prostatite
Crédito: Freepik
em

Prostatite: saiba o que é, os sintomas e tratamentos

As doenças da próstata causam grande incômodo e deixam os homens inseguros

A próstata é uma glândula com apenas três centímetros de diâmetro. Ela fica na parte inicial da uretra e na base da bexiga e produz o líquido que é ejaculado junto com os espermatozoides. Esse líquido é alcalino e tem a função de proteger o esperma da acidez da parte interna da vagina. Frequentemente os homens são acometidos por doenças de próstata como a prostatite.

O que é?

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, a prostatite é uma inflamação que acontece na próstata e a faz crescer de modo anormal. Na maior parte dos casos a doença é aguda, causada por infecção bacteriana, mas também pode ocorrer por infecção por vírus ou fungos. Além disso, também pode acontecer naturalmente com o avanço da idade, chamada de prostatite crônica.

Sintomas

sintomas de prostatite
Crédito: Freepik

Seus sintomas estão relacionados ao aparelho reprodutor e urinário do paciente, podendo surgir vários ao mesmo tempo ou apenas alguns, dependendo do estágio da doença.

Sintomas relacionados à bexiga

  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Jato de urina muito fraco;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Presença de gotas de urina na cueca;
  • Sensação de bexiga sempre cheia, mesmo depois de urinar;
  • Desconforto ao urinar.

Sintomas relacionados à próstata

  • Dor ao ejacular;
  • Presença de sangue no sêmen;
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus.

Sintomas de infecção

  • Febre;
  • Calafrios.

Tem cura?

Sim, de modo geral os casos agudos têm cura, especialmente se o paciente buscar ajuda médica assim que perceber algum sintoma. Mas existe o risco de o problema reaparecer. Já no caso de doença crônica, que dura por vários meses, nem sempre o problema se cura, mas a inflamação é bem diminuída.

Tratamentos

O tratamento será determinado pelo médico urologista depois de examinar o paciente e chegar ao diagnóstico, já que depende do que causou a doença. Como a principal causa é infecção por bactérias, o tratamento é feito à base de antibióticos que podem ser comprimidos ou líquido aplicado diretamente na veia.

Para tratar a dor o médico também poderá prescrever analgésicos, anti-inflamatórios ou também bloqueadores alfa que ajudam a relaxar o colo da bexiga e as fibras musculares dessa região.

Em casos de doença crônica o tratamento poderá ser prolongado, em torno de três meses. No caso de não resolver o problema ainda existe a possibilidade de realizar cirurgia para remover o abcesso que cresceu na próstata e que faz os sintomas serem mais fortes.

Os suplementos naturais com vitaminas A, C e E, antioxidantes e zinco também são um bom reforço que pode ser recomendado pelo médico.

One Comment

Leave a Reply
  1. Boa noite, sofro da doença de hbp(prostatite) ja fiz de tudo pensos urologicos, semente de abora, capsulas de oleo abora capsulas de alho, melancia sucos, agora a um novo medicamento dizem que resolve tudo sobre a prostatite e muito eficaz, mas nao acredito o nome e prosttagen.Gostava de um aconselhamento. cump. celso silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

brigadeiro saudável

Brigadeiro saudável: receitas ideais para servir às crianças

historia de joseph

A história do menino Joseph: do aneurisma à volta às aulas