idosos solitários e gatos sem-teto
Fotos: Reprodução FURR
em

Programa social reúne idosos solitários e gatos sem-teto

Não é maravilhoso quando um programa beneficia todos os envolvidos?

Publicidade

Desde 2020, uma organização sem fins lucrativos chamada Feline Urban Rehab and Rescue (FURR), reúne idosos solitários e gatos sem-teto.

O programa se chama Seniors 4 Seniors (Idosos para Idosos), já que os gatinhos também são idosos e precisam de amor e companhia, assim como os humanos envolvidos.

Essa foi uma maneira encontrada pela equipe de resgate de Lehigh Valley, no estado norte-americano da Pensilvânia, de ajudar a reduzir a população de gatos desabrigados no leste da Pensilvânia e em Nova Jersey.

Veja também: Sinais de que os pais idosos não devem mais morar sozinhos

Publicidade

A FURR é uma organização sem fins lucrativos baseada em voluntários que concentra seus esforços em capturar gatos de rua e selvagens, castrá-los e encontrar lares adequados para eles. São cerca de 700 gatos a cada ano.

Infelizmente, muitos gatos idosos que chegam aos seus cuidados não são bons candidatos para uma adoção padrão.

Entrar no grupo do Telegram

As pessoas geralmente não procuram gatos idosos para adotar, pois muitos desses animais requerem cuidados médicos caros.

Publicidade

Não apenas isso, mas os idosos que mais se beneficiariam de ter um animal de estimação geralmente não podem cuidar deles.

Veja também: 7 Benefícios de ter um animal para os idosos

É por isso que a FURR iniciou o Seniors 4 Seniors, um programa que oferece gratuitamente um gato mais velho a pessoas solitárias, com pelo menos 62 anos de idade. Os idosos devem fornecer comida e amor para seus animais, mas os custos médicos são cobertos pela FURR!

Publicidade

“O maior obstáculo na adoção de animais por idosos são normalmente as contas médicas, então, ao cobrirmos essas contas, permitimos que os idosos tenham o amor e os benefícios de ter um companheiro felino sem ter que se preocupar com custos inesperados”, disse a presidente do programa, Heather Sweigert.

Foto: Reprodução FURR

Ken Johnson foi um dos primeiros idosos a se beneficiar deste programa. Ele diz que foi “amor à primeira vista” quando conheceu Tully, um gato malhado de 13 anos com problemas de saúde. Ken é um amputado que vive de seus benefícios da Previdência Social, então, normalmente, ter um animal não estaria em seu orçamento.

Graças ao Seniors 4 Seniors, ele pode se aconchegar com seu amigo sem se preocupar em pagar as contas do veterinário. Ele diz que é “o mais feliz em anos” graças a Tully.

Publicidade

“É bom ter outra criatura viva que quer estar comigo e confia em mim”, disse Ken. “Ele me dá alguém para cuidar e alguém para cuidar de mim. Ele é uma alma gentil que adquiriu o hábito de dormir ao meu lado, o que é maravilhoso, e depois pular no meu peito para me levantar de manhã. Ele é tão carinhoso.”

Veja também: Sachê para gatos: como fazer comida úmida em casa

A FURR toma muito cuidado para combinar a personalidade de um gato com a de seu humano adotivo. Seus estilos de vida devem ser compatíveis e os gatos devem ser mantidos exclusivamente dentro de casa.

Publicidade

“Temos o mesmo tipo de vida, então é por isso que nos unimos”, disse Ken. “Ele é meu amiguinho e temos uma grande amizade.”

Que bela maneira de ajudar idosos solitários e gatos sem-teto. Esperamos que mais abrigos iniciem programas semelhantes porque este é um sistema tão inteligente que muda vidas!

Fonte: InspireMore

Publicidade
Menino

Menino que vendia geladinho na rua para ajudar avó ganha casa nova

professora

Professora que dormia em aeroporto ganha casa nova