a geladeira por, pelo menos, 4 horas. Depois é só desenformar e servir.

7. Mascarpone

queijo caseiro mascarpone caseiro
Crédito: Mel e Pimenta

O mascarpone é um queijo fresco e cremoso, bem consistente, que custa um pouco caro no supermercado. Então, a melhor ideia é fazer o seu em casa, com essa receita do Mel e Pimenta.

Ingredientes

Creme de leite fresco (com aproximadamente 35% de gordura) ou nata: 500 ml;
Suco de limão peneirado: 30 gramas.

Modo de preparo

  1. Antes de começar a receita, o creme de leite precisa estar em temperatura ambiente.
  2. Quando estiver, coloque em uma tigela e misture o suco de limão usando uma espátula ou uma colher de pau. Imediatamente o creme de leite vai começar a talhar e ficar mais espesso.
  3. Monte uma peneira grande com um pano de prato bem limpo em uma vasilha funda o suficiente para a peneira não encostar no soro que vai escorrer.
  4. Derrame o creme de leite no pano, tampe e leve para a geladeira por cerca de 8 a 12 horas. Nesse tempo, o creme de leite vai eliminar todo seu soro.
  5. Depois desse tempo, você vai ter um queijo caseiro bem cremoso e gostoso. Descarte o soro e guarde seu mascarpone num pote limpo na geladeira por até 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
espinha de peixe na garganta

Como tirar espinha de peixe na garganta com 4 formas seguras

bolo de chocolate com morango

Bolo de chocolate com morango: 10 receitas simplesmente maravilhosas