como fazer pompoarismo
Crédito: Freepik

Pompoarismo: exercícios que melhoram a saúde e o prazer sexual

Essa técnica milenar está cada vez mais popular entre as brasileiras

Publicidade

O pompoarismo é um método muito antigo, oriundo da Tailândia, usado para fortalecer o assoalho pélvico. São exercícios para o controle e a coordenação dessa musculatura que fica na região interna da vagina. Veja quais são os benefícios de praticar o pompoarismo e como é o jeito certo de começar a fazer, sem prejudicar a saúde.

Benefícios do pompoarismo

No Brasil, o pompoarismo ainda é tabu para muitas mulheres devido a sua relação direta com o prazer sexual. Mas, ao mesmo tempo, já é bastante praticado, não só por mulheres que desejam melhorar a qualidade do sexo, mas também por gestantes que desejam ter um parto normal mais tranquilo e por mulheres que têm problemas com incontinência urinária e com o período menstrual. Confira todos os benefícios que essa prática oferece.

Menos cólicas

As cólicas acontecem quando a parede do útero se contrai para eliminar o sangue da menstruação. Nas mulheres que praticam o pompoarismo, a dor diminui porque essa região recebe mais oxigênio e o sangue circula melhor, relaxando a musculatura.

Um parto mais fácil

O pompoarismo faz a mulher ter maior consciência e controle sobre a musculatura do assoalho pélvico, e isso ótimo para ajudar a ter um parto normal mais fácil, fazendo as forças e as respirações corretas, nos momentos certos.

Publicidade

Controle da urina

A incontinência urinária surge quando a musculatura do assoalho pélvico está flácida. Como o pompoarismo serve para fortalecer essa musculatura, ele ajuda no controle da urina e, por consequência, no tratamento da incontinência urinária.

Redução das dores da endometriose

As mulheres que sofrem com a endometriose podem obter benefícios com a prática do pompoarismo junto com a fisioterapia pélvica. Isso acontece porque os exercícios ajudam a reduzir o tempo de sangramento, as cólicas e as dores na hora do sexo.

Ajuda a lidar com alguns sintomas da menopausa

Secura vaginal, redução da libido, flacidez muscular, autoestima baixa que leva ao menor prazer sexual. Tudo isso pode acontecer com a mulher que entra na menopausa, e muitos desses sintomas podem ser tratados por meio do pompoarismo.

A mulher pompoarista tem mais autoconfiança e controle do próprio corpo, e por isso consegue levar uma vida sexual mais ativa e interessante. Os exercícios de pompoarismo ajudam a aumentar a lubrificação vaginal, a fortalecer os músculos pélvicos e evitar dores na penetração que podem acontecer por causa da flacidez vaginal.

Publicidade

Mais prazer no sexo

É claro que não poderia faltar esse benefício que, para muitas mulheres interessadas no pompoarismo, é o mais importante. O prazer sexual aumenta de várias formas para a mulher pompoarista e para as pessoas que fazem sexo com ela.

A prática do pompoarismo permite que mais sangue e oxigênio circulem pelo assoalho pélvico fortalecido durante o sexo. Com isso, a lubrificação e temperatura da vagina aumentam, e o canal vaginal fica mais apertado, o que é ótimo para o prazer do homem na penetração.

A mulher pompoarista desenvolve o controle da musculatura pélvica e vaginal, conseguindo executar movimentos específicos que vão dar mais prazer a ela e ao parceiro durante o sexo, trazendo sensações que o casal nunca sentiu antes. O sexo fica mais prazeroso e mais divertido.

Publicidade

Todas as mulheres podem fazer pompoarismo?

Sim, todas as mulheres podem aderir a essa prática, mas existem contraindicações para situações específicas.

  • Quando a mulher está com alguma infecção vaginal ou urinária, por exemplo, deve suspender os exercícios até que se cure, pois eles podem contribuir para o aumento da infecção, espalhando fungos, vírus ou bactérias para regiões que não estavam infectadas.
  • Mulheres virgens também podem fazer exercícios de pompoarismo, mas nesse caso elas não vão usar os acessórios intravaginais para fazer exercícios diferentes de sucção e fortalecimento.
  • Mulheres que usam DIU podem fazer os exercícios, mas devem ficar atentas ao uso dos acessórios, pois durante os movimentos de contração com o acessório dentro da vagina, ele pode subir e alterar a posição do DIU, embora seja raro acontecer.

Como começar a praticar?

Existem vários cursos online para a prática do pompoarismo. Mas as mulheres precisam entender que não basta ouvir as orientações e começar a fazer em casa, pois a anatomia de cada corpo tem suas diferenças.

O ideal é que, antes de começar o pompoarismo, a mulher procure por uma profissional dessa área (ginecologista ou fisioterapeuta especializado em pompoarismo) para fazer uma avaliação e para aprender a fazer os movimentos corretos, tirando todas as dúvidas.

Publicidade

Se os exercícios forem feitos de forma errada, o resultado pode ser o contrário do esperado, especialmente quando o objetivo da prática for melhorar a saúde da região pélvica.

Exercícios básicos de pompoarismo

Ficou curiosa para ver como é o pompoarismo na prática? Então confira, no vídeo abaixo, como são os exercícios básicos.

YouTube video player

PODE GOSTAR TAMBÉM