em

Problemas na bexiga: Quais são e como identificá-los?

Os problemas na bexiga acontecem por diversas causas. Veja quais são as mais comuns e como identificá-las para tratar.
problemas na bexiga
Designed by Freepik

Problemas na bexiga não devem ser ignorados. Nunca! A bexiga é o órgão que armazena a urina quando ela sai dos rins, até que sentimos ela cheia e fazemos xixi para esvaziá-la e eliminar as toxinas presentes no nosso corpo.

Mas, mesmo tendo uma função aparentemente simples, a bexiga também corre o risco de sofrer com infecção ou inflamação, que pode começar nela mesma, no útero ou no intestino.

Quais são os problemas na bexiga mais comuns?

Os problemas na bexiga podem acontecer em mulheres e homens, e os médicos que tratam podem ser o clínico geral, o ginecologista ou o urologista. Veja quais são as queixas mais comuns:

Inflamações na bexiga

Quando a bexiga desenvolve um processo inflamatório, muitas causas podem estar envolvidas. Veja algumas delas:

  • Medicamento: o uso de remédios contínuos ou em dose excessiva pode ocasionar irritação e dor na bexiga;
  • Endometriose vesical: acontece quando há implantes de tecido do útero na bexiga. Causa dor intensa, principalmente durante o período menstrual;
  • Sonda: o uso de sonda por muito tempo pode gerar inflamação na bexiga.
  • Alteração na próstata: o problema que está afetando a bexiga por ser causado pela próstata, que está em um período de mudanças. É importe consultar o urologista.

Bexiga neurogênica

Causada por problemas neurológicos, a bexiga neurogênica é uma disfunção na capacidade de contração e relaxamento da bexiga, podendo levar à incontinência urinária e dor na barriga.

Síndrome da bexiga dolorosa

Essa síndrome ocorre por causa da irritação das paredes da bexiga, que pode vir acompanhada de ardência ou dor ao urinar, vontade de urinar muitas vezes, dificuldade para urinar e desconforto na relação íntima.

Infecção urinária

Muito comum, mas que deve ser levada a sério, a infecção urinária pode começar na bexiga e atingir os rins. Causa urgência para urinar, mesmo com a bexiga quase vazia, dor na pelve ou na bexiga ao urinar, sangue na urina e até febre baixa.

Pedra nos rins

Quando fala-se em pedras nos rins, elas podem estar espalhadas em qualquer parte da região urinária. Quando as pedras se movimentam causam dor forte, que pode vir acompanhada de sangramento pela urina e náuseas.

Quando procurar um médico?

O momento de procurar um médico para investigar problemas na bexiga é a qualquer sinal de dor na região pélvica, que permaneça por mais tempo, podendo estar acompanhada de dor ao urinar, sangue na urina e dor em alguma outra parte próxima.

O urologista vai fazer testes e exames para eliminar todas as causas possíveis da dor e chegar ao diagnóstico. Quando a causa não for uma inflamação, infecção ou síndrome das mais comuns, ainda poderá estar relacionada com problemas intestinais, por isso é tão importante consultar o médico logo no início dos sintomas.

Dica: Faça tratamento caseiro

Se não puder ir ao médico imediatamente, pode experimentar fazer infusões de plantas com ação anti-inflamatória, antisséptica e sedativa para aliviar a dor até a consulta. Aprenda a fazer um chá de Damiana:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

alergia sazonal
Alergia sazonal: Qual tipo é o mais frequente em cada estação?
fazer cocô fora de casa
Você não consegue fazer cocô fora de casa? Existem motivos para isso