em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Conheça quais são os sintomas de pneumonia

Essa doença não deve ser ignorada, pois pode ser fatal. Veja no que deve prestar atenção
sintomas de pneumonia
Crédito: Freepik

A pneumonia é uma doença contagiosa que pode ser transmitida por bactérias, vírus ou fungos. Ela causa uma inflamação no pulmão e o acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares, que ficam incapazes de fazer a troca de gases necessária para a respiração. Se for diagnosticado que a doença está afetando diferentes partes dos pulmões então ela é chamada de broncopneumonia. Ficar atento aos sintomas de pneumonia é importante para descobri-la o quanto antes.

Principais sintomas de pneumonia

quais os principais sintomas de pneumonia
Crédito: Freepik

Os sintomas não são sentidos da mesma forma por todas as pessoas infectadas com essa doença. Algumas vezes eles são graduais e lentos, enquanto em outras são repentinos, mas costumam se manifestar quando o organismo está mais debilitado, com o sistema imunológico menos fortalecido.

Febre alta

A febre da pneumonia é superior a 37,8 graus. Mesmo assim, se houver febre recorrente junto de outros sintomas, deve ter atenção.

Dificuldade para respirar

Sentir dificuldade para respirar ou falta de ar também é outro sintoma, pois os alvéolos pulmonares estão começando a se encher de líquido.

Tosse

O tipo de tosse na pneumonia variam conforme sua gravidade. Pode ser uma tosse seca ou tosse com catarro esverdeado ou com sangue.

Dor de cabeça

Se estiver com dor de cabeça constante e sentir algum outro sintoma ao mesmo tempo, procure um médico.

Sudorese noturna

Por causa da febre, mesmo quando está baixa, é comum acordar sentindo o corpo molhado. Tomar um banho não apenas ajuda a voltar à temperatura normal, como também alivia e faz se sentir um pouco melhor.

Dor no peito

Como são os pulmões que estão sob ataque, a dor no peito é um dos principais sintomas de pneumonia.

Dores musculares e fadiga

O desequilíbrio na distribuição de oxigênio pelo corpo é causado pela dificuldade de respirar. Assim, a pessoa vai se sentir cansada constantemente e com dores musculares, mesmo sem ter feito esforço.

Quando e que médico consultar?

O médico pneumologista deve ser consultado assim que perceber alguns dos sintomas. Como a doença é contagiosa, deve ter cuidado para não compartilhar nenhum objeto pessoal, manter a casa bem arejada e desinfetada. A pessoa deve evitar sair, seja para trabalhar ou estudar, pois pode infectar os outros.

Como é feito o diagnóstico?

No consultório o médico vai fazer algumas perguntar para conhecer o histórico de saúde do paciente e os sintomas que está sentindo.

Entre os exames que podem ser usados para diagnosticar a doença estão a radiografia de tórax, a tomografia computadorizada, a coleta de líquido pleural e a broncoscopia, conforme a necessidade de cada caso.

Como na maior parte das vezes a doença é causada por bactérias, o tratamento é feito à base de antibióticos com outros medicamentos para aliviar os sintomas. Somente em casos graves precisa de internação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
hidratação com glicerina e bepantol
Hidratação com glicerina e Bepantol: benefícios e como fazer
pão de beterraba
Receitas de pão de beterraba