como escolher Plantas para cerca viva
Crédito: Freepik
em

8 Opções de plantas para cerca viva no seu terreno

Entre trepadeiras e arbustos, com ou sem flores, as opções são lindas e fáceis de cultivar

Na hora de escolher entre plantas para cerca viva é preciso levar alguns fatores em consideração. Por exemplo, você precisa ver se no lugar onde pretende plantar a cerca viva bate sol pleno ou faz sombra, qual é o tipo de solo e se tem alguma construção perto que vá limitar a cerca de alguma forma.

Além disso, a escolha das plantas para cerca viva vai depender da função da cerca. Ela pode servir para complementar o paisagismo com flores, para contornar o terreno ou para trazer mais privacidade. Com base em todos esses fatores, veja quais são algumas das melhores plantas para cerca viva.

1. Sete-léguas

plantas para cerca viva sete-léguas

Essa é uma trepadeira australiana, que cresce rápido e produz lindas flores. É boa para colocar sob sol pleno, pois ela gosta de calor. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenável. Essa planta precisa de apoios fortes para ir crescendo e formando a cerca, então é ideal para quando você já tem uma estrutura, seja de portão, muro, pérgola ou arcos de ferro. Ela atinge cerca de 12 metros e tem uma folhagem bem densa.

2. Primavera

plantas para cerca viva primavera

Essa planta é maravilhosa, com lindas folhas coloridas que mais parecem as flores. Seu nome popular é primavera, mas ela se chama buganvília. Essa planta cresce muito, chegando a mais ou menos 6 metros, e forma grandes cachos floridos. Ela pode ser usada como uma cerca para colocar ao redor do terreno, para pergolados, arcos ou mesmo para revestir a fachada da casa. Ela gosta de ambientes com sol pleno e regas moderadas.

3. Amor-agarradinho

plantas para cerca viva amor-agarradinho

Essa é uma planta mexicana e tem esse nome popular por causa do formato de suas folhas, em coração, sem pertinho umas das outras. Seu cultivo é simples, com regas periódicas e sol pleno. Ela é uma trepadeira que pode atingir uns 12 metros, e por isso é capaz de recobrir uma grande área, quando tem o apoio adequado para se firmar.

4. Viuvinha

plantas para cerca viva viuvinha

Essa planta é nativa do Brasil, muito encontrada no cerrado. Seu caule começa como uma trepadeira, depois fica mais lenhoso. Então, você deve ir conduzindo o formato dela enquanto ainda é jovem. Ela gosta de sol pleno, regas frequentes e é boa para ser usada como muro e cobertura para pergolados, atingindo de 9 a 12 metros.

5. Alamanda

Essa planta é bem popular e conhecida por suas grandes flores amarelas. É muito usada para revestir muros, e ela floresce quase o ano todo quando recebe bastante luz do sol e regas frequentes. Ela atinge até uns 3,5 metros. Cuidado se for plantá-la onde tem crianças e animais, pois ela é tóxica.

6. Unha-de-gato

Essa é uma trepadeira sem flores, ideal para revestir muros e deixá-los bem verdinhos, mais discretos. Ela usa o próprio muro ou parede para se fixar, sem precisar de outros apoios. Gosta de solo fértil, precisa de podas frequentes para se manter emparelhada e pode chegar a uns 12 metros.

7. Murta

Esse é um dos arbustos mais comum para usar como cerca viva. Você planta na terra e ele vai crescendo sem precisar de apoio, formando o muro. Claro, precisa de podas para ir se moldando conforme o espaço. O ideal é cultivá-lo sob sol pleno, inclusive para estimular o surgimento de suas flores perfumadas. Ela pode chegar a 9 metros, então é interessante para criar muros bem altos em casas de dois andares.

8. Sansão-do-campo

No mesmo estilo da murta, a sansão-do-campo também é um arbusto ideal para formar muros onde não há, contornando o terreno e formando grandes e densos maciços. Ela ajuda a proteger o terreno com seus galhos espinhosos. Para se desenvolver, a planta gosta de solo fértil, e em cerca de 2 anos ela vai atingir uns 4 metros. Se quiser deixá-la crescer mais, ela pode chegar a 9 metros, mas com caules bem lenhosos e firmes, bons para segurar o vento.

Crédito das imagens: Guia de Jardinagem

Veja também: Flores de sombra para cultivar onde não bate sol direto

Jovem esconde doença rara da família e morre aos 20 anos

Jovem esconde doença rara da família e morre aos 20 anos

mais privacidade no terreno

Ideias para melhorar a privacidade em volta do seu terreno