flores de sombra
Crédito: Freepik
em

5 Flores de sombra para cultivar onde não bate sol direto

Elas vão florir lindas e saudáveis naqueles cômodos onde bate apenas uma boa claridade

Quando se fala em flores de sombra, quer dizer que essas espécies não precisam – ou nem devem pegar sol direto. Mas, ainda assim elas necessitam de bastante luz natural. Então, veja essas opções de flores de sombra para ter em locais bem iluminados da casa, sem se preocupar com a falta de sol sobre elas.

1. Hortênsia

flores de sombra hortênsia
Crédito: Blog das Flores

As hortênsias são flores lindas em formato de buquê, ótimas para decorar a área sombreada do seu jardim. O ideal é que a planta pegue um pouco de sol fraco no começo da manhã, mas não deve pegar mais do que isso.

Elas formam grandes arbustos com folhas largas, e quando florescem os buquês podem ser azuis, roxos, rosas ou brancos. Essa planta é nativa da Ásia, e no Brasil o melhor clima para ela é o sul. No clima ideal ela pode chegar a 2 metros de altura. Ela gosta de solo rico em matéria orgânica e sempre úmido.

2. Violeta

flores de sombra violeta
Crédito: Planta Sonya

A violeta é uma flor bem tradicional que você encontra em diversas cores e pode manter dentro de casa em pequenos vasos. Ela não aceita sol direto, então é a planta ideal para os ambientes onde não bate sol, desde que sejam bem iluminados. Além disso, para garantir a floração, a rega deve ser feita no pratinho, nunca direto no substrato. Assim, a planta vai sugando do prato a quantidade que ela precisar.

3. Antúrio

flores de sombra antúrio
Crédito: Petz

Com suas lindas flores vermelhas e folhas verde-escuro, o antúrio é bastante popular. Essa planta pode ser colocada no jardim, em local com luz filtrada, ou dentro de casa onde tenha claridade, mas nunca pegando sol direto. No verão pode ser regado até três vezes por semana, e inverno uma só vez por semana.

4. Flor-de-cera

flores de sombra flor de cera
Crédito: Jardim Exótico

A flor-de-cera é muito linda e delicada, e não gosta de pegar sol direto, apenas bastante luz natural. Quando floresce, forma cachinhos que nem parecem de verdade, justamente por ter aspecto de flor de cera. Se quiser, pode conduzi-la para ser uma trepadeira, dando o formato desejado. As regas devem ser mais frequentes nos meses quentes e mais espaçadas nos meses frios.

5. Flor-de-maio

flores de sombra flor-de-maio
Crédito: Clube do Jardim

A belíssima flor-de-maio é curiosa pelo formato de suas folhas, que são suculentas e percorrem todo o caule. As flores brotam na pontinha do caule, pendendo para baixo. As regas podem ser espaçadas, mas fique atento para não exagerar. Ela armazena água mais do que plantas não suculentas, porém não pode esquecer de regá-la de vez em quando. Se quiser deixá-la no jardim, embaixo de uma árvore é o local ideal para que ela fique protegida e receba uma luz filtrada.

Veja também: mais plantas que não precisam de sol direto

pessoa egoista

Dicas para conviver bem com uma pessoa egoísta

Cidades-fantasmas brasileiras

7 Cidades-fantasmas brasileiras que você precisa conhecer