plantar cúrcuma
Crédito: Freepik
em

Como plantar cúrcuma em casa: no solo e em vaso

Veja com é fácil fazer o plantio desse ingrediente que vai trazer mais sabor e saúde à sua vida

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria que além de possuir um sabor único e especial, possui nutrientes valiosos para a saúde. Por isso que vale a pena aprender a plantar cúrcuma em casa e ter sempre um tumérico fresquinho para usar de várias formas em uma alimentação natural e saudável.

Veja também: como plantar flores de açafrão

Como plantar raiz de cúrcuma

plantar cúrcuma passos
Crédito: Freepik

A cúrcuma, além de servir como tempero, é usada como substância terapêutica devido às suas propriedades antibacterianas e antissépticas, especialmente em tratamentos contra doenças de pele. Então, que tal aproveitar tantos benefícios que essa especiaria pode trazer à sua vida? Veja como é fácil.

Escolha de um rizoma

Um dos pontos positivos de plantar esse tumérico em casa é que você pode comprar no supermercado um rizoma (raiz) grande para usar nas suas receitas e já pode aproveitar esse mesmo rizoma para fazer o plantio.

O ideal, nesse caso, é esperar algum tempo para que seja possível ver pequenos brotinhos saindo do rizoma, igual quando você tem uma batata mais velha em casa e ela começa a dar brotos sozinha.

Esse rizoma pode ser do tamanho de um polegar, e se você tiver um grande, pode quebrá-lo em pedaços menores para fazer o plantio em maior quantidade.

Plantar na terra

Se você tem um quintal e deseja plantar cúrcuma diretamente no solo, só precisa ter uma terra adubada e leve, e cavar buracos com cerca de 4 centímetros de profundidade e colocar um pedaço de rizoma dentro de cada buraco. Cada pedaço deve ficar com uns 40 centímetros de distância do outro, pois a planta cresce bastante. Depois de colocar o rizoma na terra é só cobrir, sem apertar.

Plantar em vaso

Se você mora em apartamento ou não tem um espaço fora de casa, pode plantar cúrcuma em vaso. Escolha o tamanho do vaso conforme o tamanho da colheita que deseja fazer. Quanto maior o vaso, mais a planta vai se desenvolver.

Dentro do vaso coloque um fundo de pedriscos ou argila expandida para ajudar no escoamento de água. Coloque por cima uma terra bem adubada misturada com um pouco de areia para ficar mais leve.

Depois de preencher o vaso com a terra é só cavar um buraquinho de 6 centímetros de profundidade, colocar o rizoma e cobrir, sem apertar. Mantenha o vaso no sol e regue diariamente.

Dicas importantes de como cuidar

Ainda que seja uma planta rústica, é necessário que a sua cúrcuma pegue pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Então, se for plantar em vaso, deve colocá-lo no sol todos os dias por algumas horas.

A cúrcuma gosta de solo bem úmido, então a menos que esteja chovendo constantemente e o plantio tenha sido feito no solo, você precisa regá-la todos os dias.

Quanto ao adubo, prefira usar esterco natural, de animal, e não plante em solo argiloso, pois a planta não gosta. Se o seu solo for argiloso, prepare a terra misturando um pouco de areia de construção até uns 20 centímetros de profundidade para que a terra fique mais solta e fofa.

Quando colher o açafrão-da-terra?

O açafrão-da-terra pode ser colhido depois de 4 a 6 meses após o plantio dos rizomas. Esse tempo varia conforme o clima de cada região, mas você vai saber que está na hora quando perceber que já tem folhas e flores secas em volta da planta. Nessa fase os rizomas vão estar com melhor sabor e cor.

Fique de olho quando começar a ver as primeiras folhas secas, pois antes de decidir colher os rizomas você deve parar de regar a planta por 15 dias. Então deve ser uma colheita programada.

Retire da terra, puxando com firmeza e cuidado, e vá separando do torrão os rizomas que são consumidos e os que serão replantados para continua a sua produção.

Pegue os rizomas que vai consumir e lave-os bem com água corrente para remover a terra grudada. Depois deixe-os secando ao sol. Depois é só ir usando nas suas receitas do dia dia, fazer chá e até máscara de cúrcuma para a pele. Como rende bastante, até mais do que você vai conseguir consumir, aproveite para doar um pouco aos seus amigos e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como plantar açafrão

Como plantar açafrão em casa: dicas do plantio à colheita

flúor faz mal

Flúor faz mal para a saúde? Descubra a verdade e acabe com os mitos