em

Como combater a prisão de ventre na gravidez

A prisão de ventre na gravidez pode causar sintomas como cólicas, desconforto e náuseas. Saiba como combatê-la
prisao de ventre na gravidez
Crédito: Pixabay

Primeiramente, é importante dizer que a prisão de ventre na gravidez é uma situação completamente normal e não prejudica em nada o bebê. Ela pode ser tratada com medidas muito simples como aumentar o consumo de água e alimentos com fibras, por exemplo.

A prisão de ventre na gravidez é normal?

prisao de ventre na gravidez combater
Crédito: Pixabay

As mudanças no ritmo do intestino durante a gravidez são normais. Alguns sintomas e consequências são cólicas e desconforto abdominal. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra, pois pode não ser uma prisão de ventre e sim outro problema.

Quando começa?

Normalmente acontece nas primeiras semanas de gestação. Isso acontece porque a progesterona causa um relaxamento muscular e, infelizmente para as gestantes, também relaxa os intestinos, deixando-o preguiçoso durante toda a gestação.

4 Dicas para combater a prisão de ventre na gravidez

Durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Veja dicas para combatê-la.

1. Coma ameixa preta seca diariamente

A ameixa preta tem propriedades laxantes que ajudam a aliviar a prisão de ventre. Ao comê-las diariamente, o seu organismo fica mais regulado e acaba por aliviar a prisão de ventre.

2. Coma mais fibras

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais, maracujá, amêndoa com casca, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina. A fibra é essencial para regular o intestino.

3. Beba muita água e consuma alimentos ricos em líquidos

Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos.

Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água, para fazer uma água aromatizada.

4. Faça exercícios

Fazer algum tipo de atividade física na gravidez vai ajudar muito para esse problema. Devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves. Tente praticar pilates, yoga, alongamentos e outras atividades físicas que relaxem os músculos e trabalhem a respiração.

Exercícios e massagens para as grávidas são excelentes para manter o bem estar como um todo. Veja mais no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
ataques de panico ligados a deficiencias de vitamina
Ataques de pânico ligados a deficiências de vitamina
Produtos de beleza para salvar seu dia
11 Produtos de beleza que vão salvar seu dia