em

Como plantar tomilho

Tenha essa erva aromática sempre fresca para utilizar em todas as receitas que quiser
como plantar tomilho passos
Crédito: Pixabay

O tomilho é uma das mais usadas ervas para temperar alimentos. Ele fica no armário, desidratado, ou na geladeira envolto em um papel toalha úmido para preservar o aroma e o sabor por mais tempo. Acontece que poder colher o tomilho fresco sempre que quiser temperar a comida vai deixar o prato muito mais saboroso. Então, se você faz questão de ver todo mundo na mesa adorar a comida que fez, veja como plantar tomilho em vasos para ter no quintal ou na sacada do seu apartamento.

Como plantar tomilho em casa passo a passo

como plantar tomilho
Crédito: Pixabay

A espécie de tomilho mais usada como tempero é o Thymus vulgaris. Veja quais cuidados deve ter para plantar tomilho em casa, seja no quintal, em um vaso grande ou vaso pequeno no apartamento. Não tem desculpa para não cultivar essa erva saborosa, aromática e que faz muito bem à saúde.

Veja também como usar tomilho na cozinha

Plantio

É possível plantar tomilho a partir das sementes, de mudas, de divisão de touceiras e por estaquia, que é a divisão por estacas.

O plantio por sementes pode ser feito direto no vaso ou no jardim, mas as sementes são bem pequenas, então tendem a se desenvolver melhor em sementeiras. Depois de mais ou menos 3 semanas semeando, quando as plantas tiverem quatro pares de folhas definitivas, podem ser transplantadas para o local definitivo.

O plantio por estaquia é quando corta ramos de uma planta adulta e mergulha a metade inferior em um copo com água até que as raízes apareçam. Esse é o processo mais rápido para plantar tomilho. Depois que as raízes aparecerem é só preparar a terra e plantar.

Também pode plantar direto no vaso, tanto as mudas quanto os ramos ou as touceiras, deixando a terra bem fértil, fofa e úmida. Se forem ramos, podem levar até um mês para começar a enraizar.

Clima

O tomilho é uma planta muito adaptável quanto ao clima, o que é ótimo para quem mora em qualquer região do país. A planta se desenvolve normalmente em temperaturas a partir de 4ºC até 28ºC, suportando um pouco mais e um pouco menos que isso.

Luminosidade

Se você mora em apartamento, precisa escolher uma janela ou sacada onde o tomilho receba luminosidade direta do sol pelo menos na metade do dia. Na outra metade, pode ficar à sombra, mas precisa manter a luminosidade, não o deixe em um local com cortinas fechadas e sem ventilação.

Solo

Se você for plantar o tomilho na horta do seu quintal, ele vai se desenvolver bem mesmo se o solo for pobre. Porém, é melhor ainda se puder ter o cuidado de preparar a terra deixando-a bem fofa. Para fazer uma boa drenagem do solo, misture um pouco de areia ao húmus e a terra fertilizada. Se for em vaso, faça uma camada de brita ou argila expandida no fundo, uma camada de areia por cima e depois a mistura de 50% e terra, 40% de adubo e 10% de areia.

Irrigação

O solo para o tomilho deve ser mantido leve e úmido, sem encharcar e sem deixar secar totalmente.

Veja também como plantar salsa em casa

Dicas para cuidar

Os cuidados diários com o tomilho são, primeiramente, os já mencionados quanto à luminosidade e irrigação. Também precisa manter a terra em volta do tomilho livre das ervas daninhas, arrancando-as para que não consumam os nutrientes da sua planta.

Se mantiver todos os cuidados com a planta, ela vai durar longos anos. Mesmo assim, depois de dois ou três anos, vai perceber que a textura dela vai mudar um pouco, ficar mais lenhosa por estar mais velha. Então, nesse período, é bom renovar as plantas.

Quando colher

Se fizer o plantio a partir de uma muda já desenvolvida, a colheita vai ocorrer dentro de 60 a 90 dias, dependendo dos cuidados que a planta recebeu. Por isso que é importante estar atento à luminosidade, irrigação e ervas daninhas. Se plantar por sementes, contabilize o tempo a mais que as sementes vão levar para se tornarem mudas fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como usar tomilho na comida
Como usar tomilho na cozinha
benefícios do chá de orégano
Para que serve chá de orégano e como fazer