plantas para quarto
Crédito: Pixabay
em

6 Plantas para decorar o quarto

Elas deixam o ambiente mais bonito e acolhedor, são fáceis de cuidar e algumas ajudam a purificar o ar

Muitas pessoas têm receio em colocar plantas no quarto, por medo de prejudicarem a qualidade do ar durante a noite. Mas, é possível sim decorar o seu quarto com plantas, principalmente se escolher espécies que ajudam a purificar o ar do ambiente.

Durante o dia, as plantas absorvem gás carbônico e renovam o oxigênio do ambiente. Durante a noite, elas vão consumir mais ou menos a mesma quantidade de oxigênio que uma pessoa consome, e vão liberar gás carbônico. Então, é como se outra pessoa ou um animal de estimação estivesse dormindo no quarto também.

O importante é não exagerar na quantidade de plantas que vai ter no quarto, pois aí sim poderá ser muito oxigênio absorvido por elas. Mas, tendo isso em mente, veja quais são as espécies de plantas legais para colocar no quarto e deixar o ambiente mais bonito e agradável.

1. Palmeira Chamaedorea elegans

Crédito: Leroy Merlin

De acordo com a jardineira Carol Costa, do canal Minhas Plantas, essa palmeira linda é uma das boas espécies de plantas que podem decorar o seu quarto. O visual dela traz a sensação de frescor e leveza, e ela é uma planta bem fácil de cuidar, que exige pouca água.

Pode deixar dentro de um cachepô com substrato e colocar uns dois dedos de água, pois a umidade do substrato vai manter a planta por um bom tempo.

2. Orquídea borboleta

Crédito: Orquídeas Blog

A orquídea Phalaenopsis é um dos tipos mais conhecidos de orquídea. Essa linda planta é perfeita para quem gosta de ter flores no quarto. Coloque o seu vasinho em um canto que pegue um pouco de sol. É importante que ela esteja plantada em um vaso com furos embaixo, e que você deixe escorrer bem a água do vaso quando fizer as regas.

3. Clorofito

Crédito: Construindo Decor

Essa planta é muito bonita com suas folhas alongadas em verde e branco. Essa é uma das plantas que ajuda a purificar o ar do ambiente durante o dia, eliminando gases poluentes.

Você pode escolher o clorofito de sol, que tem folhas verdes nas bordas e brancas no centro, ou o clorofito de sombra, que é contrário: bordas brancas e centro verde. Nas épocas de calor pode regar 2 vezes por semana, e nas épocas de frio, 1 vez por semana.

4. Aloe vera

Crédito: Almanac

Popularmente conhecida como babosa, essa é uma linda planta da família das suculentas, que são aquelas que têm folhas gordinhas, pois é onde a água fica guardada para períodos de seca. Então, essa planta é fácil de cuidar e só precisa regar quando perceber que a terra está totalmente seca.

Essa planta precisa de bastante sol, por isso só deixe-a no quarto se bater sol direto. Ela também ajuda a limpar as impurezas do ar.

5. Espada-de-são-jorge

Crédito: Plantei

Essa é uma planta bem popular. Ela tem um visual imponente, com suas folhas verdes firmes voltadas para cima, por isso o seu nome “espada”. Para quem é supersticioso, ela não pode faltar em casa, de preferência perto da porta, para espantar as más energias.

Ela é uma planta resistente, não precisa de solo muito rico e se adapta bem a vários ambientes.

6. Jiboia

Crédito: Plantei

Ao contrário da espada-de-são-jorge, que tem suas folhas firmes e retas, a jiboia é uma planta pendente. É perfeita para ter sobre um local mais alto, pois ela vai crescendo para baixo. Pode pendurar na parede ou deixar sobre um móvel.

Ela é delicada, linda e aceita ficar em pleno sol ou meia sombra. Nos meses quentes, pode regar de 2 a 3 vezes por semana.  Nos meses frios, 1 ou 2 vezes por semana é o bastante, desde que a terra esteja seca.

Veja também: a beleza das suculentas de vidro para decorar a casa e o jardim

piadina

Piadina italiana: com bicarbonato, com fermento e vegana

enfermeiro curado de covid

Enfermeiro do SAMU se curou da covid-19 e voltou para a linha de frente