como plantar açafrão
Crédito: Pxhere
em

Como plantar açafrão em casa: dicas do plantio à colheita

É possível encontrar essa plantinha no Brasil para cultivar em casa e extrair seus benefícios à saúde

Antes de saber como plantar açafrão, saiba que você vai aprender a plantar o verdadeiro açafrão, que é uma linda flor chamada Crocus sativus, e não o tumérico parecido com o gengibre, que se chama cúrcuma. Para esse, você pode ver outro artigo sobre como plantar cúrcuma. Pois bem, o açafrão da flor Crocus sativus tem origem no Mediterrâneo, mas se adapta bem ao clima brasileiro. Veja, a seguir, o que é importante saber para cada fase do cultivo dessa planta.

Como plantar açafrão verdadeiro em casa

como plantar açafrão em casa
Crédito: Pexels

As melhores regiões para o cultivo do açafrão são as com clima subtropical, variando entre períodos secos e úmidos. É uma planta que precisa de luz, solo leve e úmido e que não pode ser plantada a partir das sementes. Saiba os detalhes.

Clima ideal

Como já mencionado, o clima ideal para plantar é o subtropical, de preferência com primaveras chuvosas e verões secos. Os excessos, seja de seca ou de umidade, de calor ou de frio, podem prejudicar a planta. O equilíbrio é o melhor, portanto, dependendo do local onde você mora, pode precisar cultivar a planta em estufa, de forma protegida contra os climas extremos.

Luminosidade

É importante que durante algumas horas do dia a sua planta receba sol direto. Não pode deixá-la apenas na sobra, pegando luminosidade. Mesmo assim, cuidado para não exagerar. Ela precisa de no máximo 11 horas de luminosidade (direta e indireta) ao dia.

Propriedades do solo

Para aprender a como plantar açafrão também é preciso cuidar para que o solo esteja com um pH entre 5,5 e 7,5, rico em matéria orgânica, leve e bem drenado.

Como fazer a irrigação

O solo para o açafrão precisa de manter úmido, mas sem excesso. Por isso que é importante que esteja sempre bem drenado. Ela precisa de mais umidade na primavera e no outono. No verão precisa de menos água, assim como quando as flores começam a desabrochar.

Plantio por cormos

O açafrão não dá sementes, então você não vai encontrar pacotinhos de sementes para cultivar essa planta. Se lhe venderem, não está certo, desconfie. O plantio deve ser feito a partir do cormos, que são esferas semelhantes à cabeças de alho recobertas com uma palha fininha, tipo cabelo de milho.

Eles devem ser colocados em valas e cobertos com 10 a 15 centímetros de terra. Se for plantar mais quantidade, deve deixar de 15 a 20 centímetros de espaço entre as linhas de plantio, e de 5 a 10 centímetros de espaço entre os cormos.

Pode também plantar em jardineiras e vasos, pelo menos 6 cormos para conseguir colher o suficiente para usar em uma receita.

Tratos culturais

Tenha o cuidado de remover as plantas invasoras que vão crescendo em volta do seu açafrão para que ele consiga usufruir de todos os nutrientes do solo.

Essa planta pode sobreviver por mais de 10 anos, mas o recomendado é que seja feito um novo plantio a cada 3, 4 ou 5 anos, removendo os cormos que estiverem na terra e replantando-os em outro local. A partir do segundo ou terceiro ano de plantio a produtividade começa a aumentar, então não espere muito logo no começo.

Quando colher?

Geralmente, a floração do açafrão ocorre no outono. Colha as flores já abertas logo no começo do dia, e faça a separação dos pistilos no mesmo dia para que sejam secos ao sol ou em uma peneira metálica sobre o fogo, com ar de 70 graus em torno dos pistilos, durante uns 6 minutos apenas.

Depois de seco, o açafrão deve ser armazenado em potes escuros e fechados, tipo as garrafas de azeite e vinho que são escuras para proteger o líquido da luz.  Não espere uma quantidade muito grande de uma produção caseira, pois para produzir 1 quilo de pistilos você precisa de 100 a 200 mil flores, sendo que cada planta produz de 1 a 5 flores por ano.

Como usar?

Agora que já sabe como plantar, precisa saber o que fazer com ele depois de colhido. Como a produção é pequena, é importante aproveitar corretamente. Você pode usá-lo como tempero nas suas receitas, deixando alguns pistilos de molho em água ou leite morno por alguns minutos para depois juntar ao preparado que estiver fazendo. Não coloque os pistilos secos e puros.

Também é possível obter benefícios para a saúde ao fazer um chá ou uma compressa para aplicar açafrão na pele. Na hora de usar, apenas 1,5 grama é o suficiente ao dia. Mais do que isso pode acarretar em efeitos colaterais. O chá não deve ser consumido por gestantes e lactantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

açafrão na pele

Açafrão na pele: conheça os benefícios e como usar

plantar cúrcuma

Como plantar cúrcuma em casa: no solo e em vaso