Plantas que atraem e salvam as abelhas
Crédito: Freepik
em

12 Plantas que atraem e salvam as abelhas

Cultive-as no seu jardim para que as abelhas venham polinizar e também para aproveitar as propriedades medicinais de várias delas

Apesar de existirem mais de 25 mil espécies de abelhas no mundo, uma grande quantidade está se perdendo por conta da poluição ambiental e do desmatamento que reduz a biodiversidade.

Mas não precisa ser especialista para saber que as abelhas são insetos essenciais para todos os seres vivos, polinizando as plantas, mantendo o ecossistema e até mesmo a produção de vários alimentos.

Então, se você deseja contribuir para a preservação das abelhas, pode cultivar determinadas espécies de plantas no seu quintal, responsáveis por atrair esses insetos.

1. Lavanda

A lavanda é uma planta muito bonita, cheirosa, que as abelhas adoram, mas que repelem outros insetos, já servindo como repelente natural para sua casa.

Aprenda a plantar lavanda em casa.

2. Funcho

O funcho é muito cheiroso, bonito e faz ótimos chás que são bons para cólica, insônia, ansiedade, inchaço, problemas inflamatórios, bom hálito, digestão e fortalecimento do sistema imunológico.

Veja dicas de como usar o funcho.

3. Coentro

Se você adora usar coentro na comida, está aí um ótimo motivo para cultivar essa erva no seu quintal ou em vasos, do lado de fora, evitando que as abelhas entrem na sua cozinha.

Confira deliciosas receitas com coentro para se inspirar.

4. Sálvia

Além de atrair as abelhas, a sálvia vai atrair muitos benefícios para a sua saúde. Ela é antioxidante, antisséptica, cicatrizante, anti-inflamatória, expectorante e calmante.

Veja como fazer chá de sálvia.

5. Tomilho

Mais uma plantinha para a sua horta e para que as abelhas venham polinizar o seu jardim, é o tomilho.

6. Ranúnculo

Essa linda flor colorida vai deixar o seu jardim mais florido e as abelhas vão adorar a novidade.

7. Aster

Mais uma flor exuberante para formar maciços no seu quintal ou para ter em vasos é a aster, que atrai as abelhas com suas cores vibrantes e contrastantes.

8. Malva

O chá de malva é ótimo para tratar infecções, aliviar gastrite, tratar afta, aliviar coceira de picadas de insetos, cicatrizar a pele muito mais. Além disso, a planta dá lindas flores que vão trazer mais vida ao seu quintal.

9. Gerânio

Existem alguns tipos de gerânio, e todos eles são interessantes para atrair as abelhas ao jardim e deixar a vista mais colorida.

10. Calêndula

Vibrante e delicada, a calêndula é mais uma das plantas que embeleza o jardim e ainda pode ser aproveitada para tratar da saúde.

Veja quais são os benefícios da calêndula.

11. Girassol

O girassol pode ser plantado em quintais grandes e pequenos, escolhendo o porte da planta ideal para cada espaço, pois existem os gigantes, que são incríveis. As abelhas vão amar o seu quintal quando os girassóis estiverem bem amarelinhos.

12. Cleome

Nem você, nem as abelhas irão resistir apreciar a beleza dessa flor exuberante, cheia de detalhes, quando ela florir no seu jardim.

Crédito das imagens: Freepik

planta-coração como cuidar

Planta-coração: uma suculenta apaixonante para cultivar

Cliente de lanchonete proíbe entregador negro de entrar no condomínio

Racismo: cliente de lanchonete proíbe entregador negro de entrar no condomínio