muro chapiscado o que é e como fazer
Crédito: Freepik
em

Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa

O muro chapiscado protege a alvenaria e é mais barato do que fazer todas as etapas de acabamento

O muro chapiscado é aquele que fica todo salpicado de cimento. Para algumas pessoas pode parecer um muro inacabado, mas para outras é uma forma de fazer um acabamento mais simples e rústico. Ele é feito como parte do acabamento de um muro, garantindo mais segurança para a estrutura e aumentando a sua durabilidade.

O que é chapisco?

etapas de acabamento do muro com chapisco

De fato, pode-se considerar que o chapisco é um muro inacabado, pois existem etapas que vêm depois. Mas, nem por isso precisam ser feitas. Depois que um muro de alvenaria é erguido, são feitas 3 etapas: chapisco, emboço e reboco, como pode ver na imagem acima. Então, o chapisco é a primeira camada de cimento que se coloca sobre um muro.

Como se faz muro chapiscado?

acabamento de fachada chapiscada

Na etapa do chapisco, que fica em contato direto com os tijolos, é feita uma mistura de cimento, areia grossa e água.

Então essa mistura é aplicada a uma distância de meio metro da parede, arremessando a massa com uma colher de pedreiro, uma brocha ou uma vassoura. É essa etapa que vai dar aderência para as próximas camadas, caso queira fazê-las.

Depois do chapisco vem o emboço, que nivela o chapisco e prepara a superfície para o reboco, que deixa a superfície com aspecto mais liso e preparada para a pintura.

Vantagens de fazer um muro chapiscado

modelo de muro chapiscado azul

O chapisco, como já mencionado, é uma camada bem importante para proteger a alvenaria e também para dar melhor aderência às camadas seguintes do acabamento. Mas, se quiser, pode fazer apenas essa camada, bem preenchida, deixando o visual mais rústico, com efeito salpicado que fica depois de arremessar a massa e não alisá-la.

Boa aderência

Quando você aplica o chapisco diretamente sobre os tijolos ou blocos, está oferecendo uma camada de proteção que vai deixar o muro mais resistente.

Sem infiltrações

Um chapisco benfeito também ajuda a evitar infiltrações de água que podem comprometer a estrutura do muro.

Menor custo

Se você fizer apenas a camada do chapisco, irá economizar tempo e dinheiro com as etapas seguintes.

Acabamento

Mesmo havendo outras camadas para fazer depois do chapisco, não é obrigatório. Se fizer um chapisco benfeito, ele próprio é o acabamento, que pode ser pintado ou não. O importante é fazer ao menos a camada do chapisco para não deixar os tijolos expostos, pois isso sim deixa um visual de obra inacabada.

Como pintar muro chapiscado?

modelo de muro chapiscado laranja

O procedimento de pintura de um muro com chapisco é simples, desde que siga as instruções para um bom resultado.

  1. Antes de fazer a de pintura, é importante esperar a cura total do cimento chapiscado, que é de 28 dias.
  2. Com o cimento curado, a próxima etapa é aplicar 2 demãos de seladora acrílica para ajudar na aderência e economia de tinta.
  3. Depois é só aplicar a tinta, que pode ser com rolo de lã extra alto ou pistola para pintura (Airless). Se preferir utilizar rolo de lã, faça 3 demãos de tinta. Se for usar Airless, faça apenas 2 demãos.

Crédito das imagens: Casa e Construção

Veja também: Pintar telhado é bom?

coisas que mais gastam água

5 Coisas que mais gastam água em casa e o que fazer

kalanchoe flor-da-fortuna

Kalanchoe: aprenda a cultivar essa planta colorida em casa