A próstata é uma glândula com apenas três centímetros de diâmetro. Ela fica na parte inicial da uretra e na base da bexiga e produz o líquido que é ejaculado junto com os espermatozoides. Esse líquido é alcalino e tem a função de proteger o esperma da acidez da parte interna da vagina. Frequentemente os homens são acometidos por doenças de próstata como a prostatite.
O que é?
De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, a prostatite é uma inflamação que acontece na próstata e a faz crescer de modo anormal. Na maior parte dos casos a doença é aguda, causada por infecção bacteriana, mas também pode ocorrer por infecção por vírus ou fungos. Além disso, também pode acontecer naturalmente com o avanço da idade, chamada de prostatite crônica.
Sintomas
Seus sintomas estão relacionados ao aparelho reprodutor e urinário do paciente, podendo surgir vários ao mesmo tempo ou apenas alguns, dependendo do estágio da doença.
Sintomas relacionados à bexiga
- Dificuldade para começar a urinar;
- Jato de urina muito fraco;
- Vontade frequente de urinar;
- Presença de gotas de urina na cueca;
- Sensação de bexiga sempre cheia, mesmo depois de urinar;
- Desconforto ao urinar.
Sintomas relacionados à próstata
- Dor ao ejacular;
- Presença de sangue no sêmen;
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus.
Sintomas de infecção
- Febre;
- Calafrios.
Tem cura?
Sim, de modo geral os casos agudos têm cura, especialmente se o paciente buscar ajuda médica assim que perceber algum sintoma. Mas existe o risco de o problema reaparecer. Já no caso de doença crônica, que dura por vários meses, nem sempre o problema se cura, mas a inflamação é bem diminuída.
Tratamentos
O tratamento será determinado pelo médico urologista depois de examinar o paciente e chegar ao diagnóstico, já que depende do que causou a doença. Como a principal causa é infecção por bactérias, o tratamento é feito à base de antibióticos que podem ser comprimidos ou líquido aplicado diretamente na veia.
Para tratar a dor o médico também poderá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios ou também bloqueadores alfa que ajudam a relaxar o colo da bexiga e as fibras musculares dessa região.
Em casos de doença crônica o tratamento poderá ser prolongado, em torno de três meses. No caso de não resolver o problema ainda existe a possibilidade de realizar cirurgia para remover o abcesso que cresceu na próstata e que faz os sintomas serem mais fortes.
Os suplementos naturais com vitaminas A, C e E, antioxidantes e zinco também são um bom reforço que pode ser recomendado pelo médico.